A carreira em Publicidade e Propaganda é uma das mais promissoras do mercado. Os profissionais dessa área estão sempre em alta demanda e têm a oportunidade de trabalhar em projetos criativos e desafiadores. Saiba mais sobre o curso e o escopo dos profissionais que atuam neste campo. Continue a leitura e confira!
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Qual é a diferença entre Propaganda e Publicidade?
Publicidade e Propaganda são duas palavras que, muitas vezes, são usadas como sinônimos, mas que, na verdade, possuem significados distintos.
A propaganda é uma forma de comunicação que visa a influenciar o comportamento das pessoas, seja para promover uma ideia, um produto ou um serviço. Já a publicidade é uma forma de propaganda que tem como objetivo promover um produto ou serviço com fins comerciais.

O que faz profissional de Publicidade e Propaganda?
O profissional de Publicidade e Propaganda atua em diversas áreas, como agências de publicidade, departamentos de marketing, comunicação e branding, além de poder empreender ou trabalhar como freelancer.
As principais atividades de um profissional de Publicidade e Propaganda são:
- Pesquisa de mercado: o profissional de Publicidade e Propaganda precisa entender o público-alvo, o mercado competitivo e as tendências para desenvolver estratégias eficazes.
- Planejamento: ele é responsável por definir os objetivos da campanha, o público-alvo, a mensagem e os canais de comunicação, dentro de um plano de marketing.
- Criação: este profissional também é designado para criar peças publicitárias, como anúncios, filmes, peças gráficas e digitais, seguindo uma estratégia de marketing de conteúdo.
- Produção: está em suas atribuições ainda a produção de peças publicitárias, incluindo a contratação de fornecedores e a supervisão da execução.
- Mídia: o profissional de Publicidade e Propaganda é responsável pela seleção dos canais de comunicação e pela distribuição das peças publicitárias.
- Avaliação: ele deve, por fim, avaliar a eficácia da campanha e identificar pontos de oportunidades de melhoria.
Além dessas atividades, o profissional de Publicidade e Propaganda também deve ter habilidades em:
- Criatividade: deve ser capaz de pensar fora da caixa e gerar ideias inovadoras, ou seja, entender como ser criativo.
- Comunicação: precisa saber se comunicar de forma clara e eficaz, tanto com clientes quanto com colegas de trabalho.
- Trabalho em equipe: deve trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns.
- Adaptabilidade: precisa se adaptar às mudanças do mercado e das tecnologias.
Quais são os 4 tipos de publicidade?
Existem diferentes tipos de publicidade, que podem ser classificados de acordo com diversos critérios, como o objetivo, o público-alvo, o canal de comunicação ou o formato da mensagem.
Diante disso, os 4 tipos mais comuns são:
- Publicidade comercial: é a forma mais comum de publicidade, tendo como objetivo promover produtos ou serviços com fins comerciais.
- Publicidade institucional: tem como finalidade promover a imagem de uma empresa ou organização — enquadrando-se em um contexto de valorização da comunicação corporativa —, e não necessariamente de um produto ou serviço específico.
- Publicidade governamental: é utilizada pelo governo para promover políticas públicas, programas sociais ou campanhas educativas.
- Publicidade de causa: é empregada para promover causas sociais ou ambientais.
Confira, com mais detalhes, cada um dos tipos de publicidade indicados acima.
Publicidade comercial
A publicidade comercial é utilizada por empresas de diversos setores, como varejo, indústria, serviços etc., para atingir consumidores em potencial e incentivar a compra de seus produtos ou serviços.
Pode ser veiculada em diversos canais, como televisão, rádio, internet, mídia impressa e mídia exterior. Além de poder utilizar diversos formatos, como anúncios, campanhas, promoções, eventos, entre outros.
Publicidade institucional
A publicidade institucional é empregada para aumentar a conscientização sobre a empresa ou organização, melhorar sua reputação ou reforçar seus valores. Pode ser veiculada em canais como televisão, rádio, internet, mídia impressa e mídia exterior e também utiliza-se de diversos formatos.
Publicidade governamental
A publicidade governamental é uma ferramenta importante para informar a população sobre assuntos de interesse público e incentivar o comportamento cívico. Pode ser veiculada em televisão, rádio, internet, mídia impressa e mídia exterior e utiliza-se de formatos como anúncios, campanhas, eventos etc.
Publicidade de causa
A publicidade de causa é utilizada para conscientizar a população sobre problemas importantes e incentivar a ação coletiva. Também pode ser veiculada em vários canais e utilizar diferentes formatos.
A escolha do tipo de publicidade mais adequado depende de uma série de fatores, como os objetivos da comunicação, o público-alvo, o orçamento disponível e os canais de comunicação a que se tem acesso.
O que saber antes de cursar Publicidade e Propaganda?
Antes de cursar Publicidade e Propaganda, é importante compreender que essa é uma profissão que exige criatividade, comunicação, análise, organização e trabalho em equipe. Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer para avaliar se Publicidade e Propaganda é o curso certo para você:
- Você gosta de criar e comunicar ideias?
- Você é uma pessoa criativa e inovadora?
- Você é bom em se comunicar com outras pessoas?
- Você é organizado e gosta de trabalhar em equipe?
- Você está disposto a trabalhar duro e se dedicar para alcançar seus objetivos?
Se respondeu “sim” a essas perguntas, então essa pode ser a profissão ideal para você! E se está interessado em cursar Publicidade e Propaganda, aqui estão algumas dicas para se preparar:
- Desenvolva suas habilidades criativas e de comunicação.
- Participe de atividades extracurriculares relacionadas à área, como cursos, palestras, workshops etc.
- Faça estágios ou iniciação científica em agências de publicidade ou empresas de comunicação.
Publicidade e Propaganda: 4 dicas de livros para estudantes da área
Selecionamos, a seguir, algumas dicas de livros para estudantes de Publicidade e Propaganda. Confira:
- Marketing nas Mídias Sociais
- Branding
- Comportamento de Compra e Consumo em B2B
- Marketing Digital – Conceitos e Práticas
1. Marketing nas Mídias Sociais Sociais
Em um universo extraordinariamente dinâmico, as mídias sociais não permitem a definição de estratégias de marketing e comunicação rígidas, mas exigem a fluidez dos tempos modernos.
Assim, este livro não tem a função de oferecer respostas, mas se propõe a apoiar as perguntas, para que cada empresa ou profissional seja capaz de adaptá-las de acordo com suas necessidades mercadológicas e as particularidades de seu público-alvo.
2. Branding
O livro aborda, inicialmente, o branding como processo de gestão empresarial, analisando seus fatores de transformação.
Depois, mergulha no processo de construção da marca, esmiuçando a origem do nome e suas funções rudimentares, percorre a história do branding e analisa os benefícios simbólicos da marca e seus impactos da marca na sociedade.
3. Comportamento de Compra e Consumo em B2B
Este volume da Coleção Marketing em Tempos Modernos tem como principal objetivo elucidar as relações entre organização compradora e vendedora, analisando as características dominantes do segmento B2B.
Os autores procuram mostrar ao leitor a relação desse modelo de negócio com as diversas estratégias mercadológicas, bem como sua importância dentro de um contexto em profundas transformações do mundo moderno.
Leia também: Saiba o que é e-mail marketing e como esta estratégia pode alavancar seu negócio!
4. Marketing Digital – Conceitos e Práticas
Esta é uma obra de referência nesta efervescente área do conhecimento. Sem dúvida, aquela que desperta o maior interesse dentre os segmentos do Marketing nos últimos anos.
Indicado para cursos de graduação e pós-graduação em Marketing, Comunicação, Administração e para profissionais e pesquisadores cujas atividades envolvam Marketing e Comunicação.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre Publicidade e Propaganda. Continue em nosso blog e confira o guia que preparamos sobre marketing social.