10 livros de desenvolvimento pessoal para presentear. Confira!

Conheça as principais características e 10 dicas de livros de desenvolvimento pessoal para presentear neste fim de ano!
livros de desenvolvimento pessoal: pessoal no topo de monte

A leitura como objeto terapêutico é uma técnica antiga e muitos registros atestam essa utilização. Os livros de desenvolvimento pessoal não são tão contemporâneos quanto parecem.

No Egito Antigo, as bibliotecas ficavam localizadas em templos denominados de “casas de vida” e “medicina da alma”. Esses locais tinham essa denominação por serem vistos como fonte de aquisição de conhecimento e espiritualidade.

No ano de 1272, o Hospital Al Mansur recomendava a leitura de trechos escolhidos do Alcorão como parte do tratamento médico.

Romanos também associaram a leitura como forma de tratamento, ao aconselhá-la como recurso terapêutico no desenvolvimento da capacidade crítica.

Diante desse panorama histórico, é possível perceber que muitos indivíduos, em  diferentes épocas, já haviam percebido o valor da leitura como um meio de transformação e fonte de aprendizagem

O ato de ler desenvolve no indivíduo a capacidade crítica, além de elevar seu nível intelectual, sua criatividade e a relação com o meio social. 

A leitura age como um elemento mediador entre a experiência daquele que escreve e o olhar daquele que a recebe quando lê. Por meio dela, conseguimos o total domínio da palavra, traçando ideias, conhecimentos e autonomia, permitindo a ampliação dos nossos horizontes. 

A literatura agrega diversos gêneros e, nos dias atuais, obras voltadas para autoconhecimento têm sido motivo de busca frequente. Nesse contexto, estão inseridos os livros de desenvolvimento pessoal, que têm ganhado crescente espaço no mercado e na vida de tantas pessoas.

Tudo isso, pela necessidade de alcançar os novos caminhos que este desenvolvimento pessoal pode trazer, seja relacionado a uma vaga de emprego, inteligência financeira, progressão de carreira, bem-estar social e familiar, dentre tantos outros aspectos.

Quer saber mais sobre as principais características do desenvolvimento pessoal e ficar por dentro das melhores obras que tratam deste assunto? Continue a leitura!

Leia também: Qual é a importância da leitura digital para a aprendizagem?

O que significa o desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é uma área de estudo que engloba diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas intimamente ligadas à evolução do potencial humano.

Cada “ser” tem um potencial inato, poderoso e ilimitado que, quando consciencializado e colocado a serviço de intenções positivas e grandiosas, dá origem a feitos e realizações marcantes.

Isso ocorre após uma tomada de decisão, importante etapa nesse processo e de cumprimento obrigatório por todos aqueles que almejam adquirir o conhecimento necessário para  alcançar seu potencial.

O conhecimento é visto como a força motriz para estimular novas percepções de mundo e estabelecer conceitos, crenças e valores sobre a capacidade do ser humano de sobreviver e transformar a realidade. 

Por se tratar de algo produzido pelo pensamento de alguém, ele pode ser atribuído de diferentes maneiras, seja por meio da:

  • Observação;
  •  Experiência;
  • Vivência; 
  • Intervenção.

Ao passar por esses processos e, consequentemente, conquistar a aquisição de conteúdo, ampliamos o desenvolvimento pessoal, que está profundamente ligado à produção de conhecimento.

Apesar de ser um processo muitas vezes visto como lento, após algum tempo, as  mudanças começam a ser sentidas no dia a dia. É importante, para isso, sempre reservar algum tempo para trabalhar nos novos comportamentos, ao mesmo tempo em que se fortalece a inteligência emocional.  

Vale ressaltar que mudar os hábitos não é uma tarefa fácil, mas é possível. Comece a trabalhar a sua inteligência emocional, selecionando as atitudes que terão maior impacto imediato em sua vida, atuando repetidamente até torná-las um hábito, e depois, incorporando a mesma lógica para a atitude seguinte.

lançamento da benvirá: clique aqui e confira!

Leitura de desenvolvimento pessoal: Quais são os desafios durante o processo?

No processo de desenvolvimento pessoal, deve-se começar lidando com os maiores medos e desafios.

Aceitar passar por eles é se permitir analisar todas as questões vivenciais que os envolvem, ter uma percepção de onde há falhas, onde estão os desafios, o que deve ser alterado e o que pode ser feito para obter resultados diferentes e bem-sucedidos.

Além disso, deve-se ter em mente que as pessoas nunca alcançam o seu potencial por acidente. Ele só pode ser atingido a partir da dedicação!

Por isso, a busca deve ser contínua, até que seja alcançado o objetivo. Nesse momento, é necessário estar aberto a tomar decisões e aprender constantemente. Apesar de parecer algo bastante desafiador, não é impossível.

É essencial respeitar o seu tempo, dar um passo de cada vez e, ao finalizar uma etapa, estarmos abertos para viver outras e novas mudanças. 

Dessa forma, conseguir dedicar cem por cento do tempo focado em apenas uma mudança tornará possível, ao final, executá-la com maior qualidade.

Nos dias atuais, muitas são as formas usadas para ampliar e melhorar as áreas da vida do ser humano. No entanto, neste artigo, focaremos na utilização de livros de desenvolvimento pessoal durante esse processo!

A utilização da leitura como fonte de conhecimento é usada desde a antiguidade, como mencionamos no início do texto. Os livros possuem diversas temáticas e autores que trabalham o lado cognitivo, sentimental, pessoal etc.

A seguir, você conhecerá alguns deles e suas respectivas obras.

O que são livros de desenvolvimento pessoal?

Os livros de desenvolvimento pessoal buscam realizar o ser humano em alguma área da sua vida, aprimorando suas capacidades e habilidades

Assim, é certo dizer que são uma excelente opção de ensinamentos para aqueles que procuram transformações e qualidade de vida. Principalmente, porque muitos desses livros são baseados em experiências pessoais dos autores e suas percepções de mundo.

Lembre-se, é necessário modificar o alicerce, para que assim se consiga alterar as demais estruturas. Desse modo, é válido destacar que estes livros são investimentos para alcançar, reconhecer, desenvolver e, principalmente, refinar as suas habilidades comportamentais de maneira eficiente, já que eles trazem exemplos de sucesso vivenciados pelos autores.

Por que buscar livros de desenvolvimento pessoal?

Se você busca desenvolver seu lado pessoal, certamente, estará aberto a mudanças na sua vida.

A fim de alcançar esse objetivo, é necessário uma virada de chave. Para isso, existem livros de desenvolvimento pessoal, que visam a orientar os leitores em determinada área da vida, a fim de desenvolver algo que está em falta ou precisa ser melhorado. 

Portanto, pode-se dizer que a leitura é, sem dúvidas, uma estratégia de geração de aprendizagem, que possibilita a aquisição de conhecimento e, possivelmente, de mudanças futuras.

Algumas obras literárias são vistas como um recurso de desenvolvimento, pois tratam a inteligência emocional, abordando condições para que o leitor amplie seus horizontes e consiga compreender seu próprio mundo e construir uma resposta de intervenção à mudança.

Normalmente, os livros que seguem essa temática tratam as diversas esferas da vida do ser humano, como a pessoal, financeira, familiar, social, do trabalho etc. 

Ao realizar uma boa leitura, torna-se possível o desenvolvimento de habilidades capazes de promover mudanças de qualidade na vida.

Se, apesar de muito interesse, ainda não sabe como começar este processo de autoconhecimento, não se preocupe! 

Preparamos uma lista recheada com os 10 melhores livros sobre desenvolvimento pessoal e uma breve sinopse de cada um deles. 

Além do extraordinário conteúdo que esses livros trazem, eles também são uma excelente opção para presentear aqueles que amamos, seja um amigo que está passando por dificuldades emocionais, um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa querida.

10 melhores livros de desenvolvimento pessoal

Confira abaixo a lista dos livros que selecionamos:

  1. Propósito de vida: Um Guia Prático Para Desenvolver o Seu – Carol Shinoda;
  2. Antiestresse Para Todos – Augusto Cury;
  3. Empodere-se – Maynara Fanucci;
  4. Lidere Como os Grandes – Marcelo Cassiano Ortega;
  5. Vencendo com Propósito  – Fred Reichheld;
  6. Sobre Viver – Cleisla Garcia;
  7. Manual prático do amor – Maria Emília Viva;
  8. Coragem para Crescer – Jim Detert;
  9. Frustração – Adriana Fóz;
  10. Dance com Seus Medos – Paulo Alvarenga – Paulo Alvarenga.

1. Propósito de vida: Um Guia Prático Para Desenvolver o Seu – Carol Shinoda

A autora te apoiará no processo de descoberta. Você será guiado a partir de um método estruturado e testado que combina reflexão e ação por meio de etapas.

2. Antiestresse Para Todos – Augusto Cury

Este livro convida você a se conhecer melhor, aprender a gerir a emoção e controlar o estresse por meio de lindas imagens e frases que levam à reflexão e à interiorização. 

3. Empodere-se – Maynara Fanucci

A autora mostra que é possível fazer muito, apesar de não ser de um dia para o outro.

4. Lidere Como os Grandes – Marcelo Cassiano Ortega

Primeira edição 2022 com os maiores especialistas em liderança, vendas e motivação do Brasil.

5. Vencendo com Propósito  – Fred Reichheld

O autor demonstra que o principal propósito de uma empresa deve ser enriquecer a vida de seus clientes.

6. Sobre Viver – Cleisla Garcia

A autora traz respostas para perguntas por meio de relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida.

7. Manual prático do amor – Maria Emília Viva

A autora tem o objetivo de dar algumas dicas para quem sai de casa e forma sua própria família.

8. Coragem para Crescer – Jim Detert

O autor busca ensinar a como correr riscos, defender o que é certo e agir com ousadia no ambiente de trabalho. 

9. Frustração – Adriana Fóz

Na obra Frustração: Como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida, a autora aborda justamente os temas da superação, da adversidade e da minimização do sentimento de frustração.

10. Dance com Seus Medos – Paulo Alvarenga – Paulo Alvarenga

O autor trata casos reais de pessoas que participaram de seus treinamentos e mostra que é possível identificar e lidar com os medos.

Estas e outras obras podem contribuir significativamente para o seu processo de desenvolvimento pessoal. Não deixe de conferi-las!

A seguir, entenda também os pilares deste processo.

Quais são os pilares do desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal está centrado em alguns pilares, que o sustentam. Confira abaixo quais são eles:

Autoconhecimento 

É importante procurar ter um profundo conhecimento das atitudes e estilo comunicacional, pois a relação que se estabelece com o seu “eu” é fundamental para o crescimento e qualidade da relação que se consegue estabelecer com os outros indivíduos ao seu redor. 

Planejamento 

Estabelecer metas pessoais ao longo da vida é fundamental, já que são elas que te ajudarão a se concentrar no que é essencial e a melhorar sua gestão pessoal. É preciso saber investir tempo no que é útil para o crescimento interior e bem-estar. 

Comunicação interpessoal

Promover uma comunicação clara e objetiva, para o sucesso do processo e para uma maior e mais eficaz partilha de informações e experiências. Apostar no lado “social” e procurar estar com pessoas que nos proporcionem a atenção necessária, que nos façam sentir especiais e nos impulsionem de forma positiva. Além de motivar e oferecer críticas construtivas.

Empreendedorismo

É de suma importância buscar, quando necessário, o desenvolvimento de nosso lado empreendedor, procurando e criando novas soluções que gerem mais riqueza e que promovam o conhecimento e a capacidade de decisão. 

Motivação 

Garantir a motivação intrínseca, pois ela representa nossa força interior, aquilo que nos move e nos permite explorar e alcançar mais e mais. 

(Auto)formação

Ter consciência que o saber não ocupa lugar e que há sempre coisas novas para aprender. A formação é uma ferramenta importante para o desenvolvimento. E a consolidação de competências, a autoaprendizagem e a pesquisa de informações são alavancas para a atualização de conhecimentos e para o despertar para novas áreas. 

É importante salientar que, como cada ser humano é único, os pilares do desenvolvimento pessoal podem servir num todo ou em algo específico. A necessidade vai depender da mudança que você deseja!

Qual passo devo dar para o caminho do meu desenvolvimento pessoal?

Devemos focar, antes de tudo, onde há a maior necessidade de mudança, seja na vida pessoal, financeira, acadêmica, amorosa etc. 

Apesar de ser uma tarefa que irá trazer satisfação, é preciso delimitá-la e ir com muita calma e sabedoria.

Então, a dica é: definir um objetivo e estipular uma meta.

Com um objetivo traçado, sempre haverá algo pelo que se deve estar em constante busca. E as metas farão com que se saiba o que é preciso fazer para alcançar este propósito

Para manter-se focado, comece com poucas metas e, na medida em que as for alcançando, programe-se para as próximas. Assim, será possível dedicar um tempo de qualidade para focar no desenvolvimento estipulado. 

O conhecimento a ser adquirido chegará com o tempo e de diferentes formas. Por isso é tão importante manter a calma!

Como fazer um plano de desenvolvimento pessoal? 

Uma vez estipuladas as metas e os objetivos, deve-se começar a analisar o perfil dos livros de desenvolvimento pessoal que melhor se classificam, de acordo com a sua necessidade. 

Lembre-se de que o foco principal da busca pelo desenvolvimento pessoal é a aquisição de conhecimento, por isso a importância das obras literárias que trabalham o tema.

É fundamental que se busque conhecimento sobre o conteúdo e se pesquise sobre o assunto. Informação é sempre essencial para que seja possível identificar o melhor livro e garantir uma leitura de qualidade.

Por fim, não se sabote! Fique atento à procrastinação (não arrume desculpas para tarefas longas), síndrome do impostor (enxergue sempre as próprias qualidades) e vício no trabalho (se dedicar demais apenas nisso e não conseguir se realizar em outras áreas).

Esperamos que este artigo sobre livros de desenvolvimento pessoal tenha sido útil para você! Não deixe de conferir também o catálogo completo da Editora do Direito!

Você também pode gostar

Artigos em destaque