Confira 20 dicas de livros para presentear no Dia dos Pais!

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Dia dos Pais e conferir 20 ideias de livros para presentear na data!
dia dos pais: pai e filho lendo juntos

No Brasil, é muito frequente que as pessoas se refiram a agosto como o mês dos pais. Isso porque no segundo domingo deste mês, celebra-se o Dia dos Pais. Trata-se de uma data especial para muitas famílias, nas quais elas se reúnem com os pais, homenageando-os.

É comum que surjam muitas dúvidas sobre o que dar de presente para eles. Afinal, são muitas demandas para equilibrar: uma lembrancinha original, especial, e que também caiba no bolso. 

Uma boa forma de balancear todos estes requisitos é presenteando os pais com livros. Por meio deles, você pode compartilhar uma história que seja significativa para você, ou também investir em títulos que estimulem o desenvolvimento de novas habilidades, sejam pessoais ou profissionais.

Caso seu pai seja advogado, por exemplo, a leitura é ainda mais importante. Os livros de Direito são a principal forma de se manter atualizado dentro da profissão, acompanhando as mudanças legislativas, e adquirindo novos conhecimentos teóricos.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Dia dos Pais. Explicaremos a origem da data, além de listarmos motivos para presenteá-los com livros. No final do artigo, recomendamos títulos que são boas alternativas de presentes. Boa leitura!

Que dia é considerado Dia dos Pais?

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. Logo, é uma data móvel. Em 2023, ele será celebrado em 13 de agosto.

A data foi instituída no país pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953. O motivo da criação foi mercadológico: a ideia era estimular o comércio. O Dia das Mães movimentava o primeiro semestre, e então, havia um espaço vazio no início do segundo semestre, antes do Natal. Assim, criou-se o Dia dos Pais. 

Diversos países comemoram o Dia dos Pais, no entanto, a data varia de acordo com a cultura local. Por exemplo, nos Estados Unidos e no Reino Unido, ele é celebrado no terceiro domingo de junho. Já em Portugal, Espanha e Itália, em 19 de março.

Leia também: Conheça a importância da diversidade cultural no ambiente de trabalho

Banner O Jeito Disney de Encantar os Clientes: clique para acessar!

O que dar de presente no Dia dos Pais? Confira 4 motivos para escolher livros

Você está indeciso sobre o que dar de presente neste Dia dos Pais? Esta é uma dúvida bastante frequente. Afinal, você quer que seja uma lembrancinha especial e criativa, certo?

Livros são boas formas de suprir estes requisitos. Na lista abaixo, separamos 4 razões para você escolhê-los como presente. Confira!

  1. Desenvolver novas habilidades;
  2. São significativos;
  3. Proporcionam conversas;
  4. Preços acessíveis.

Entenda em detalhes:

1. Desenvolver novas habilidades

Os livros são excelentes formas de aprender coisas novas, não é? Você provavelmente se lembra de algo que descobriu por meio de uma leitura, e que contribuiu para o aprendizado de uma nova habilidade.

Por que não incentivar o seu pai a desenvolver e aprimorar suas competências? Neste sentido, títulos de desenvolvimento profissional e pessoal são ótimas escolhas. 

Obras que nos ensinam a gerir melhor o nosso tempo, ou lidar de outra forma com os problemas do nosso trabalho, por exemplo. Desse modo, você estará estimulando o seu pai, e ele pode ter ganhos importantes com a leitura.

Confira: Conheça as principais habilidades sociais e saiba como aprimorá-las!

2. São significativos

O processo de escolha de um livro é totalmente personalizado. Você pensa nas características do seu pai, e escolhe um título que esteja de acordo com elas.

Caso opte por uma obra que já leu, você compartilha com ele algo que é importante para você. Tudo isso contribui para que os livros sejam presentes especiais e significativos. 

Para quem os recebe, eles transmitem uma sensação de que a pessoa pensou com carinho nela, escolhendo um presente repleto de significado.

3. Proporcionam conversas

Diferente da maioria dos presentes, os livros não terminam no momento em que você os entrega ao seu pai. Você pode conversar com ele depois sobre a leitura, perguntando quais aspectos foram mais legais para ele.

Além disso, se for uma obra que você já leu, pode encontrar novas perspectivas que ampliam ainda mais o universo daquele livro. 

4. Preços acessíveis

Por fim, os livros também são opções mais baratas de presentes. Eles facilmente equilibram as demandas de encontrar uma recordação que seja especial, significativa, e sem pesar no bolso.

Veja também: Qual a verdadeira importância da leitura?

20 dicas de livros para dar de presente no Dia dos Pais

Agora que você conhece as razões que fazem dos livros excelentes opções de presentes, preparamos uma lista com 20 dicas de títulos. 

Eles foram divididos em categorias: 

  • Jurídicos;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Desenvolvimento profissional e negócios

Conheça-os:

5 livros jurídicos para presentear no Dia dos Pais

Se o seu pai é advogado ou estudante de Direito, ele provavelmente está sempre com livros em mãos. Afinal, eles são a principal forma de aprender a teoria e ficar por dentro das mudanças na legislação.

As obras desta lista são publicadas pela Saraiva Jur, selo que tem experiência na produção de conteúdo jurídico. Há mais de 105 anos, ela é líder de mercado neste setor.

São materiais escritos por autores renomados, especialistas em suas áreas. Elas contam com um projeto gráfico pensado para tornar a leitura dinâmica e estimulante, e facilitar os estudos. Confira nossas recomendações:

  1. Vade Mecum Saraiva Tradicional – 36ª Edição;
  2. Manual Prático de Contratos – 1ª Edição, de Vanderlei Garcia Jr.;
  3. Passo a Passo para Elaboração de Petições Trabalhistas – 9ª Edição, de Marco Antonio Redinz;
  4. Direitos Humanos – 7ª Edição, de Ricardo Castilho;
  5. Manual de Direito Administrativo – 13ª Edição, de Alexandre Mazza

Confira mais sugestões: 30 livros para advogados

5 obras de desenvolvimento pessoal para os pais

Os livros de desenvolvimento pessoal são aqueles que fazem com que a gente se conheça melhor, e também ensinam novas habilidades para lidar com problemas do dia a dia.

Isto é, por meio deles, aprendemos novos comportamentos, que podem melhorar nossa qualidade de vida. Na lista abaixo, separamos títulos que versam sobre temas como atenção plena, solução de problemas, inteligência emocional, entre outros.

São livros publicados pela Benvirá, selo da Saraiva Educação responsável por obras de desenvolvimento pessoal e profissional, e também de livros de ficção e negócios. Conheça-os:

  1. Como acalmar sua mente, de Chris Bailey;
  2. Qual é o seu problema?, de Thomas Wedell-Wedellsborg;
  3. Atenção plena, de Ellen J. Langer;
  4. Dance com seus medos, de Paulo Alvarenga;
  5. Ter consciência é ter poder, de Jonas Duarte.

10 títulos de desenvolvimento profissional e negócios para o Dia dos Pais

O aprimoramento profissional precisa ser contínuo. Estamos sempre aprendendo jeitos novos de fazer nosso trabalho, e também aperfeiçoando nossas habilidades.

Os livros de desenvolvimento profissional contribuem para potencializar ainda mais esses aprendizados. Eles podem nos ensinar como gerir melhor o nosso tempo, aumentando o nosso rendimento. Ou então melhorar nossa comunicação no trabalho. Afinal, existe sempre algo a aprender.

Já os títulos de negócios, que fazem parte dessa lista, descomplicam nossa relação com o dinheiro

Além de obras publicadas pela Benvirá, você também encontrará livros digitais da Expressa. Este selo da Saraiva Educação apresenta um conteúdo mais enxuto e direto ao ponto, e são ideais para aqueles pais que querem manter o hábito da leitura, mesmo com uma rotina lotada de tarefas.

Confira-os:

  1. Vencendo com Propósito, de Fred Reichheld;
  2. Hiperfoco, de Chris Bailey;
  3. A Fórmula Mágica Para Investir Como um Profissional, de Joshua Pearl e Joshua Rosenbaum;
  4. Finanças para autônomos, de Eduardo Amuri;
  5. O Líder inteligente, de John Mattone;
  6. Descubra o Poder da Felicidade e o Caminho Para o Sucesso com Shawn Achor ;
  7. A cultura da experimentação, de Stefan H. Thomke;
  8. Inclusifique, de Stefanie K. Jonhson;
  9. Peça! Como a habilidade de pedir ajuda pode transformar sua carreira, de Wayne Baker;
  10. A hora certa de mudar, de Jenny Blake.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de presentes para o Dia dos Pais! Que tal também conferir nossa lista com 21 livros de ficção para conhecer outras realidades?

Você também pode gostar

Artigos em destaque