Por que precisamos de uma pedagogia de futuros que promova uma educação inovadora?

Continue a leitura e confira o que é educação inovadora e como promovê-la através da pedagogia de futuros!
Educação inovadora: professora em reunião por computador

Quando você imagina o futuro, como você o vê? Costuma ter uma visão mais positiva, construtiva, reconhecendo seu poder de influência neste futuro ou sua visão é mais pessimista, passiva e impotente? 

Você se sente fortemente impactado pelas notícias, se vê perdido sem saber para onde ir ou busca saídas para se manter conectado, porém focado em objetivos que deseja alcançar?

Entender as tendências e concepções por trás de uma educação do futuro é fundamental! Por exemplo, o que ela exigirá do novo professor?

Para nos prepararmos para futuros cada vez mais velozes e incertos, porém de maneira mais ativa e positiva para que nossos atos e comportamentos intencionem movimentos em direção ao que imaginamos como desejáveis para nós e o planeta, é necessário desenvolvermos habilidades .

Este pode ser o principal objetivo da educação dos próximos anos, desenvolver a habilidade de “Letramento de futuros” (literacy futures), que trata de lidar com a imprevisibilidade, buscando formas de antecipar desafios, adaptar-se a novos cenários, reconhecer a conectividade das ações e conseguir imaginar saídas favoráveis.

Confira este artigo produzido por Karina Nones Tomelin e Thuinie Daros, autoras do livro Pedagogia de Futuros: Guia Teórico e Prático de Letramento de Futuros para Instituições Educativas, Empresas e Governos, que trouxeram toda a sua experiência para explicar alguns pontos importantes nessa nova aprendizagem. 

Qual é a educação do futuro?

A pedagogia de futuros defende a ideia de uma educação que prepare as crianças, jovens e adultos para cenários cada vez mais complexos, fomentando a imaginação e criatividade para lidar com os desafios que ainda não conhecemos. 

Este “empoderamento” frente ao futuro é o que tornará as próximas gerações “antifrágeis” no desafio de viver em um planeta que está em risco, assiste o retrocesso dos movimentos democráticos ao redor do mundo, tem o aumento das polarizações como principal risco global e vê o surgimento de tecnologias que impactarão cada vez mais o futuro do trabalho.

Ao incorporarmos as estratégias de letramento de futuros nas nossas rotinas e ambientes educacionais ou organizacionais, estaremos apoiando as pessoas a interpretar, ler e compreender este mundo em constante transformação, tornando-as protagonistas na sua construção. 

Assim, ao emancipá-las no processo criativo de imaginar novos cenários, criamos movimentos compartilhados e cocriados em direção ao que todos desejam.

Banner Volta às Aulas Saraiva Educação: clique para acessar

Qual a importância da educação inovadora?

A pedagogia de futuros é responsável por ensinar a antecipar, planejar e se preparar para enfrentar o desconhecido com autoconfiança, ajudando a se adaptar a novas situações, a lidar com obstáculos de maneira eficaz e a nunca parar de aprender. 

É um movimento conectado com os objetivos de desenvolvimento sustentável e reconhece uma série de saberes como impulsionadores para valorizar a imaginação, a criatividade, o senso de pertencimento, propósito, e felicidade para uma educação mais inclusiva e ativa.

Ao sustentar sua metodologia em ações proativas que envolvam a imaginação, visão e planejamento a longo prazo, organizam-se ideias, pensamentos, comportamentos, pessoas e sociedades para que possam direcionar suas ações com foco nos resultados desejados

Ser capaz de pensar e imaginar futuros é uma competência central para que possamos construir futuros possíveis e desejáveis. É uma competência para todos e precisa ser desenvolvida por todos.

Leia também: Dia Internacional da Educação: conheça 3 livros para educadores!

Como promover uma educação inovadora? Confira 3 estratégias

Professores, lideranças, facilitadores, estrategistas e influenciadores que se preocupam com o futuro são convidados a se letrarem em futuros, conhecer seus fundamentos, reconhecer sua importância e contribuir para construção deste movimento coletivo e compartilhado a partir de estratégias aplicáveis aos grupos em que atuam.

Além de reflexões sobre a visão do tempo, da história, ancestralidade, meio ambiente, passado e o futuro, a ideia é instrumentalizar para a ação. Práticas, estratégias e ferramentas aplicáveis a diferentes grupos e contextos para desenvolver esta habilidade. 

Algumas são extremamente fáceis de serem incorporadas e não exigem recursos ou muito planejamento; outras são um pouco mais densas, exigindo mais tempo de preparo e execução. Das ideias mais acessíveis, indicamos:

  1. Escreva uma carta para o seu Eu do Futuro;
  2. Faça um diário de 10 dias;
  3. Berlinda do Futuro.

Entenda a seguir:

1. Escreva uma carta para o seu Eu do Futuro

Inspirado no Futureme.org, você pode solicitar aos participantes que se imaginem daqui há 5 ou 10 anos e escrevam uma carta contando o que estão vivendo, o que estão fazendo, como estão se sentindo. No ambiente educacional, descrever o dia da formatura pode ser bem inspirador.

2. Faça um diário de 10 dias 

Inspirado no livro “Imaginável”, de Jane McGonigal, faça um diário para os próximos 10 dias, em que você conta sua vida daqui há 10 anos. Pode escolher um diário físico ou digital, em que você conta como foi seu dia, o que fez, seus desafios e principais atividades.

3. Berlinda do Futuro

Inspirado no livro “Layouts criativos para aulas inovadoras”, mude o layout da sala de aula para fazer uma Berlinda do Futuro, em que um participante fique ao centro da sala

Em seguida, selecione algumas perguntas para os estudantes se imaginarem em um ano específico, como 2042: onde você estará morando? Como você costuma se divertir? Como você se locomove e trabalha? Quais são seus maiores desafios?

Outras estratégias exigem maior tempo de preparação e recursos adicionais, tais  como templates, post its ou outros materiais. A estratégia “O  que eu quero para o mundo” tem o objetivo de ajudar os participantes a entenderem o que eles querem alcançar individualmente e como podem contribuir para um mundo melhor.

Primeiro, pedimos aos participantes que pensem sobre seus sonhos e objetivos pessoais. Isso pode incluir coisas como carreira, família, viagens e hobbies. Queremos que eles visualizem o que desejam para suas próprias vidas. 

Depois, damos um passo adiante e os convidamos a pensarem sobre o mundo em geral. O que eles desejam ver no mundo? Isso pode envolver questões como igualdade, meio ambiente, acesso à educação e muito mais. Queremos que eles pensem em como gostariam que o mundo fosse.

A parte empolgante é quando ligamos esses dois pontos. Mostramos a eles como suas ações individuais podem contribuir para tornar o mundo mais próximo do que eles desejam. 

Por exemplo, se eles sonham com um planeta mais limpo, podem adotar práticas sustentáveis no dia a dia. Se desejam igualdade, podem se envolver em atividades que promovam inclusão e diversidade. 

Nesta estratégia, por exemplo, conectamos esses desejos e ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tornando essa experiência ainda mais relevante.

Estes exemplos ilustram o modo como podemos preparar as novas gerações para imaginar, pensar e cocriar em um mundo em transformação exponencial e, mais do que isto, a desenvolverem o senso de esperança e protagonismo na criação de um futuro melhor.

Enquanto educadores, é responsabilidade geracional promover uma pedagogia que não somente prepare as novas gerações para o que está por vir, mas que possa torná-las ativas e responsáveis das suas escolhas, construam caminhos desejáveis e que sejam capazes de cocriá-los juntas.

Conheça o livro: Pedagogia de Futuros: Guia Teórico e Prático de Letramento de Futuros para Instituições Educativas, Empresas e Governos

A obra “Pedagogia de futuros: guia teórico prático de letramento de futuros para instituições educativas, empresas e governos apresenta aspectos básicos sobre alfabetização de futuros para educadores e profissionais que atuam em projetos de inovação

Além de conduzir  reflexões sobre a temática de futuros na educação, o livro aborda conceitos fundamentais para o letramento de futuros, capacitando profissionais a aplicarem recursos e ferramentas em sua prática profissional. 

Focado em apoiar e capacitar os profissionais da educação a atuarem com letramento de futuros em sala de aula, conta com mais de 30 estratégias para ajudar os estudantes a imaginar e pensar futuros desejáveis. 

Indicada pela UNESCO como uma das competências fundamentais do Século XXI, considerando o contexto de aceleração exponencial que vivemos, o livro é um caminho de esperança e de ações práticas para gestores e educadores na construção de futuros otimistas para si e para o planeta.

Conheça as autoras da obra

Karina Nones Tomelin é professora, palestrante, autora dos livros 100 e +100 ideias inspiradoras para suas aulas, e Layouts criativos para aulas inovadoras. É idealizadora do Educabox, um App gratuito de microformação docente, sócia da B42 Edtech e colunista na revista Ensino Superior.

Thuinie Daros é professora, palestrante e autora dos livros Sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo; Sala de aula digital: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo, on-line e híbrido; e Mentalidade Criativa: preparando estudantes para serem inovadores e resolutivos.  Layouts criativos para aulas inovadoras. É diretora de Planejamento Acadêmico na Vitru Educação (Mantenedora da Uniasselvi e Unicesumar).

Agora que você entendeu mais sobre a educação inovadora e sua relação com uma pedagogia de futuros, conheça as metodologias inovativas e descubra como aplicá-las na educação!

Você também pode gostar

Pesquisar

Artigos em destaque