5 livros para aprender mais sobre estatística, confira!

Continue a leitura para saber mais sobre estatística, o Dia do Estatístico e para conhecer 5 livros sobre o assunto!
Estatística: homem analisando gráficos

A estatística é o ramo da matemática aplicada que relaciona números e fatos a partir de métodos que possibilitam a coleta e análise de dados, a fim de se chegar a alguma interpretação sobre eles.

Neste sentido, a estatística é dividida em duas partes: descritiva e inferencial. Enquanto a primeira é caracterizada pela organização, análise e apresentação dos dados, a segunda se concentra no estudo de uma amostra de determinada população e, a partir dela, na realização de análises e na exposição de dados.

Continue a leitura para saber mais sobre esta disciplina que vem acompanhando a nossa história desde o início das grandes civilizações!

Confira também: Tudo o que você precisa saber sobre inovação

Como surgiu a estatística?

“Desde a Antiguidade, vários povos organizavam o seu cotidiano por meio dos registros numéricos, como total de habitantes, nascimentos, óbitos, estimativas das riquezas individual e social, distribuição equitativa de terras ao povo e cobrança de impostos, além de realizar inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de ‘estatísticas'”. (nossos destaques)

É o que explica Antonio Arnot Crespo no livro Estatística – Série Em Foco, disponível para venda na loja virtual da Editora do Direito. De acordo com o autor, na Idade Média, colhiam-se informações, geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.

Já a partir do século XVI, as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais começaram a surgir, como batizados, casamentos e funerais. Deste modo, originaram-se as primeiras tábuas e tabelas, assim como os primeiros números relativos.

Mais tarde, no século XVIII, o estudo desses dados foi se consolidando com um caráter, de fato, científico. Assim, Godofredo Achenwall batizou a nova ciência (ou método) com o nome de Estatística, determinando seu objetivo e suas relações com as ciências, segundo Antonio Arnot Crespo.

“As tabelas tornaram-se mais completas, surgiram as representações gráficas e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (população), partindo da observação de partes desse todo (amostras)”, explica.

Banner livros digitais: clique para acessar!

Para que serve a estatística?

Os resultados das pesquisas estatísticas apresentam para uma sociedade dados que permitem a interpretação e a realização de inferências sobre a mesma. Eles ajudam na tomada de decisões, podendo ter cunho político, ambiental ou de saúde, por exemplo.

Se pensarmos na quantidade de casos de Covid-19, acompanhada tão de perto por organismos da área da saúde e veículos de imprensa, entendemos que decisões-chave para o controle da pandemia foram tomadas a partir da análise dos dados coletados sobre a evolução destes casos.

Trata-se de dados trabalhados estatisticamente e que foram, inclusive, fundamentais para a produção de novas vacinas, contribuindo para a avaliação de sua eficácia.

Leia também: Saiba o que são soluções inovadoras

Qual o Dia do Estatístico?

O Dia do Estatístico é celebrado anualmente em 29 de maio, em homenagem à criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), que, nesta data, em 1936, deu início às suas atividades.

Um ano mais tarde, em 1937, o Instituto Nacional de Estatística mudou de nome, passando a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), depois da incorporação do Conselho Brasileiro de Geografia.

Confira: Edital publicado para o Concurso IBGE!

Estatística: 5 livros para aprender mais sobre o tema

Agora que você entendeu o que é e para que serve a estatística, deixaremos algumas dicas para que aprofunde os seus conhecimentos sobre este tema. Confira:

  1. Estatística Aplicada
  2. Estatística Aplicada – Análise Exploratória de Dados
  3. Estatística e Introdução à Econometria
  4. Estatística – Série Fundamentos
  5. Estatística Aplicada – Série Essencial

1. Estatística Aplicada

A fim de ser uma fonte de pesquisa avançada para os diversos níveis organizacionais, esta obra foge às tradicionais demonstrações de fórmulas ou teoremas e se concentra em trazer exemplos baseados em situações reais.
Portanto, auxilia o leitor a perceber o quanto a estatística está presente nas decisões gerenciais, tomadas pelos diferentes tipos de liderança.

Também proporciona ao leitor o contato com o programa estatístico STATISTICA, utilizado por profissionais no mundo inteiro. E, indo além, disponibiliza no material de apoio todos os arquivos usados na construção dos exemplos e estudos de caso demonstrados.

2. Estatística Aplicada – Análise Exploratória de Dados

Este livro explora os conceitos de variáveis, distribuições de frequências, medidas descritivas, distribuições bivariadas, análise de duas variáveis quantitativas e séries temporais. A ideia é auxiliar o leitor a analisar os dados e a interpretá-los, transformando dados em informações úteis. 

Fruto da experiência de anos de ensino por parte dos autores, a obra apresenta diversas situações para que fique mais fácil entender como os conceitos apresentados podem ser aplicados no dia a dia dos negócios. Ao final de cada capítulo, são propostos exercícios para auxiliar na fixação dos conceitos apresentados.

3. Estatística e Introdução à Econometria

A obra trata, de forma didática e introdutória, dos principais fundamentos da matemática e da estatística. Evitando demonstrações desnecessárias, foca nos conceitos centrais da matéria e em suas aplicações. 

A explicação evolui de forma gradativa, abordando temas como: 

  • probabilidade; 
  • medidas de posição e dispersão; 
  • distribuição de probabilidade; 
  • distribuições contínuas e Teorema de Tchebichev; 
  • distribuição de probabilidade conjunta;
  •  estimação; 
  • intervalo de confiança e testes de hipóteses; 
  • regressão linear; 
  • violação das hipóteses básicas;
  •  séries de tempo; e 
  • números-índices.

4. Estatística – Série Fundamentos

Mais um livro de valor para quem deseja se aprofundar no estudo da estatística e garantir uma gestão estratégica! Este livro foi escrito principalmente para os consumidores de análise de informações e dados estatísticos, ajudando-os a decifrar os números de forma crítica para obter os resultados desejados. 

Por meio de exemplos da vida real, o autor direciona o leitor a interpretar os dados com os quais precisa lidar diariamente, capacitando-o para decidir com base em estatísticas e, desta forma, minimizar erros na gestão de negócios.

5. Estatística Aplicada – Série Essencial

Totalmente revisto em sua terceira edição, este livro inclui, dentre outros assuntos, técnicas estatísticas e suas aplicações, estatística descritiva, probabilidades, teste de hipóteses, pesquisa e amostragem, regressão linear simples e múltipla, métodos não-paramétricos, indicadores econômicos e teoria da decisão.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a estatística e as suas aplicações. Continue em nosso blog! Aproveite para conferir também o guia que produzimos sobre livros de economia.

Você também pode gostar

Artigos em destaque