Conheça o Dia do Programador e confira 8 leituras para programadores!

Veja tudo sobre o Dia do Programador, principais funções deste profissional e confira nossas dicas de leituras para a data!
dia do programador: programadora trabalhando

O Dia do Programador é uma data que ficará cada vez mais em evidência. Afinal, esses profissionais têm alcançado um espaço de destaque no país e no mundo. 

Com uma realidade cada vez mais moderna e conectada, a internet e a tecnologia se tornaram fundamentais em nossas vidas. Consequentemente, os trabalhadores que possibilitam seu pleno funcionamento são cada vez mais valorizados. 

As oscilações do  mercado de trabalho são sempre complexas, pois, ao mesmo tempo que o desemprego se intensifica e algumas profissões enfrentam crises, outras se destacam e ganham cada vez mais notoriedade. 

Deste modo, a programação tem se tornado uma opção bem desejada para quem está começando e também para aqueles que estão em uma transição de carreira.

Neste texto falaremos um pouco mais sobre o Dia do Programador, explicando a origem da data e a importância do trabalho deste profissional. Ao fim, apresentaremos uma série de livros fundamentais para quem já é da área ou quer conhecê-la. Boa leitura!

Quando se comemora o Dia do Programador?

Indo direto ao ponto, o Dia do Programador é comemorado agora, em 13 de setembro. Essa data veio do país que se destaca mundialmente por seus programadores: a Rússia.

Tudo começou em 2002, quando Valentin Balt e Michael Chervyakov — trabalhadores da Parallel Technologies, uma empresa de software — recolheram assinaturas para que 13 de setembro fosse o Dia do Programador, com o fim de reconhecer e valorizar estes profissionais. 

Entretanto, o feriado só foi oficializado em 2009 por Dmitry Medvedev, o então presidente da Rússia.

Leia também Você sabe o que é algoritmo? Confira um guia completo sobre o assunto!

Banner livros digitais: clique para acessar!

Mas por que a escolha do dia 13 de setembro?

Diferente da maioria das datas escolhidas para comemorar uma profissão, o Dia do Programador não é definido de acordo com um evento histórico específico. A escolha foi feita de forma humorada e simbólica, seguindo algo que faz bastante sentido para estes profissionais: a lógica e a matemática.

Essa data foi escolhida de maneira inteligente, criativa e com significados, seguindo alguns atributos da própria programação para defini-la. Isso se deu porque:

  1. Seguindo o nosso calendário, o 256º dia do ano é 13 de setembro;
  2. 256 é o número de possibilidades de valores diferentes que podem ser representados com um byte de oito bits, deste modo, é bastante comum na vida dos programadores e desenvolvedores;
  3. Em hexadecimal, 256 é igual à 100; e
  4. 256 também é o resultado da oitava potência do número dois, a última potência de dois abaixo de 365, o número total de dias em um ano.

E se o ano for bissexto, como ficará a data, já que o 256º dia não será mais o 13 de setembro? Neste caso, a comemoração deve ser feita no dia 12, afinal, a lógica numérica é o grande determinante para estabelecer o Dia do Programador.

Confira nossa seleção dos 10 melhores livros de programação

Quais são as funções de um programador?

Basicamente, o programador pode atuar de três formas diferentes. São elas:

  • O programador back-end é encarregado da parte “invisível” de um sistema, gerenciando servidores, bancos de dados e a lógica que torna um site ou aplicativo funcional. Eles utilizam linguagens como Python, Java ou PHP para garantir que tudo ocorra como o esperado.
  • Um programador front-end é responsável por criar a interface visual de um site ou aplicativo, utilizando tecnologias como HTML, CSS e JavaScript. Eles se concentram na parte do usuário, garantindo que a experiência seja agradável e responsiva.
  • Por fim, temos o programador full-stack, que é versátil e domina tanto o front-end quanto o back-end. Eles podem lidar com todas as camadas de desenvolvimento, desde a interface do usuário até a infraestrutura do servidor, oferecendo uma compreensão completa da criação de um software.

Conheça 8 livros para programadores

Para comemorar essa data, uma ótima ideia é contar com livros sobre programação. Seja você iniciante no assunto ou profissional — ou ainda se quiser presentear alguém — existem algumas obras da Editora Érica que recomendamos. Confira:

  1. Pergunte ao Desenvolvedor
  2. Algoritmos e Programação em Linguagem C
  3. Programação de Computadores com C/C++
  4. Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas
  5. Programação Web com Plataforma Java
  6. Programação WEB com PHP 5
  7. JavaScript Descomplicado – Programação para a Web, IOT e Dispositivos Móveis
  8. Projetos com Python e Arduino

1. Pergunte ao Desenvolvedor

Como a indústria tende a ser toda digital no século XXI, o livro Pergunte ao Desenvolvedor mostra como fazer uma transição ágil e eficiente para que os processos e produtos sejam mais tecnológicos. 

A obra traz o conhecimento técnico e a criatividade dos programadores, que são verdadeiros parceiros para as empresas.

Leia também: 10 indicações de livros para o Dia da Indústria

2. Algoritmos e Programação em Linguagem C

Algoritmos e Programação em Linguagem C aborda diversos assuntos fundamentais desta linguagem, passando por conceitos, princípios, técnicas e ferramentas. Com essa obra, o leitor estará capacitado a desenvolver seus primeiros códigos.

3. Programação de Computadores com C/C++

A obra Programação de Computadores com C/C++ fala do surgimento e a evolução das linguagens C e C++, de forma didática e prática. Durante suas 120 páginas, ele passa por conceitos centrais da programação e dos dados.

4. Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas

Como a matemática é base para a ciência da computação, entendê-la é fundamental! Com o livro Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas, você verá como ela ajuda a resolver problemas cotidianos com a programação e as planilhas.

5. Programação Web com Plataforma Java

O livro Programação Web com Plataforma Java, ensina a implementar uma aplicação web utilizando a plataforma Java. Conta ainda com uma didática incrível, com descrições detalhadas e exercícios resolvidos.

6. Programação WEB com PHP 5

A obra Programação WEB com PHP 5 fala desta linguagem gratuita, comumente utilizada para desenvolver websites dinâmicos. De forma simples, explica conceitos de CSS e JavaScript, além de apresentar o banco de dados MySQL 5.5.

7. JavaScript Descomplicado – Programação para a Web, IOT e Dispositivos Móveis

O livro JavaScript Descomplicado – Programação para a Web, IOT e Dispositivos Móveis apresenta os conceitos fundamentais que possibilitam aplicações para a web, além de ferramentas e frameworks mais empregados. Aqui, você verá soluções para as tecnologias mais recentes.

8. Projetos com Python e Arduino

Projetos com Python e Arduino aborda essas duas tecnologias gratuitas, que são acessíveis para profissionais e entusiastas. Você verá aqui conceitos básicos de eletrônica e programação, sendo a obra indicada até mesmo para iniciantes.

Agora que você conhece o Dia do Programador, continue no blog e confira o nosso guia completo sobre Internet das Coisas!

Você também pode gostar

Artigos em destaque