12 dicas sobre como dar feedback da forma correta

Se você quer entender como dar feedback de forma assertiva, confira nossas 12 dicas para uma avaliação adequada!
Como dar feedback: líder conversando com funcionário em escritório

Uma grande dificuldade enfrentada pelos colaboradores de empresas, em geral, tem sido a prática correta do feedback. Muitas vezes, essa ferramenta essencial para o desenvolvimento e avaliação de funcionários não é aplicada da forma correta. Dessa forma, é válido sempre se questionar: como dar feedback de maneira adequada?

Pensando nisso, a Saraiva preparou algumas dicas para tornar mais efetivas essas reuniões tão importantes que estão presentes na maior parte das empresas ao redor do mundo. Você vai aprender os principais fundamentos dessa prática, sua importância, entre outras informações úteis. Vem com a gente aprender a como dar feedback!

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Quais os 3 fundamentos de um feedback?

Sabemos que um feedback bem feito não pode ser realizado de qualquer jeito. Por isso, existem três principais fundamentos que devem ser seguidos no momento de dar um feedback. Os pilares de Situação, Comportamento e Impacto constituem a sigla do chamado feedback SCI.

O feedback SCI é um modelo desenvolvido pelo The Center for Creative Leadership (Centro de Liderança  Criativa). Seu objetivo é construir e ampliar a capacidade de liderança nas organizações. Além de ajudá-los a ter consciência sobre os desafios e potencialidades de seu próprio time. 

Este modelo pode ser uma ferramenta para dar feedbacks positivos ou negativos. A ideia principal é trazer um discurso claro, não-violento e baseado em termos fáticos relacionados a determinado comportamento.

 Conheça melhor cada um dos pilares do feedback SCI:

  1. Situação;
  2. Comportamento; 
  3. Impacto.

1. Situação

Este fundamento tem a ver com a descrição de uma situação específica. Num primeiro momento, ao dar um feedback, é importante deixar que a pessoa reconheça a situação ocorrida. Dessa forma, é importante explicar todo o acontecido, dando detalhes de como, onde e quando ocorreu.

É importante que a pessoa compreenda o contexto e que a situação esteja focada em mais fatos e menos julgamentos. Veja um exemplo da abordagem situacional:

 “Ontem, pela tarde, você trouxe o resultado das metas alcançadas no último bimestre (…)”. 

2. Comportamento

Neste momento, focaremos no comportamento. Isto é, será importante descrevê-lo para, então, discuti-lo. Assim como mencionado na etapa anterior, é importante evitar julgamentos e descrever apenas o que você presenciou. Fofocas podem retirar a sua credibilidade e fazer com que a pessoa não entenda bem a mensagem.


Veja dois exemplos: 

“Ontem, pela tarde, você trouxe o resultado das metas alcançadas no último bimestre. No entanto, os números trazidos na apresentação não condizem com os dados reais”. Ou “Durante as últimas reuniões, você esteve muito calado, tive a impressão de que algo não estava bem”.

3. Impacto

Por fim, este último fundamento tem como objetivo descrever os resultados do comportamento. É preciso demonstrar o impacto gerado pelo comportamento da pessoa que recebe o feedback. Isso irá contribuir para que os colaboradores tenham mais atitudes profissionais no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, deixe claro que esta é a sua percepção e como você se sentiu em relação ao ocorrido. Isso tornará seu discurso mais justo e não demonstrará um julgamento ofensivo. Como exemplo, podemos mencionar:

“Ontem, pela tarde, você trouxe o resultado das metas alcançadas no último bimestre. No entanto, os números trazidos na apresentação não condizem com os dados reais. Tive a impressão de ter ocorrido algum equívoco e fiquei muito preocupado com a nossa credibilidade, devido à presença dos gestores”.

Outro exemplo de situação também poderia ser: “Durante as últimas reuniões, você esteve muito calado, tive a impressão de que algo não estava bem. Entendo que nem sempre estamos muito dispostos, ou motivados, mas percebo que tem sido uma situação recorrente”.

É super importante se lembrar que, ao final do feedback, você deve dar espaço para ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre a situação trazida. E, por fim, vale a pena perguntá-lo o que fazer para solucionar o problema mencionado.

Saiba mais: Conheça as principais habilidades sociais e saiba como aprimorá-las!

Qual a importância de entender como dar um feedback adequado?

Vários são os motivos pelos quais é necessário se dar um feedback adequado. Alguns deles são:

  • Proporciona maior proximidade entre gestor e colaborador;
  • Contribui para o bem estar no trabalho;
  • Dá mais confiança para o profissional, que se sente seguro e sabe que pode contar com a ajuda de seu time para melhorar seu desempenho;
  • Dá uma nova chance ao colaborador para aprimorar suas habilidades, evitando surpresas no caso de uma eventual demissão;
  • Abre o canal de comunicação para uma via de mão dupla. Ou seja, o colaborador também tem espaço para trazer algum incômodo com o time. 
  • Ajuda as lideranças a ter conhecimento de situações conflituosas dentro do time;
  • Diminui a rotatividade na empresa, pois dá chances para que a equipe melhore o seu desempenho profissional;
  • Torna a empresa um lugar melhor para se trabalhar, pois é uma forma de expressar cuidado com o desenvolvimento de seus profissionais;
  • Motiva os profissionais;
  • Retem talentos e diminui gastos com desligamentos de colaboradores;
  • Cria um vínculo mais sólido entre gestores e a equipe;
  • Torna os gestores mais atentos ao que acontece ao seu redor para identificar problemas e resolvê-los com maior assertividade.


Vale ressaltar que, para que essas vantagens sejam alcançadas, é necessário ter atenção para os três pilares mencionados no início do artigo. Caso uma empresa realize o feedback de forma contínua, mas o faça de forma violenta e carregada de julgamentos, muitos desses benefícios não serão alcançados.

Sem a atenção a esses princípios, a empresa não será vista como um lugar seguro para expressar opiniões e sentimentos. Nesses casos, o colaborador tende a se afastar, torna-se menos motivado com o trabalho e muitas vezes inicia uma busca ativa por outras oportunidades de carreira.

Um feedback mal executado, portanto, pode ocasionar fuga de talentos de sua empresa. Nesse sentido, ele pode acabar tendo um efeito contrário daquele inicialmente desejado.

Como dar um feedback adequado? Confira 12 dicas

Por fim, preparamos também 12 dicas que te ajudarão a dar um feedback adequado. Confira abaixo:

1. Reflita antes de dar o feedback. Relembre os fatos, as pessoas envolvidas e os eventuais prejuízos causados pela atitude do colaborador;

2. Defina — se possível, anote! — o que será abordado na reunião de feedback;

3. Crie um ambiente acolhedor: não dê feedbacks na frente de outros colegas, pois isso pode constranger a pessoa que o recebe;

4. Seja claro e preciso no seu discurso, afinal você é uma autoridade no assunto discutido;

5. No caso de feedbacks negativos, mencione também os pontos fortes do colaborador. Isso contribuirá para que ele se mantenha motivado com o trabalho;

6. Escute, com atenção, as colocações do funcionário;

7. Acompanhe o comportamento do colaborador nas próximas tarefas relativas ao acontecimento;

8. Realize novas reuniões de feedback, e tenha recorrência, assim você poderá acompanhar a evolução do colaborador;

9. Não deixe passar muito tempo da ocorrência dos fatos para que a reunião aconteça. Caso contrário os acontecimentos podem se tornar nebulosos e a conversa pode perder o sentido;

10. Elogie e valide o trabalho do time por entregas de sucesso, sempre que possível – feedbacks positivos são igualmente importantes!

11. Evite os julgamentos: isso reduzirá consideravelmente as chances de o colaborador encarar o problema como algo pessoal. 

12. Dê dicas de comportamento e posicionamento: apresente soluções em conjunto com o colaborador, para que o problema não volte a ocorrer.

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Existe algum livro que me ensine melhor como dar feedback?

A Dra. Therese Huston, diretora fundadora do Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem da Universidade de Seattle, descobriu que ouvir é a chave para ser ouvido. As comunicações se tornam muito mais claras se você souber que há três tipos de feedback: reconhecimento, orientação e avaliação. 

Na obra Feedback Para Todos, Huston apresentará estratégias para fornecer cada tipo de feedback com sucesso. Fará com que um processo antes estressante pareça natural. Além disso, ajudará os gestores a melhorar o desempenho, a confiança e a compreensão mútua.

Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre como dar feedback. Acreditamos que, a partir da tomada de consciência dessas informações, a prática do feedback no seu ambiente de trabalho será bastante aprimorada. Quer aprofundar mais sobre o tema? Então leia também nosso artigo sobre livros de desenvolvimento pessoal.

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