Apresentando o Saraiva Conecta: a plataforma que vai transformar suas leituras!

Saraiva Conecta: computador com livros

Neste post você vai conhecer melhor o Saraiva Conecta, a plataforma digital que traz materiais complementares aos livros da Saraiva Educação!

Em um mundo cada vez mais virtual, é natural que utilizemos a internet para diversas tarefas. Conversar, assistir a filmes, estudar, fazer pesquisas, nos informar… Tudo isso tem sido cada vez mais mediado por telas.

Segundo a última pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios), 83% das residências no Brasil têm acesso à internet. 

Entre as atividades de educação, 45% das pessoas usam a internet para pesquisas escolares e 44% estudam por conta própria através dela.

Já pegou o celular para pesquisar sobre aquela matéria que você não estava entendendo tão bem? Ou assistiu a um vídeo explicando um assunto difícil? E, durante a leitura de um livro, usou a internet para buscar material adicional, por exemplo?

Cada vez mais as pessoas têm procurado outras formas de aprender. Os livros continuam sendo fundamentais nessa jornada, pois oferecem materiais completos e de qualidade. Mas, com os avanços digitais, o aprendizado não para por aí.

Videoaulas, vídeos com questões resolvidas, lives para tirar dúvidas, todos esses recursos têm sido demandados pelos estudantes. Afinal, a internet faz parte da nossa rotina, e podemos usar essa ferramenta poderosa a favor da educação e de sua democratização.

O que é o Saraiva Conecta?

Pensando nesse quadro de transformações das relações, a Saraiva Educação criou o Saraiva Conecta. 

O Saraiva Conecta é uma plataforma digital que oferece materiais complementares às obras do acervo da Saraiva Educação. Atualmente, possui mais de 30 mil usuários e mais de 400 obras com conteúdos extras

Os tipos de materiais complementares disponíveis no Saraiva Conecta são:

  • Videoaulas;
  • Gravações de lives ou palestras;
  • Resolução de exercícios práticos em forma de vídeo;
  • Conteúdos adicionais, como questões em PDF;
  • Áudios;
  • Slides de palestras. 
Saraiva Conecta: tela da plataforma

O ambiente virtual é totalmente colaborativo. Isto é, leitores podem avaliar os livros, deixando comentários. Além disso, é possível compartilhar os títulos em suas redes sociais.

Já os autores podem ter uma resposta de seu público. Por meio dos comentários, eles têm acesso às impressões dos leitores sobre a obra: suas dificuldades, em quais aspectos ela auxiliou e como pode melhorar. 

Dessa forma, podem pensar em como realizar mudanças para uma próxima edição. Também conseguem atualizar suas obras em tempo real, adicionando materiais complementares em diversos formatos.  

Portanto, toda a relação com o livro é repensada: ele não acaba logo após a leitura, de modo que seu conteúdo é aprofundado por meio de diversos materiais digitais. Autor e leitor ficam mais próximos e conectados, utilizando a plataforma virtual para trocas e diálogos. 

Para quem foi pensado o Saraiva Conecta?

O Saraiva Conecta transforma todo o relacionamento dos envolvidos no ecossistema dos livros da Saraiva Educação. Ele foi pensado para:

  • Leitores;
  • Autores;
  • Professores.

Confira como o Saraiva Conecta transforma a experiência de cada um desses atores abaixo:

Leitores

Os leitores conseguem acessar os materiais complementares das obras adquiridas. Videoaulas, slides com resumos, exercícios resolvidos — todas essas ferramentas contribuem para ampliar seu aprendizado.

Eles também podem fazer uma busca por todo o catálogo da Saraiva Educação, encontrando obras que atendam às suas necessidades.

O recurso de avaliação conecta ainda mais estudantes com os autores. Eles conseguem dar nota às obras e comentar sobre elas. Por fim, podem compartilhar suas leituras nas redes sociais, ampliando o alcance dos livros. 

Autores

Os autores têm a possibilidade de atualizar sua obra a qualquer momento, disponibilizando conteúdos no Saraiva Conecta. Assim, a obra não fica parada após o término da leitura, mantendo-se sempre viva e em interação com os leitores.

Há também o feedback dos usuários, que fica centralizado em uma única plataforma. Desse modo, os autores conseguem saber os pontos em que podem aprimorar a obra em uma futura edição. Ou até mesmo fazer upload de material adicional, em texto, vídeo ou áudio, para complementar seus livros.

Professores

Uma das tarefas difíceis na vida dos professores é encontrar obras de qualidade, com conteúdo confiável, para servir de apoio às suas disciplinas. 

Nesse contexto, o Saraiva Conecta é uma solução muito útil na vida dos professores. Lá eles podem visualizar toda a composição de nosso catálogo, constituído de livros de autores renomados em diversas áreas, como Direito, Economia e Administração.

Podem fazer buscas e filtragens, encontrando o conteúdo necessário para a bibliografia de seu curso.

Transformação das relações entre leitores, autores e professores

Portanto, em uma plataforma unificada, os usuários do Saraiva Conecta conseguem compartilhar e adquirir conhecimento e se aprofundar nos conteúdos dos livros. Além disso, encontram facilmente informações sobre todas as obras que compõem os selos da Saraiva Educação.

Assim, este ambiente virtual oferece uma experiência de leitura mais imersiva, utilizando das tecnologias digitais de modo a enriquecer o aprendizado dos leitores. 

Por outro lado, as distâncias entre leitores e autores são encurtadas, de forma que os últimos podem utilizar a plataforma para se aproximar de seu público. 

Já os professores encontram um grande acervo online para enriquecer a bibliografia de suas disciplinas.

Como funciona o Saraiva Conecta?

O Saraiva Conecta pode ser acessado por qualquer aparelho digital com internet, como celular, notebooks e tablets

A plataforma apresenta dois ambientes: 

  1. Ambiente pré-login: não exige que o usuário crie uma conta; 
  2. Ambiente logado: para aqueles que já fazem parte do Saraiva Conecta.

Ambiente pré-login

No ambiente pré-login, o internauta consegue visualizar todo o catálogo da Saraiva Educação. É possível fazer buscas e filtragens, ler as fichas técnicas das obras e as avaliações dos leitores. 

Além disso, se quiser adquirir um livro, ele consegue ser redirecionado rapidamente para uma página do nosso e-commerce ou para a Amazon, no caso de obras digitais.

É possível também compartilhar a página das obras pelas redes sociais, como Facebook, Twitter ou Whatsapp.

Ambiente logado

Já no ambiente logado, o usuário consegue facilmente habilitar e visualizar o material complementar das obras adquiridas. Basta clicar em “Ativar materiais”, no canto superior esquerdo da interface principal.

O leitor também recebe recomendações, baseadas no seu comportamento de ativação de livros. Pode favoritar títulos, adicionando-os à lista de desejos, e deixar uma avaliação (com texto e uma nota em estrelas). 

Cada uma das funcionalidades é explicada em detalhes no próximo tópico.

Quais são as funcionalidades do Saraiva Conecta?

Na lista abaixo, confira todas as funcionalidades do Saraiva Conecta:

  1. Acesso a materiais complementares;
  2. Atualização das obras em tempo real;
  3. Visualização do catálogo e fichas técnicas;
  4. Ferramenta de busca e filtragem;
  5. Criação de lista de desejos;
  6. Avaliação de livros;
  7. Compartilhamento de obras em redes sociais.

Conheça melhor cada uma delas abaixo:

1. Acesso a materiais complementares

Ao adquirir uma obra da Saraiva Educação, o leitor pode ativar seu material complementar. Assim, ele consegue desbloquear todo o conteúdo extra no Saraiva Conecta.

Isso pode acontecer de duas formas:

  • Via link de ativação;
  • Via cupom de ativação.

Via link de ativação

É bem simples: basta jogar o link de ativação do navegador!

Via cupom de ativação

Nessa opção, o usuário deve clicar em “Ativar materiais” no painel à esquerda e digitar o cupom de acesso. Este cupom consta da primeira página de algumas obras.

Saraiva Conecta: tela da plataforma

Os materiais complementares são de diversos tipos, idealizados pelo autor de cada obra a fim de enriquecer a experiência de leitura do usuário. Assim, o leitor pode ter acesso a videoaulas, exercícios com resolução, e conteúdos extras atualizados.

Por exemplo, o livro “Direito Constitucional Esquematizado”, de Pedro Lenza, tem diversos conteúdos adicionais, como:

  • Vídeo de abertura;
  • Videoaula;
  • Download de questões em formato PDF;
  • Resolução das questões em vídeo.
Saraiva Conecta: tela da plataforma

2. Atualização das obras em tempo real

Os autores têm a possibilidade de acrescentar materiais complementares aos livros a qualquer momento, inclusive após o lançamento.

É uma maneira de deixar a obra sempre atualizada, colocando conteúdos adicionais em diferentes formatos.

Além disso, os autores podem se aprofundar em aspectos do livro, utilizando de recursos audiovisuais e enriquecendo, assim, a experiência de leitura. 

A obra ganha outras camadas e possibilidades, além daquelas disponíveis via texto!  

3. Visualização do catálogo e fichas técnicas

Todo o catálogo da Saraiva Educação fica disponível no Saraiva Conecta, inclusive para aqueles que não possuem cadastro na plataforma. 

É possível ler as fichas técnicas, que contêm a sinopse da obra e informações específicas sobre a edição. Também é possível ver o selo ao qual ela pertence e a data de lançamento.

No painel esquerdo, por meio da ferramenta “Categoria de livros”, o usuário consegue filtrar as obras por diferentes assuntos. Por exemplo: Administração, Direito, Economia, entre outros.

O internauta também consegue visualizar as avaliações dos outros leitores a respeito da obra. Se quiser adquiri-la, é facilmente redirecionado para uma página de e-commerce, ao clicar em “Quero adquirir”.

Saraiva Conecta: tela da plataforma

4. Ferramenta de busca e filtragem

Na barra superior da plataforma, o usuário do Saraiva Conecta consegue facilmente fazer uma busca por todo o catálogo, digitando algumas palavras-chave. Além da pesquisa geral, ele pode fazer buscas específicas por título, autor e ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro).

Se a busca gerar uma grande quantidade de resultados, é possível fazer uma filtragem. Assim, o leitor consegue limitar o número de obras mostradas por página e fazer filtros por selo da Saraiva Educação (como Saraiva Uni, Saraiva Jur, Benvirá, Érica e Expressa) e formato (digital ou impresso).

Saraiva Conecta: tela da plataforma

5. Criação de lista de desejos

A possibilidade de navegar livremente por todo o catálogo da Saraiva Educação pode fazer com que os leitores conheçam, de maneira ágil e assertiva, as obras que gostariam de ler. É fácil guardar esses títulos, criando uma lista de desejos.

Basta que o usuário clique no ícone de coração, localizado próximo à capa do livro. Para consultar todos os títulos anotados, é só acessar a lista de desejos, pelo painel à esquerda.

Saraiva Conecta: tela da plataforma

De maneira simples e prática, o leitor cria uma pilha de livros para ler no futuro!

6. Avaliação de livros

Pensando em aproximar leitores e autores, o Saraiva Conecta tem o recurso de avaliação de livros. Por meio dele, qualquer usuário consegue deixar comentários sobre o título que leu, além de uma avaliação em estrelas.

Para isso, é só clicar em “Avaliações” na página do livro, e, em seguida, em “Escreva uma avaliação”.

Saraiva Conecta: tela da plataforma

Os autores conseguem ter um feedback de seu público, pensando em possibilidades de aprimorar a obra. Além disso, podem elaborar materiais complementares, de acordo com a demanda dos leitores.

7. Compartilhamento de obras em redes sociais

Na página de cada livro, os leitores também conseguem compartilhar a obra por e-mail ou em suas redes sociais: Facebook, Twitter e Whatsapp.

Clicando no ícone de compartilhamento, o usuário pode escolher a rede social de sua preferência. Caso queira, ele pode também escrever um texto falando sobre o título compartilhado.

Agora que você conheceu a plataforma Saraiva Conecta e todas as suas funcionalidades, que tal conhecer mais sobre os lançamentos da Saraiva Educação?

Você também pode gostar

Artigos em destaque