Saiba o que são soluções inovadoras e como a antropologia pode ser aplicada aos negócios!

Saiba mais sobre o que são soluções inovadoras, qual o seu objetivo e como elas se relacionam, inclusive, com a antropologia.
soluções inovadoras: três mulheres em escritório de empresa

Se você tem ou pensa em desenvolver um negócio próprio, certamente faz um exercício constante de pensar fora da caixa e tentar observar uma mesma situação sob diferentes perspectivas. Trata-se, sobretudo, de uma forma de buscar adaptar as soluções inovadoras que já funcionam ao cotidiano da sua empresa.

Isso mesmo, a inovação não precisa ser, necessariamente, um processo de “inventar a roda”. Ou seja, algo não precisa ser desenvolvido do zero para que se configure como inovador. Na verdade, grande parte do que é produzido atualmente e que entra para o patamar da inovação diz respeito a adaptações e melhorias contínuas daquilo que já existe.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que são soluções inovadoras, qual o seu objetivo e como elas se relacionam, inclusive, com a antropologia. Confira!

Leia também: O que é e qual a importância do ESG?

O que são soluções inovadoras para negócios?

As soluções inovadoras buscam resolver os problemas existentes em um negócio e colocar a empresa em mercados pouco explorados. Podem visar também a aumentar o reconhecimento da marca e integrar novas tecnologias ou demandas a um negócio já existente.

De forma geral, uma cultura de inovação pode impactar positivamente os resultados de qualquer companhia, consolidando uma marca no mercado como uma autoridade em sua esfera de atuação.

Banner livros digitais: clique para acessar!

Quais são as principais vantagens das soluções inovadoras para os negócios?

Inovar quer dizer tornar novo, ou mesmo, restaurar. Diante disso, muitas soluções inovadoras surgiram a partir de readaptações de processos ou sistemas obsoletos que, ao serem revistos, passaram a incorporar a resolução de novas demandas, além das que já atendiam, gerando novas vantagens.

Entre os principais benefícios dessas soluções, podemos destacar:

  • Trazer mais agilidade ou otimizar processos a partir da redução do tempo de produção: pequenas melhorias nos seus processos já podem gerar redução no tempo dedicado a eles;
  • Aumentar a eficiência operacional, criando produtos ou serviços mais econômicos para a empresa, sem abrir mão da qualidade entregue ao consumidor;
  • Aumentar a produtividade por meio da padronização de processos;
  • Tornar mais eficiente a organização financeira do negócio, por meio de ferramentas tecnológicas;
  • Realizar um controle de qualidade efetivo dos processos e serviços prestados;
  • Analisar dados de performance com mais precisão e cuidado;
  • Garantir mais segurança para a tomada de decisões;
  • Modernizar o negócio e ampliar o seu destaque no mercado.

Veja também: Livros sobre liderança

Antropologia como solução inovadora

No livro Um novo olhar – Lições da antropologia para os negócios e para a vida, a autora Gillian Tett traça vários paralelos entre antropologia e inovação, mostrando que esta disciplina tem muito a agregar para o universo das empresas.

“(…) a antropologia é um enquadramento intelectual que nos capacita a enxergar o que está do outro lado do muro, a identificar aquilo que está escondido bem debaixo de nossos olhos, a ter empatia pelos outros e a ver os problemas de novas formas”, explica a autora.

Segundo ela, muitas das ferramentas que temos usado para navegar pelo mundo não estão funcionando bem. Não porque elas estejam erradas, mas porque são incompletas, por não serem usadas com a percepção do que seja cultura e contexto. 

“(…) tentar navegar o mundo do século 21 usando apenas ferramentas desenvolvidas no século 20, tais como modelos econômicos rígidos, é como caminhar à noite por uma floresta escura, com uma bússola, mantendo o olhar fixo no mostrador. Sua bússola pode ser tecnicamente excelente e indicar o caminho a seguir. 

Mas, se você olhar apenas para o mostrador, pode trombar com uma árvore. A visão em túnel é mortal. Precisamos de uma visão abrangente. É isso que a antropologia pode nos oferecer: uma visão antropológica”, explica a autora. (destaque nosso)

Diante disso, no livro Um novo olhar – Lições da antropologia para os negócios e para a vida, ela apresenta diversas ideias sobre como obter uma visão antropológica, ao usar histórias pessoais e de outras pessoas, que exploram questões como:

  • Por que precisamos de escritórios?
  • Por que os investidores avaliam mal os riscos?
  • O que é importante para os consumidores modernos?
  • O que está motivando as finanças verdes?
  • Como a cultura interage com os computadores.

Princípios da mentalidade antropológica

Para responder aos questionamentos acima, além de outros, a autora se guia por três princípios fundamentais da mentalidade antropológica. 

O primeiro deles é que precisamos desenvolver uma mentalidade de empatia com desconhecidos e valorizar a diversidade. O segundo dita que ouvir a opinião de outra pessoa, por mais “estranha” que tal visão nos pareça, torna mais fácil nos vermos. 

“Como observou o antropólogo Ralph Linton, um peixe seria o último a ver a água; é mais fácil entender as pessoas em contraste com outras. 

Ou, para citar uma ideia desenvolvida por outro antropólogo, Horace Miner: ‘Sozinha entre as ciências, a antropologia se esforça para tornar o estranho familiar e o familiar estranho'”, ela reflete.

Por fim, o terceiro mostra que o conceito estranho-familiar nos permite ver pontos cegos nos outros e em nós mesmos. 

“(…) os antropólogos usam um aparelho de raio x para examinar a sociedade, para ver os padrões meio ocultos dos quais estamos apenas vagamente conscientes. Muitas vezes, isso nos mostra que, mesmo que pensemos que ‘x’ é a razão pela qual algo aconteceu, é possível que, na verdade, seja ‘y'”, pontua a autora.

Veja também: Guia Completo do Empreendedorismo

Quais são as principais soluções inovadoras para os negócios?

Há vários tipos de soluções inovadoras que otimizam os processos e rotinas das empresas. Entre os meios mais comuns para alcançar esses objetivos, está o emprego da tecnologia, a partir de ferramentas como:

Armazenamento em nuvem

O cenário de pandemia e a crescente adoção do home office evidenciou ainda mais a importância de as companhias adaptarem os seus ambientes de atuação, permitindo o acesso remoto a arquivos de trabalho e recursos da empresa.

Indo além, o armazenamento em nuvem é importante também para manter seguros os arquivos do negócio, com a possibilidade de backup rápido de todos os dados de forma automática na nuvem.

Softwares de gestão

Sistemas especializados podem atender desde às necessidades administrativas relacionadas ao backoffice de um negócio (finanças, estoque, compras etc.) até a gestão do core business da empresa (como um sistema educacional, por exemplo).

Eles reúnem as informações-chave sobre a companhia e integram diferentes fontes de dados, ajudando na consolidação de uma gestão estratégica  e apoiando amplamente toda a administração do negócio.

Big data

Falando em dados, saber como coletar, tratar e interpretar adequadamente todas as informações que a sua empresa tem em mãos é fundamental. 

Neste sentido, há uma série de tecnologias especializadas em tratamento de dados no mercado, que ajudam no gerenciamento de todas as informações que o seu negócio recebe e em insights quanto à melhor forma de utilizá-las estrategicamente.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre soluções inovadoras. Aproveite para conhecer também a obra Talento, Estratégia, Riscos e como ela está revolucionando a gestão corporativa.

Você também pode gostar

Artigos em destaque