Quer entender como ser criativo? Confira 10 formas de desenvolver sua criatividade!

Se você quer saber como ser criativo, esse texto é para você. Confira as dicas retiradas do livro Somos Todos Criativos, de Sir Ken Robinson.
como ser criativo: homem criando artes em computador

Em um mundo cada vez mais tecnológico, globalizado e competitivo, a capacidade de inovação  tem sido um destaque para se sair bem nos desafios da vida contemporânea, tanto na esfera pessoal quanto profissional. Mas, se você não é forte neste quesito, como ser criativo?

A criatividade é uma das habilidades mais desejadas no mercado de trabalho, afinal, só com novas ideias é que as pessoas e empresas conseguem se diferenciar e sair na frente. Apesar de já existir muitas possibilidades, é sempre viável e necessário desenvolver algo novo.

Se você quer saber como ser criativo, esse texto é para você. Você verá que essa habilidade pode ser aprendida e aperfeiçoada, passando por dicas retiradas do livro Somos Todos Criativos, de Sir Ken Robinson. Boa leitura!

É possível se tornar criativo?

Sim, é possível se tornar criativo! As habilidades pessoais e profissionais das pessoas sempre podem ser desenvolvidas, independente do momento de nossas vidas.

A criatividade não é um dom inato, apesar de ser algo mais fácil para algumas pessoas do que para outras. Ela é uma habilidade que pode ser conquistada, seja a criando ou a aperfeiçoando.

O ser humano, desde que nasce, está em uma eterna transformação, podendo sempre aprender coisas novas. Se você quer saber como ser criativo, precisará ir atrás dos estímulos certos, de atividades que te impulsionam neste sentido.

O principal passo para ser mais criativo é estar determinado a isso, a de fato se esforçar para esse propósito. Seja o que for que você queira aprender ou alcançar, a dedicação é sempre fundamental.

Leia também: Tecnologia e meio ambiente: como as inovações podem ajudar o planeta?

Banner livros digitais: clique para acessar!

O que gera a criatividade?

A criatividade está intimamente ligada à curiosidade, a essa busca pelo novo. Isso faz todo sentido, afinal, uma pessoa que conhece muitas coisas terá maior capacidade de criar outras.

Ser criativo é o ato de transformar sua imaginação em realidade, de pensar para além do esperado e colocar a mão na massa. E essa capacidade vem de diversos lugares diferentes, aos quais podemos destacar quatro:

  1. conhecimento;
  2. inteligência;
  3. personalidade; e
  4. motivação.

O conhecimento está ligado aos nossos saberes, à base que temos para dar início a uma inovação. Já a inteligência, apesar de parecer com o ponto anterior, diz respeito à capacidade de raciocinar, às nossas faculdades mentais.

A personalidade é o principal lugar que indica aquelas pessoas mais propícias a ser naturalmente criativas, que já possuem essa habilidade aflorada. Por fim, temos a motivação, que é essa força que faz com que você tenha autoconfiança e alcance seus objetivos, realizando aquilo que deseja.

Leia também: Conheça as principais habilidades sociais e saiba como aprimorá-las!

Conheça 10 dicas sobre como ser criativo!

A criatividade pode ser desenvolvida de diversas formas, com inúmeras ações que você pode tomar para esse fim. Cuidando do corpo e da mente, com práticas individuais e coletivas, você poderá ser inovador passando por caminhos diferentes.

Aqui, iremos citar dicas que estão presentes no livro Somos Todos Criativos, de Ken Robinson, professor, palestrante e consultor em educação. Os pontos apresentados na obra podem ser aplicados tanto de forma pessoal quanto em um âmbito empresarial e empreendedor. Confira agora:

1. Entenda que todos podem criar
2. Evolua algo que já existe
3. Pense fora da caixa
4. Seja imaginativo e explore suas ideias
5. Troque ideias com pessoas diferentes
6. Não subestime o tempo
7. Supere o medo de errar
8. Tenha um ambiente propício para a criatividade
9. Descubra o mundo
10. Valorize a criatividade

1. Entenda que todos podem criar

Seguindo tudo que vimos antes, todo mundo é capaz de ser criativo, a maior dificuldade é reconhecer isso. O ser humano sempre pode desenvolver novas aptidões, aprendendo coisas novas ou aprimorando o que já sabe, não é à toa que as pessoas possuem uma enorme capacidade de resolver problemas e se reinventar quando necessário.

2. Evolua algo que já existe

As coisas não são criadas do nada, elas são resultado de uma evolução do que já está posto. Por mais inovador que você seja, o seu trabalho se dará em cima de algo que já existe, seja um objeto, um conceito ou uma ideia.

3. Pense fora da caixa

Por mais que a criatividade trabalhe a evolução do que já existe, é sempre importante pensar para além do óbvio. As melhores ideias vem daqueles que projetam o futuro, que entendem quais são os problemas e como poderão propor soluções.

4. Seja imaginativo e explore suas ideias

A inovação vem sempre dá imaginação, isto é, ela significa colocar em prática aquilo que você tem idealizado. Por isso, anote suas ideias,  explore a técnica do Brainstorm e filtre tudo isso, dando condições de viabilizar suas melhores concepções.

5. Troque ideias com pessoas diferentes

Se você está perdido em como ser criativo, uma boa saída é estar em contato com pessoas diferentes de você, que te trarão visões ainda não pensadas. Afinal, com pontos de vista distintos, é bem mais provável que uma ideia seja de fato inovadora.

Leia também: 16 dicas para alcançar o bem-estar no trabalho

6. Não subestime o tempo

A criatividade não vem em uma ideia que surge em um lapso e em minutos já está pronta para ser tirada do papel, ela precisa de tempo para se desenvolver. Quanto mais avançada for sua proposta, mais longa será sua preparação e implementação.

7. Supere o medo de errar

A inovação envolve tentativa e erro, é só tendo coragem de arriscar que você saberá se dará certo ou não e, principalmente, o que deve ser corrigido. Pense a longo prazo, pois faz muito mais sentido criar um produto ou ideia de qualidade do que desenvolver algo mediano por pressa.

8. Tenha um ambiente propício para a criatividade

Conte com um espaço no qual sua criatividade pode ser aflorada, que te deixe livre para focar em suas ideias. Pense em um ambiente tranquilo para trabalhar, onde tenha todas as ferramentas necessárias e possa fugir das distrações.

9. Descubra o mundo

Um novo ponto de vista não precisa vir apenas de pessoas diferentes, ele pode surgir à medida em que você vai investigando e descobrindo o mundo. Quanto mais se conhece coisas, lugares, pessoas, culturas e desafios, mais você poderá se inspirar em soluções inovadoras.

10. Valorize a criatividade

Você só conseguirá seguir todas as dicas do livro se realmente entender a importância da criatividade, do quanto ela pode ajudar em sua vida pessoal e profissional. Além disso, é preciso compreender que a inovação não é simples, sendo necessário se esforçar para chegar nela.

Esperamos que esse texto tenha elucidado para você como ser criativo e te ajude a inovar. Agora, se você deseja conhecer de forma completa todas essas dicas para libertar o seu poder criativo,  adquira já o livro Somos Todos Criativos!

Você também pode gostar

Artigos em destaque