A importância da leitura na infância e 5 dicas para incentivar a prática!

Entenda a importância da leitura na infância, e confira 5 dicas para estimular essa prática entre as crianças!
importância da leitura na infância: mãe lendo com filhas

A infância é uma fase de grandes descobertas e crescimento constante, onde a cada dia que passa aprende-se um pouco mais. Deste modo, a importância da leitura na infância equivale a diversos benefícios que perdurarão até a vida adulta.

Neste texto você verá qual a importância da leitura na infância, e vai descobrir como os livros podem ajudar no desenvolvimento das crianças. Além disso, passaremos por algumas dicas para despertar o apreço pela leitura nos pequenos e alguns exemplares para se ter em casa. Boa leitura!

Qual a importância da leitura na infância?

Ler é um ato extremamente prazeroso e significativo, sendo válido para crianças até adultos. Entretanto, a importância da leitura na infância é maior, pois esse público está em uma fase de grandes transformações.

Como estamos em um momento que se fala bastante que o brasileiro perdeu o hábito de ler, a leitura na infância fica ainda mais importante, pois leva uma prática que dura para sempre. Veja agora alguns de seus benefícios:

1. Desenvolve a concentração
2. Fortalece a compreensão
3. Potencializa a imaginação e a criatividade
4. Enriquece o vocabulário
5. Aprimora a leitura e a fala
6. Ensina sobre sentimentos e emoções

Leia também: Entenda a importância do hábito da leitura na universidade

Banner livro Jeito Disney de encantar os clientes: clique para acessar!

1. Desenvolve a concentração

A leitura infantil fomenta o desenvolvimento da concentração, uma vez que as jovens mentes são envolvidas por histórias cativantes, que ativam a imaginação das crianças. Essa prática regular fortalece a capacidade de foco e atenção, essenciais para a aprendizagem futura.

2. Fortalece a compreensão

A compreensão é promovida com a leitura infantil ao estimular a interpretação de narrativas, vocabulário e contextos. Deste modo, a criança fortalece habilidades cruciais de análise e conexão de ideias desde cedo.

Leia também: Veja quais são os principais métodos de alfabetização e como aplicar!

3. Potencializa a imaginação e a criatividade

Através da exploração de histórias fictícias, a leitura infantil impulsiona a imaginação, levando crianças a visualizar cenários, conceber ideias originais e ser criativo, habilidades essenciais para o crescimento cognitivo. Com os livros, os pequenos estão diante de novas possibilidades!

4. Enriquece o vocabulário

A leitura infantil enriquece o vocabulário ao introduzir novas palavras e contextos, que estarão presentes em qualquer obra escolhida. Essa prática constante amplia a linguagem das crianças, aprimorando suas habilidades sociais e comunicacionais.

5. Aprimora a leitura e a fala

Ao ler em voz alta, a criança tem uma possibilidade maior de melhorar sua leitura e fala, pois assim ela presta mais atenção para pronunciar as palavras. Esse processo de aprendizado é longo, sendo comum erros durante o caminho de aperfeiçoamento destas habilidades.

6. Ensina sobre sentimentos e emoções

Os livros infantis, geralmente, trabalham com histórias que abordam uma lição a ser aprendida. Assim, as crianças lidam com sentimentos e emoções nas narrativas, lidando melhor consigo e com os outros.

Confira 5 dicas para estimular a leitura na infância

Agora que você já sabe da importância da leitura na infância, que tal realizar algumas ações para que as crianças gostem mais dos livros? Veja a seguir cinco dicas para estimular esse hábito:

1. Selecione livros adequados para a faixa etária
2. Crie um espaço prazeroso para a leitura
3. Coloque a leitura na rotina da criança
4. Converse sobre a história lida
5. Utilize recursos tecnológicos

1. Selecione livros adequados para a faixa etária

Existe um livro certo para cada idade, que foi criado pensando nos ensinamentos que poderão ser melhor compreendidos por cada faixa etária. Além disso, as crianças dificilmente terão interesse por histórias feitas para os mais novos ou, então, terão dificuldade de acompanhar aquelas pensadas para os mais velhos.

2. Crie um espaço prazeroso para a leitura

Não há nada melhor do que criar um cantinho da leitura, um lugar calmo e confortável para que a criança fique imersa em suas histórias. Seja em seu próprio quarto, em um escritório ou em ambientes externos, o  importante é ser um local sem distrações.

3. Coloque a leitura na rotina da criança

Além de seu caráter lúdico, a leitura também tem um aspecto formativo e, juntando esses dois lados, nada melhor do que vê-la como uma atividade cotidiana. Tente fazer com que a criança goste e saiba da importância de ler, a leitura não deve ser vista pelas crianças como uma obrigação.

Leia também: Conheça a importância e a história do Dia do Livro Didático!

4. Converse sobre a história lida

Quando terminar uma história, converse com a criança sobre ela, pois assim ela desenvolverá melhor sua compreensão sobre o que foi lido. Assim, você também estimula sua comunicação, criatividade e vocabulário.

Confira: 10 livros para melhorar a comunicação.

5. Utilize recursos tecnológicos

Com uma inserção tão precoce dos aparelhos tecnológicos na vida das crianças, nada melhor do que aproveitar seus recursos para algo tão importante como a leitura. Invista em leitores de livros digitais para atrair a atenção dos pequenos, e claro, não abandone os exemplares físicos.

Conheça 8 livros para incentivar a leitura na infância

Para finalizar nosso texto, nada melhor do que trazer boas obras para envolver crianças e adolescentes. Confira agora  8 obras incríveis de literatura infantojuvenil do selo Benvirá:

1. O Livro Para Dragões
2. Os Diários de Mamãe Ganso
3. Guia da Rainha Chapeuzinho Vermelho Para a Realeza
4. Os 7 Hábitos das Crianças Felizes
5. O Diário de Carson Phillips
6. Terra de Histórias – Um tesouro de Contos de Fadas Clássicos
7. A Guerra dos Werelords
8. Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século Para Filhos e Alunos

1. O Livro Para Dragões

O Livro Para Dragões narra a jornada de senhorita Drake, uma anciã dragoa, e sua amiga humana Wendy, em uma escola mágica. Amizades, desafios e um confronto com o avô de Wendy são algumas das aventuras desta história.

2. Os Diários de Mamãe Ganso

Os Diários de Mamãe Ganso segue a jornada da personagem fora do mundo das fadas, impactando a evolução do Outro mundo, um espaço não-mágico. Sua narrativa insere fantasia em eventos reais.

3. Guia da Rainha Chapeuzinho Vermelho Para a Realeza

O Livro Guia da Rainha Chapeuzinho Vermelho Para a Realeza explora a vida de Chapeuzinho após escapar do lobo e se tornar parte da realeza. A obra é cheia de conselhos para o público infantil, reimaginando o clássico com um toque moderno.

4. Os 7 Hábitos das Crianças Felizes

Os 7 Hábitos das Crianças Felizes ensina valores essenciais para as crianças através de sete histórias cativantes, abordando temas como trabalho em equipe, respeito e responsabilidade. 

5. O Diário de Carson Phillips

Voltado para adolescentes, O Diário de Carson Phillips acompanha o último ano do jovem na escola. Lutando para respeitar e reconhecer autoridades enquanto cria uma revista literária, que pode ser seu passe para o ensino superior. 

6. Terra de Histórias – Um tesouro de Contos de Fadas Clássicos

Terra de Histórias mescla contos clássicos como Branca de Neve e Pinóquio, cativando fãs com através de seus diversos volumes. É uma jornada literária envolvente e versátil, que pode ser acompanhada de forma independente.

7. A Guerra dos Werelords

A Guerra dos Werelords narra uma aventura numa terra mágica em conflito, retratando lutas intensas pelos Sete Reinos, com personagens dispostos a sacrifícios pela vitória. Com um tema mais sério, esse é para os adolescentes!

8. Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século Para Filhos e Alunos

Com metáfora, essa obra insere um tema sério na literatura infantojuvenil, a ansiedade. Esse livro trata do vício na tecnologia e da importância da natureza para crianças, para melhorar a saúde mental e a física.

Esperamos que você tenha entendido a importância da leitura na infância e incentive mais crianças a ler. Agora, continue no blog e descubra o que é e como participar de um clube do livro

Você também pode gostar

Artigos em destaque