Confira nossa seleção dos 10 melhores livros de programação!

Livros de programação: homem trabalha com código

Com os livros de programação que selecionamos, você consegue potencializar seus conhecimentos!

O mercado de programação é um dos que mais cresce no Brasil. Uma prova desse crescimento é o número de novas vagas abertas anualmente. De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), serão necessários cerca de 420 mil profissionais no setor de Tecnologia da Informação (TI) até 2022

Não à toa, esse é um dos setores que mais oferece oportunidades de crescimento para os funcionários. O LinkedIn divulgou, em janeiro, a lista anual de profissões mais promissoras para 2022, e diversas áreas da tecnologia que trabalham com programação integraram o ranking. 

Alguns exemplos são a Engenharia de Software, a Ciência de Dados e o Machine Learning, além de muitas outras. E o que essas profissões têm em comum? Todas exigem conhecimentos pelo menos básicos em programação.

Se você quer aprender a programar ou mesmo se já iniciou essa jornada, é importante estar atento a materiais que podem te ajudar a ganhar mais experiência e conhecimento. Por isso, separamos os 10 principais livros sobre o assunto.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender por que estudar programação usando livros e quais são os essenciais para montar a sua biblioteca. Confira!

Por que livros de programação são ideais para iniciantes?

Se você tem interesse em entrar no setor de TI, provavelmente já sabe que é preciso estar sempre em dia com as novas tecnologias. Por isso, talvez se pergunte: por que começar a estudar por livros, se eles podem ficar ultrapassados rapidamente?

A verdade é que os livros de programação são uma ótima fonte de conhecimento, ainda que as tecnologias sofram mudanças ao longo dos anos.

E isso acontece porque eles ensinam mais do que o código puro e simples; os livros contam também com resoluções de problemas comuns, dicas de carreiras, desafios de programação — e mais!

Desse modo, estudar por meio dos livros de programação é uma maneira de ter contato com dicas preciosas de especialistas em um determinado assunto. É claro que isso não exime o estudante de se manter atualizado — mas não significa que aquele conhecimento ficará obsoleto assim tão depressa.

Outro importante motivo para apostar nos livros de programação é o fato de eles serem escritos por pessoas renomadas em determinada área. As informações que encontramos na internet, apesar de muito úteis e importantes, nem sempre vêm de uma fonte que conhecemos e sabemos ser confiável.

Com os livros, não corremos esses riscos, pois o processo de publicação implica uma ampla revisão e dá maior confiança ao que está sendo ensinado.

Por fim, os livros de programação são ideais para iniciantes porque dão estrutura para o conhecimento que ainda está sendo adquirido. As pesquisas independentes são parte essencial do processo de aprendizagem, mas é importante que o estudante de programação possa procurar respostas ou explicações de maneira ordenada e que fica “guardada” em um lugar de fácil acesso.

Assim, nos momentos de dúvida ou de desafios mais complexos, podemos voltar a esse material sem nos preocuparmos em encontrar novamente aquele site ou aquele vídeo, já perdido nas muitas abas abertas. Ou seja: conseguimos ter um aprendizado mais linear.

Livros de programação: conheça os 10 mais indicados!

Agora que você já sabe por que estudar usando livros de programação, está na hora de conhecer alguns dos livros mais indicados no mercado. Na lista abaixo, falamos brevemente sobre cada uma dessas obras e os públicos para quem elas podem ser mais interessantes. Confira!

1. Algoritmos e programação em linguagem C

Livros de Programação: capa de livro

Este livro trata dos algoritmos básicos de sequência, decisão e repetição, inclusive diagramas de bloco e tópicos relativos a estruturas de dados. como:

  • Structs;
  • Funções;
  • Vetores e matrizes;
  • Listas;
  • Pilhas;
  • Filas;
  • Arquivos;
  • Ponteiros;
  • Alocação dinâmica de memória.

O autor, Renato Kraide Soffner, trabalha de forma eficaz os conceitos, princípios, técnicas e ferramentas utilizados na programação de computadores por meio da abordagem estruturada.  Inclui o desenvolvimento de algoritmos e sua implementação utilizando linguagem procedural, com estruturas de controle de decisão e repetição. 

Seus principais objetivo são:

  1. Capacitar o leitor a desenvolver algoritmos de manipulação de estruturas de dados básicas (vetores, matrizes, registros e listas);
  2. Ajudá-lo a armazenar e acessar informações em arquivos;
  3. Além de apresentar os principais algoritmos de ordenação e busca.

2. Programação Web com plataforma Java

Livros de Programação: capa de livro

Este livro apresenta as informações necessárias para que a pessoa estudante de programação possa implementar uma aplicação web utilizando a plataforma Java.

Contém vários exercícios resolvidos, a partir dos quais é possível aplicar os conceitos explicados no texto. Cada listagem é descrita detalhadamente para mostrar como o computador executa determinado programa. 

O livro também apresenta os conceitos fundamentais da orientação a objetos do ponto de vista prático, e para a criação de páginas usando as linguagens HTML, CSS, JavaScript, JSP, além das aplicações dos servlets no desenvolvimento web. Apresenta, ainda, os conceitos mais importantes sobre banco de dados e o acesso a eles a partir de aplicações escritas em JSP. 

Por fim, possui exercícios no final de cada capítulo para a fixação do aprendizado. O conteúdo pode ser interessante sobretudo para alunos de:

  • Computação Gráfica;
  • Informática;
  • Informática para Internet;
  • Programação de Jogos Digitais, entre outros.

3. Algoritmos e lógica de programação em C

Livros de Programação: capa de livro

Silvio do Lado Pereira é especialista na área, professor universitário, mestre e doutor em Ciência da Computação. Neste livro, ele visa a apresentar uma abordagem mais didática do tema, usando o fluxograma como ferramenta básica para a introdução dos conceitos de sequência, seleção e repetição. 

O professor destaca:

  • O algoritmo computacional;
  • As técnicas para projeto de algoritmos estruturados;
  • Os comandos para implementação de algoritmos em C;
  • A manipulação de dados em C;
  • Os conceitos essenciais de programação, macros e funções, strings e matrizes.

Além disso, traz exemplos de aplicação codificados em linguagem C que podem ser executados:

  • Em Windows, usando o compilador gratuito Pelles C;
  • Ou em Unix/Linux, usando os compiladores CC e GCC.

Além disso, apresenta exercícios para fixação dos assuntos estudados. Por isso, é útil a estudantes e programadores em geral.

4. Java 8: Programação de Computadores

Livros de Programação: capa de livro

O principal objetivo deste livro é explicar a Programação Orientada a Objetos (POO) e incluir princípios de classe, objeto, atributo e método. Ele também esclarece dúvidas sobre a POO Aplicada e detalha questões como:

  • Herança;
  • Encapsulamento;
  • Escopo;
  • Visibilidade;
  • Poliformismo;
  • Construtores;
  • Finalizadores. 

Comenta a estrutura funcional básica, como plataforma de trabalho e etapas de criação de programas, analisa as programações sequenciais, com decisões e com laços, além de linhas de comentário e operações de conversão de tipos de dados. 

Também contempla métodos de operações matemáticas, manipulação de cadeias de caracteres e conversão de tipos de dados, além de abordar o conceito de métodos e pacotes e os tipos de arranjos. Por fim, discorre sobre interface gráfica básica, interatividade, formulário com a Classe JFrame e as aplicações contextualizadas.

É indicado para estudantes dos cursos de:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Demais níveis que estejam envolvidos com o estudo do paradigma da programação orientada a objetos.

5. JavaScript Descomplicado: Programação para a Web, IOT e Dispositivos Móveis

Livros de Programação: capa de livro

Este livro apresenta os conceitos fundamentais que possibilitam aplicações para a web, além de ferramentas e frameworks mais empregados na área, incluindo o uso de sistemas de bancos de dados para realizar o armazenamento das informações. 

Trata das mudanças tecnológicas atuais, do desenvolvimento de soluções para a Internet das Coisas (IoT), e também do uso da linguagem JavaScript no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

6. Aplicativos com Bootstrap e Angular

Livros de Programação: capa de livro

Dividida em três partes, este livro apresenta:

  1. Na primeira parte, uma breve introdução ao JavaScript e ao jQuery, linguagens fundamentais ao desenvolvimento web, e mostra as funcionalidades de HTML5. 
  2. Na segunda parte, o framework Bootstrap, utilizado para construir interfaces web e implementar o design responsivo, e o Phonegap e o Phonegap Build, ferramentas de execução do aplicativo diretamente no dispositivo móvel. 
  3. Na terceira parte, o AngularJS e o Angular, duas versões do framework utilizadas para programação de aplicativos de página única multiplataforma.

7. Projetos com Python e Arduino

Livros de Programação: capa de livro

Arduino e Python são duas tecnologias gratuitas e com o objetivo principal de serem acessíveis para todos.

Também são utilizados por muitos profissionais e entusiastas em tecnologia. O Arduíno é uma importante plataforma de prototipagem, enquanto o Python é uma das linguagens que mais cresce no mercado.

Esta obra apresenta projetos que unem essas tecnologias com o objetivo de criar projetos didáticos, mas que podem ser utilizados ou adaptados para diversos fins.

Os projetos apresentados aqui abordam conceitos básicos de eletrônica e programação, utilizando LEDs, botões e sensores, assim como projetos mais avançados, utilizando interface gráfica e voltados à Internet das Coisas (IoT).

A abordagem prática adotada neste livro pode auxiliar desde o iniciante, que não possui conhecimentos em programação e eletrônica, até pessoas com conhecimentos avançados na área, mas que nunca fizeram projetos unindo Arduino e Python. 

8. Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas

Presente em nosso cotidiano de diversas formas, a matemática é a base para a ciência da computação. O objetivo desta obra, portanto, é ajudar o leitor a perceber e entender essa relação.

Isso é feito por meio de um passeio pela matemática que incentive a resolução de problemas do cotidiano (modelagem matemática dos problemas) e a associação com a computação por meio de resoluções com o uso de planilhas eletrônicas e da programação (emprego de fluxogramas, algoritmos e programação em C/C++). 

A obra conta, ainda, com diversos exercícios que auxiliam na fixação e assimilação dos conteúdos.

9. Programação de Computadores Com C#

Livros de Programação: capa de livro

Este livro aborda, de maneira geral, a linguagem C# (Visual Studio 2013 Express) e a plataforma .NET.

Traz os significados de entrada, processamento, saída, tipos de dados, variáveis, constantes, operadores aritméticos e expressões aritméticas. Apresenta:

  1. Os conceitos de condição, decisão e operadores relacionais e lógicos;
  2. As técnicas de uso de laço condicional e incondicional;
  3. A técnica de programação com matrizes unidimensionais, bidimensionais, dinâmicas e com registros. 

Além disso, apresenta conceitos de operações de ordenação e pesquisa. Também explica a organização de um programa em subrotinas e oferece uma introdução prática sobre programação orientada a objetos, com detalhes sobre classes, estruturas, campos, métodos, encapsulamento, herança e polimorfismo.

10. Introdução à Pesquisa Operacional

Livros de Programação: capa de livro

Tomar decisões competitivas não é tarefa fácil, considerando-se a velocidade das transformações e as inúmeras variáveis em jogo. Para trazer maior fundamentação às decisões é que existem as modelagens matemáticas. 

A proposta deste livro é apresentar, de forma moderna e didática, a pesquisa operacional àqueles que estão iniciando seus estudos na área, mostrando como a aplicação de matemática no dia a dia gerencial pode auxiliar na tomada de decisão. 

Sempre associando teoria à prática, o autor:

  1. Apresenta os principais algoritmos de otimização da programação linear;
  2. Discorre sobre os métodos gráfico e algébrico de resolução de problemas de programação linear;
  3. Trata das questões da dualidade, da interpretação econômica de modelos e da análise de sensibilidade;
  4. Oferece, ainda, um tutorial para utilização da ferramenta Solver na solução dos modelos de otimização. 

Como estudar programação com livros?

Ficou interessado em estudar programação com livros? Então é hora de colocar a mão na massa.

Em primeiro lugar, é necessário saber qual área te interessa mais. Afinal, é preciso selecionar os materiais mais interessantes e começar a encontrar lacunas de aprendizado.

Uma vez escolhida a sua área de atuação e a linguagem de programação que você deseja entender melhor, é hora de dedicar um tempo diário ao estudo. Uma dica é separar 30 minutos apenas para a leitura, e, se necessário, outros 30 para a resolução de exercícios práticos.

Por fim, não deixe de buscar conhecimentos também fora dos livros! Explore a internet, fale com profissionais da área, faça desafios e pesquise muito. Dessa forma, o seu aprendizado acontecerá de maneira muito mais fácil. 

Se você se interessou pelo assunto e quer entender mais sobre tecnologia, não deixe de conferir também os benefícios da tecnologia na educação!

Você também pode gostar

Artigos em destaque