Você já conhece a legislação de bolso? Saiba quais são as vantagens e como escolher a sua!

A legislação de bolso é uma excelente opção para os juristas e advogados que buscam praticidade no seu cotidiano. Confira!
legislação de bolso: advogados em sala de escritório

De fato, o estudante de direito, assim como o advogado, precisam utilizar a legislação por diversas razões, seja para estudos ou para embasar a prática jurídica. 

Em primeiro lugar, o conhecimento e a compreensão da legislação são fundamentais para a prática da advocacia e para a atuação no sistema judiciário. Os livros de legislação são fontes confiáveis e atualizadas para se ter acesso às leis, regulamentos e jurisprudências que regem a prática do direito, bem como para possibilitar sua compreensão e a consulta.

No entanto, utilizar legislações muito grandes e pesadas pode se mostrar um dificultador. Por isso, as legislações de bolso são uma excelente opção para os juristas e advogados que buscam praticidade no seu cotidiano. Confira tudo sobre legislação de bolso neste artigo!

O que é uma legislação de bolso?

Uma legislação de bolso é um livro ou uma coleção de leis que são frequentemente utilizados por profissionais do direito, estudantes e outras pessoas que precisam ter acesso rápido e fácil a informações jurídicas. 

Esses livros de direito costumam ser compactos e portáteis, cabendo facilmente em um bolso ou bolsa, e são projetados para serem facilmente consultados em qualquer lugar.

As legislações de bolso podem conter um conjunto de leis específicas, como o Código Civil, o Código Penal ou o Código de Processo Civil, ou podem incluir leis e regulamentos mais amplos, como uma coletânea de leis trabalhistas ou tributárias. 

Essas Legislações de Bolso, quando produzidas por editoras confiáveis, como a SaraivaJur, são frequentemente atualizadas para refletir as mudanças mais recentes na legislação, garantindo que as informações contidas neles estejam sempre em vigência.

É possível, ainda, que a Legislação de Bolso se apresente de forma mais completa, ainda que menos portátil por sua extensão, como ocorre, por exemplo, com o Vade Mecum compacto, que contém as principais normas necessárias para estudantes e profissionais da área. Sua versão é menor e mais fácil de transportar do que a tradicional, que pode ter centenas ou até mesmo milhares de páginas.

Para usufruir dos benefícios de acessar a Legislação de forma completa, atualizada e portátil, confira o Vade Mecum Saraiva Compacto – 26ª Edição 2023

A obra reúne as normas mais utilizadas e sua estrutura foi pensada de forma a proporcionar o maior número de diplomas legislativos sem comprometer a legibilidade e o trabalho editorial. A edição traz ainda notas de correlação entre as matérias, assim como índices multifuncionais, que permitem rápida localização de qualquer assunto por ordem alfabética, cronológica, número do diploma ou tema.

Leia também: Conheça os 4 selos Saraiva Educação

banner aprovação OAB: clique para baixar!

Quais são as vantagens de uma legislação de bolso?

Uma legislação de bolso contém uma seleção das leis e regulamentos mais importantes de determinado tema, apresentados em um formato compacto e fácil de transportar. Algumas das vantagens de ter uma legislação de bolso incluem:

  1. Acesso rápido e fácil às leis;
  2. Economia de tempo;
  3. Facilidade de transporte;
  4. Atualização constante; e
  5. Custo-benefício.

Entenda:

Acesso rápido e fácil às leis

Com uma legislação de bolso, é possível ter acesso rápido e fácil às leis mais importantes em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso é particularmente útil para profissionais que precisam consultar as leis regularmente, como advogados, juízes, policiais, contadores e outros.

Economia de tempo

Com uma legislação de bolso, não é necessário gastar tempo procurando informações em livros volumosos ou na internet. A informação está prontamente disponível em um formato compacto e organizado, o que economiza tempo e esforço.

Facilidade de transporte

A legislação de bolso é fácil de transportar e pode ser levada em uma bolsa, pasta ou até mesmo no bolso. Isso é particularmente útil para pessoas que precisam se deslocar durante o dia, viajar frequentemente, ou que trabalham em diferentes locais.

Atualização constante

A legislação de bolso é frequentemente atualizada para refletir as mudanças nas leis e regulamentos. Isso significa que os profissionais têm acesso às informações mais atualizadas e precisas.

Custo-benefício

As legislações de bolso são geralmente mais baratas do que as publicações em formato tradicional. Isso faz com que sejam uma opção acessível para estudantes e profissionais que precisam consultar as leis regularmente.

Em resumo, uma legislação de bolso é uma ferramenta conveniente e prática.

Qual a melhor legislação de bolso?

Para garantir que seu material de estudo tenha qualidade, sistematicidade e completude, e seja corretamente atualizado, é fundamental estar atento à editora que a produz.

Uma boa editora jurídica é aquela que se dedica a publicar obras de alta qualidade técnica e acadêmica, com uma equipe de autores reconhecidos no meio jurídico e que trazem contribuições significativas para o debate e desenvolvimento do Direito, com o compromisso com a precisão e atualização das obras publicadas.

Por reunir todas estas características, a Editora Saraiva, por meio do Selo SaraivaJur, líder no mercado de livros jurídicos, apresenta as novas edições da sua série Legislação Saraiva de Bolso.

Por meio da coleção, o aluno ou profissional poderá adquirir manuais completos, sistemáticos, transportáveis e com qualidade consolidada no mercado, para facilitar seus estudos, para utilizar em provas e concursos e para otimizar sua consulta.

A seguir, confira algumas legislações de bolso Saraiva:

1. Código De Processo Civil – Legislação Saraiva De Bolso – 5ª Edição 2023;

2. CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – Legislação Saraiva de Bolso – 15ª Edição 2023;

3. Estatuto Da Pessoa Idosa – Legislação Saraiva De Bolso – 6ª Edição 2023.

Saiba mais: 

1. Código De Processo Civil – Legislação Saraiva De Bolso – 5ª Edição 2023

Esta obra é composta pela Lei n. 13.105, de 16/03/2015 (Código de Processo Civil), sem notas editoriais, para rápida consulta no dia a dia. Seu formato de bolso garante praticidade e portabilidade, tudo com a tradição e a qualidade Saraiva. 

Últimas atualizações no texto do CPC: 

  • Lei n. 14.365, de 02/06/2022 (art. 75 – Honorários advocatícios) 
  • Lei n. 14.341, de 18/05/2022 (art. 85 – Representação Judicial do Município).

2. CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – Legislação Saraiva de Bolso – 15ª Edição 2023

Esta obra, com data de fechamento em fevereiro de 2023, é composta pelo Decreto-lei n. 5.452, de 1.º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho), sem notas editoriais, para rápida consulta no dia a dia. Sua finalidade é divulgar os direitos e deveres dos cidadãos em seus aspectos trabalhistas.

Últimas atualizações no texto da CLT:

  • CIPA e ausência justificada ao serviço  (Lei n. 14.457, de 21-9-2022)
  • Teletrabalho (Lei n. 14.442, de 2-9-2022)
  • Anotações na CTPS (Lei n. 14.438, de 24-8-2022)

3. Estatuto Da Pessoa Idosa – Legislação Saraiva De Bolso – 6ª Edição 2023

Esta obra é composta pela Lei n. 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), sem notas editoriais, para rápida consulta no dia a dia.  Sua finalidade é divulgar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.  

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a legislação de bolso! Que tal conhecer o site da Editora do Direito e escolher a legislação de bolso mais adequada às suas necessidades? 

Você também pode gostar

Artigos em destaque