Conceito, classificação e leituras sobre elementos de máquina

Neste artigo, você vai entender mais sobre elementos de máquina. Explicaremos como os elementos são classificados, quais suas funções e mais!
elementos de máquina: pequenas engrenagens

Se você se interessa por engenharia, provavelmente já ouviu falar de elementos de máquina. Trata-se de um tema essencial, pois constitui a base para o funcionamento de novas tecnologias.

Em geral, as máquinas são criadas com o objetivo de realizar um trabalho. Com frequência, elas facilitam a nossa vida, fazendo estas funções de maneira padronizada e eficiente.

Antes de ficarem prontas, elas passam por um processo de desenvolvimento, que envolve, é claro, a atividade humana. Estes aparelhos são projetados parte a parte pois são formados por sistemas que atuam, de forma harmônica e ordenada, para garantir um bom desempenho.

É aí que entram os elementos de máquina! Eles são as unidades que, atuando em conjunto, asseguram o funcionamento do todo.

Neste artigo, você vai entender mais sobre estes componentes. Explicaremos, de maneira detalhada, como os elementos de máquinas são classificados, quais suas funções e também traremos exemplos. Ao final do texto, indicaremos uma obra para você se aprofundar no assunto. Vamos lá?

Quais são os elementos de máquina?

Elementos de máquina são componentes unitários que, em conjunto com outros, formam sistemas elementares em uma máquina.

Em outras palavras, eles são as unidades que, combinadas com os demais elementos, compõem um conjunto, que permite que a máquina funcione corretamente, realizando o trabalho para o qual foi projetada. 

Como exemplos de elementos de máquinas, temos:

  • Parafusos;
  • Porcas;
  • Engrenagens;
  • Polias;
  • Eixos;
  • Molas;
  • Rolamentos; entre outros.

A seleção, dimensionamento e qualidade da fabricação destes elementos são essenciais para o correto funcionamento da máquina, de modo que ela atenda os requisitos esperados e tenha uma boa vida útil. Portanto, eles são a base para o funcionamento do projeto, sendo fundamentais para a sua eficiência. 

Veja também: Tecnologia e meio ambiente – Como as inovações podem salvar o planeta?

Banner Black November: clique para acessar!

Como são classificados os elementos de máquina?

Os elementos de máquina podem ser classificados de acordo com sua função nas seguintes categorias:

  1. Elementos de fixação;
  2. Elementos de transmissão;
  3. Elementos de apoio.

Saiba mais:

1. Elementos de fixação

Por mais simples que sejam, todas as máquinas precisam que suas peças sejam unidas, formando um todo. Os elementos de fixação têm justamente esta função: a de unir as peças, fixá-las umas às outras.

Eles podem ser de dois tipos: móveis ou permanentes. No primeiro caso, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados, sem causar danos às peças que foram unidas. Como o nome indica, existe uma mobilidade.

Já os elementos de fixação permanentes são colocados de maneira definitiva: sua remoção faz com que eles fiquem inutilizáveis, e também pode causar danos permanentes à peça. 

Como exemplos, temos:

  • Elementos de fixação móveis: parafusos, porcas, chavetas e arruelas;
  • Elementos de fixação permanentes: rebites e soldas.

O uso dos elementos de fixação deve ser feito com muito cuidado, pois geralmente são peças frágeis. Além disso, no momento de fazer o projeto da máquina, é necessário escolher o tipo certo destes elementos, de acordo com as peças que vão ser unidas. 

2. Elementos de transmissão

Os elementos de transmissão têm como função transferir potência e movimento a outra parte da máquina. Ou seja, a partir desses componentes unitários, são montados sistemas de transmissão, cujo objetivo é a transferência de energia.

São exemplos desses elementos:

  • Polias;
  • Correias;
  • Engrenagens;
  • Correntes;
  • Eixos.

3. Elementos de apoio

Os elementos de apoio têm como objetivo servir de suporte, reduzir atritos e desgastes, e amortecer choques ou vibrações. Eles garantem um movimento fluido à máquina, permitindo seu correto funcionamento.

São elementos de apoio:

  • Guias;
  • Buchas;
  • Rolamentos;
  • Mancais.

Leia também: Entenda o que é tecnologia da informação e quais suas áreas de atuação

Para que servem os elementos de máquinas?

Os elementos de máquina são a base para o funcionamento desses equipamentos. Se pensarmos a partir da classificação anterior, fica evidente a importância de cada um destes componentes.

Afinal, são eles que garantem que as diferentes peças sejam unidas corretamente, que exista transmissão de energia entre os vários sistemas e que todo o funcionamento ocorra de maneira fluida.

Desse modo, a escolha adequada dos elementos de máquina é essencial para uma boa performance do equipamento, e para que ele não apresente falhas. Tudo isso também contribui para prolongar a vida útil do aparelho.

Confira também: O que são cidades inteligentes?

O que se estuda em elementos de máquinas?

Em um curso ou disciplina de elementos de máquina, você aprenderá a:

  • Identificar os principais tipos destes componentes, utilizados no dia a dia da projeção de máquinas;
  • Compreender a função e a importância de cada uma das unidades para o funcionamento do sistema como um todo;
  • Distinguir elementos de fixação, transmissão e apoio;
  • Avaliar qual é o melhor elemento para uma função específica dentro da máquina, trabalhando em projetos;
  • Compreender e interpretar catálogos e manuais de fabricantes, selecionando peças e elementos de forma adequada;
  • Elaborar projetos, dimensionamentos, especificações e desenhos técnicos;
  • Diagnosticar problemas e propor soluções.

Em resumo, você terá um conhecimento específico a respeito do funcionamento das máquinas, sabendo como cada elemento dela contribui para o sistema.

Leia também: 10 indicações de livros para o Dia da Indústria

Conheça a obra “Elementos de Máquina”

Ficou interessado neste assunto, e quer um material para iniciar seus estudos? Nesse caso, a obra “Elementos de Máquina – 11ª Edição”, do professor Sarkis Melconian, é ideal para você.

Publicado pela Editora Érica, que produz títulos de qualidade para o ensino técnico e profissionalizante, este livro traz um conteúdo completo sobre todos os aspectos dos elementos de máquina.

Assim, trata, de forma didática e estruturada, sobre o dimensionamento dos diferentes elementos de construção de máquinas, para serem utilizados nas diversas modalidades da engenharia, como a mecânica, mecatrônica, naval, aeronáutica, eletrotécnica, automação, entre outras.

O conteúdo da obra está totalmente desenvolvido no Sistema Internacional e conta com exemplos resolvidos. Nesta 11ª edição, o projeto gráfico foi reformulado, e novos exercícios foram adicionados. A Editora Érica disponibiliza este título em duas versões: física e digital. 

Então se você se concentra melhor com o texto no papel, e gosta de fazer anotações com caneta, colar notas adesivas, opte, é claro, pelo livro físico. Entretanto, se você quer uma opção mais prática, que você possa ler em qualquer lugar, por meio de dispositivos portáteis como o celular, opte pelo livro digital.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre elementos de máquina. Continue no nosso blog, e confira este post sobre as principais linguagens de programação!

Você também pode gostar

Artigos em destaque