5 motivos para estudar com o livro Direito Constitucional Esquematizado!

Saiba quais são as vantagens de estudar com o livro Direito Constitucional Esquematizado e confira 5 motivos para adquirir o seu!
Direito Constitucional Esquematizado: mulher lendo livro

Você conhece a obra Direito Constitucional Esquematizado, publicada pela Saraiva Jur? Os livros esquematizados são grandes aliados dos estudantes de Direito e advogados.

Afinal, se você faz parte do meio jurídico, sabe que tem de assimilar uma grande quantidade de informações. O Brasil tem uma legislação muito extensa: são mais de 34 mil leis, contemplando os diferentes ramos do Direito.

Além disso, os profissionais devem estar sempre se atualizando. Esta área está em contínua transformação, com a criação de novas leis e as novidades na jurisprudência. 

Neste contexto, os livros são companheiros constantes dos graduandos e profissionais das diferentes carreiras jurídicas. Por meio deles, é possível estudar as leis, a doutrina e se atualizar. 

Desenvolvida pelo professor Pedro Lenza, a Coleção Esquematizado, da Saraiva Jur, atende as principais demandas desses profissionais. Os livros esquematizados apresentam conteúdo em tópicos breves, com linguagem clara e acessível. São ricos em recursos gráficos, que facilitam a memorização e passam por atualizações contínuas.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de um dos principais títulos desta coleção: Direito Constitucional Esquematizado. Falaremos um pouco sobre esta área jurídica, as vantagens de estudar pelos livros esquematizados e os motivos que fazem desta obra a melhor de seu setor. Boa leitura!

O que se estuda em Direito Constitucional?

O Direito Constitucional estuda as normas constitucionais, responsáveis por regular a organização e o funcionamento do Estado. Trata-se de um ramo do Direito Público, que se baseia no documento mais importante do Brasil: a Constituição Federal.

Desse modo, esta área analisa as diretrizes e as consequências das normas que definem os parâmetros para as demais leis criadas. Os estudiosos deste tema têm por objetivo garantir e efetivar as normas constitucionais, colocando-as em prática.

Fica evidente a importância do Direito Constitucional, certo? É ele que organiza o funcionamento do Estado, sua estrutura, fundamentos, direitos fundamentais e deveres dos cidadãos.

Por isso, é um tema fundamental no curso de Direito, muito cobrado em concursos públicos e também no exame da OAB. Por exemplo, na primeira fase, são 6 questões sobre o assunto. Na segunda etapa, o candidato pode escolher esta disciplina como especialidade.

Veja também: Os 22 melhores livros para OAB

banner e-book Guia de Estudos OAB: clique para baixar!

Quais as principais vantagens dos livros esquematizados?

Quais são os benefícios de estudar por uma obra esquematizada? Na lista abaixo, separamos 4 razões para optar por estes livros de Direito em sua rotina de estudos. Confira:

  1. Memorização;
  2. Treino;
  3. Assertividade;
  4. Organização.

Entenda em detalhes:

1. Memorização

A Coleção Esquematizado, da Saraiva Jur, foi pensada de modo a facilitar a memorização e a compreensão dos conteúdos abordados.

A teoria é dividida em tópicos curtos e breves, para que você vá assimilando as informações aos poucos. O livro conta com uma série de recursos gráficos, que chamam a sua atenção para os pontos de maior destaque.

Além disso, o material é escrito com uma linguagem clara e acessível. Logo, você consegue compreendê-lo rapidamente, e não perde tempo tentando desvendar as expressões. 

Aprofunde-se neste assunto: Conheça 16 técnicas de memorização e potencialize seus estudos

2. Treino

Os livros esquematizados também contam com uma seção dedicada às questões de provas, como concursos e exame da Ordem.

Assim, você já pratica o que estudou e entende como aqueles assuntos aparecem nos exames. Isto é, vai se habituando ao estilo da prova, compreendendo quais conceitos a banca examinadora costuma cobrar com maior frequência.

Veja também: Os 12 melhores livros para concursos

3. Assertividade

A Coleção Esquematizado permite um estudo mais direcionado e assertivo. Isso é essencial para graduandos e concurseiros, que têm uma rotina muito corrida, e querem um material que vá direto ao ponto.

Assim, os estudantes não perdem tempo estudando temas que não aparecem com frequência no exame. 

4. Organização

Por fim, a Saraiva Jur é conhecida pela organização e a experiência na preparação de livros jurídicos. A Coleção Esquematizado é bem estruturada, de modo que a navegação pela obra é fluida.

As páginas apresentam boa escaneabilidade. Ou seja, você bate o olho e consegue entender os pontos-chave, as informações que precisa guardar.

Portanto, organizar os estudos, fazer resumos e fichamentos, é muito mais simples a partir de livros esquematizados.

5 motivos para adquirir Direito Constitucional Esquematizado, da Saraiva Jur

capa livro Direito Constitucional Esquematizado

Direito Constitucional Esquematizado – 27ª Edição, do professor Pedro Lenza, é a melhor obra para estudar este ramo jurídico. O livro traz os principais aspectos da disciplina, abordando temas como:

  • Noções básicas do Direito Constitucional;
  • Poder constituinte;
  • Separação de poderes;
  • Direitos e garantias fundamentais;
  • Controle de constitucionalidade;
  • Princípios fundamentais; entre outros.

Na lista abaixo, enumeramos 5 razões que fazem deste título o melhor livro de Direito Constitucional. Confira:

  1. Experiência do autor;
  2. Linguagem clara e acessível;
  3. Conteúdo esquematizado;
  4. Material digital;
  5. Atualização contínua.

Saiba mais:

1. Experiência do autor

O professor Pedro Lenza criou a metodologia Esquematizado, da Saraiva Jur, há mais de 20 anos. Direito Constitucional Esquematizado foi o primeiro título. 

Com o sucesso da obra, a metodologia desenvolvida por ele se estendeu para outros ramos jurídicos, e até mesmo temas de outras áreas, como a economia. Todos estes títulos compõem a Coleção Esquematizado.

O professor Lenza é um autor experiente, que entende as demandas de seu público. Ele sabe a melhor forma de apresentar a disciplina, e quais são os assuntos mais relevantes dela.

Seu texto serve como uma fonte de consulta prática e também para preparar os leitores para diversos desafios, como a prova OAB 2023 e concursos.

Direito Constitucional Esquematizado está em sua 27ª edição, e é constantemente reformulado, trazendo novos recursos para facilitar os estudos.

2. Linguagem clara e acessível

Direito Constitucional Esquematizado apresenta a disciplina com uma linguagem clara e acessível. O efeito obtido é de uma leitura dinâmica e estimulante, proporcionando a sensação de que o professor Pedro Lenza está conversando com o leitor.

Por consequência, a apreensão dos conteúdos fica muito mais simples. Você não tem de se esforçar para desvendar o “juridiquês”, e consegue entender assuntos complexos de uma forma descomplicada.

3. Conteúdo esquematizado

Este livro da Saraiva Jur conta com a metodologia Esquematizado, desenvolvida pelo professor Pedro Lenza. 

A teoria é apresentada em tópicos curtos, o que facilita a memorização. Você vai se apropriando dos conceitos aos poucos, sem se sobrecarregar.

O texto é escaneável: você navega por ele de maneira fluida, entendendo o que é importante. Para obter este efeito, Direito Constitucional Esquematizado conta com uma série de recursos gráficos, como:

  • Palavras-chave em destaque;
  • Quadros-resumo;
  • Esquemas;
  • Fluxogramas.

Isso facilita os estudos e também garante uma consulta ágil, para o dia a dia de advogados.

4. Material digital

Direito Constitucional Esquematizado também conta com material digital exclusivo, que amplia as possibilidades da obra. Ele é acessado por meio da plataforma Saraiva Conecta.

Dessa forma, ao adquirir o livro, o leitor também tem acesso aos seguintes conteúdos complementares:

  • Banco de questões com gabarito;
  • Download em PDF de questões separadas por assunto;
  • Videoaulas e resolução das questões comentadas pelo professor Lenza.

Por meio dos exercícios, o leitor já vai se preparando para as provas. Ele visualiza como os conceitos aparecem nos exames oficiais, habituando-se ao estilo da banca examinadora.

Pedro Lenza chama esta funcionalidade de Livro Vivo. A partir dela, a obra não se esgota no meio físico, ganhando vida através de aulas em vídeo. Elas permitem que o conteúdo seja apresentado de outra forma, e também garantem a fixação dos assuntos e a checagem do aprendizado. 

5. Atualização contínua

A atualização é um aspecto essencial dentro do Direito, certo? A obra Direito Constitucional Esquematizado é superatualizada, e tem por base aquilo de mais recente em termos de legislação e jurisprudência.

Este título é revisto anualmente, o que garante que o leitor tenha em mãos um material sempre fresco e em dia com as mudanças no Direito. Portanto, é um livro confiável, e que serve de base para os estudos e também para a consulta profissional.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre Direito Constitucional Esquematizado. Agora que você conhece a obra, clique aqui e adquira Direito Constitucional Esquematizado – 27ª Edição!

Você também pode gostar

Artigos em destaque