Confira os principais benefícios do Vade Mecum Compacto e saiba como utilizar!

Saiba o que é o Vade Mecum Compacto, quais as vantagens desse modelo e como escolher o melhor. Leia o artigo completo!
Vade Mecum Compacto: imagem de mulher jovem estudando

Todo estudante de Direito precisa conhecer as leis, afinal, no futuro você irá trabalhar diretamente com elas. Como saber todas as normas presentes no ordenamento jurídico é impossível, não há nada melhor que contar com um Vade Mecum Compacto durante e depois da graduação.

Seja nas aulas, nos estudos para a prova OAB e concursos abertos ou no cotidiano laboral do operador do Direito, ter acesso fácil às leis do país é imprescindível. No meio de tantas opções, o Vade Mecum Compacto pode ser a mais indicada para você, trazendo o conteúdo exato que será preciso em sua caminhada. 

Neste artigo, explicaremos o que é um Vade Mecum Compacto, quais as suas vantagens, e a melhor opção disponível: o Vade Mecum Saraiva Compacto, publicado pela Saraiva Jur. Boa leitura!

O que é um Vade Mecum compacto?

Inicialmente, é preciso definir o que é um Vade Mecum antes de chegarmos a sua versão compacta. 

Trata-se de um dos principais livros de Direito, que reúne uma coletânea de leis brasileiras, trazendo a Constituição Federal, seus códigos, como o Civil, o Penal e o do Consumidor e diversas outras normas que são importantes nas áreas do Direito e provavelmente serão necessárias para o estudante e para o profissional.

Como um compilado de legislações se torna uma obra extremamente extensa, uma versão mais resumida acaba se tornando útil para o operador do Direito. Surge aí o Vade Mecum Compacto, que faz uma seleção criteriosa do conteúdo fundamental para sua pesquisa, resultando em um livro mais tranquilo para se ter no cotidiano, que combina com seu nome traduzido “vai comigo”.

Leia também: Se você é calouro de Direito, confira dicas e leituras indispensáveis para o início do curso!

banner aprovação OAB: clique para baixar!

Quais as principais vantagens do Vade Mecum compacto?

Como a principal diferença entre o Vade Mecum compacto e o tradicional está em seu tamanho, as vantagens de contar com esse modelo provêm desta característica. Veja agora 4 benefícios deste tipo de compêndio:

  1. Mais leve;
  2. Menor;
  3. Mais barato;
  4. Sem exageros no conteúdo.

Confira cada vantagem a seguir:

1. Mais leve

Contar com o máximo possível de leis para consulta é ótimo, mas, infelizmente, isso se traduz em uma obra muito grande. Para quem precisa trabalhar durante o dia e depois ir para a faculdade, carregar uma bolsa pesada durante tanto tempo pode ser desgastante.

Nesse ponto, ter um Vade Mecum compacto é vantajoso, afinal, como se trata de uma versão reduzida, seu peso se torna menor. Assim, o estudante consegue carregar seu material de consulta com mais facilidade.

2. Menor

Indo ao encontro de ser mais leve, o tamanho reduzido também traz comodidade para o estudante que usa um Vade Mecum compacto. Além do pesar menos, essa versão é menor, o que garante que a compilação pode ser transportada com mais facilidade.

Com uma letra menor, um papel mais fino e um conteúdo reduzido, o Vade Mecum Compacto se torna menor que o Vade Mecum Saraiva Tradicional. Ele de fato vai com você, seja em mochilas, bolsas, ecobags, etc.

3. Mais barato

Aqui não tem surpresa: como tem um custo menor para ser fabricado, o Vade Mecum compacto chega até você com um preço mais barato. O produto é feito reduzindo gastos com papel e tinta, afinal, seu conteúdo é menor.

Com um material tão completo, os Vade Mecuns não costumam ser baratos, o que se torna um problema para muitos estudantes. A sua versão compacta pode ser a solução, sendo interessante fazer um comparativo de custo-benefício para ver se essa redução de conteúdo atende às suas necessidades ao mesmo tempo que fica mais leve no bolso.

4. Sem exageros no conteúdo

Ter um conteúdo completo, com muitas leis do nosso ordenamento jurídico, é ótimo! Mas será que é necessário contar com todas essas normas? Você realmente vai precisar consultar toda essa legislação?

Seja na faculdade, na hora das provas ou do trabalho, você precisará acessar leis específicas e limitadas. Com o Vade Mecum compacto é feito um trabalho de seleção do conteúdo para trazer aquilo que é fundamental, que de fato será útil para o operador do Direito.

Leia também: Saiba quais são os melhores livros de Direito Civil da atualidade!

Pode usar Vade Mecum compacto na OAB?

Como já explicamos, o Vade Mecum compacto só se difere da versão tradicional quanto  à extensão do conteúdo. Deste modo, a possibilidade de utilizar qualquer um dos dois no exame da OAB será a mesma, respeitadas as regras da prova, que estarão previstas no edital.

Para quem não sabe, a prova da OAB é composta por duas etapas, sendo a primeira sem consulta e a segunda com

Na OAB 1ª fase, o estudante irá responder 80 questões de múltipla escolha dos mais variados ramos do Direito, vistos em toda a sua graduação, sem o auxílio de nenhum material.

Já para a segunda fase OAB, na qual o futuro jurista estará diante de só uma área do Direito, previamente escolhida, a consulta é permitida. Ou seja, aqui, o estudante pode utilizar o Vade Mecum compacto, assim como o tradicional ou até mesmo um Vade Mecum temático.

Entretanto, é fundamental levar em consideração que a consulta só pode ser realizada na legislação seca, com um material sem jurisprudência ou doutrina. Além de tomar cuidado com a escolha do Vade Mecum com o conteúdo permitido, você também não poderá utilizá-lo caso ele contenha anotações.

Leia também: Confira 20 livros ideais para segunda fase OAB

Qual o melhor Vade Mecum compacto?

Sabemos que escolher um Vade Mecum pode ser difícil, tanto o modelo quanto a marca. Se você, depois de ver as vantagens neste texto, optou por um compacto, temos uma sugestão: invista no Vade Mecum Saraiva Compacto!

Esta edição é publicada pelo selo Saraiva Jur, que tem experiência na produção de livro jurídico. Confira os diferenciais que tornam a obra a melhor opção do mercado:

  1. Confiabilidade;
  2. Estrutura e organização;
  3. Atualização;
  4. Conteúdos digitais.

Entenda em detalhes:

1. Confiabilidade

Como vimos, o Vade Mecum Compacto é uma versão mais resumida, comparada ao modelo tradicional. Assim, ele traz a legislação que é fundamental para o cotidiano do estudante e do operador de Direito.

Nesta edição da Saraiva Jur, as leis são criteriosamente selecionadas por especialistas, tendo como base editais de concursos e da OAB, além da consulta básica de rotina dos advogados.

Sendo assim, o material que você terá em mãos é conhecido por sua confiabilidade. A Saraiva Jur tem experiência na produção destes livros e é, há mais de 105 anos, líder de mercado neste setor. 

O selo jurídico da Saraiva Educação conhece as necessidades de seu público, produzindo obras que as atendem. Em suma, você pode confiar no conteúdo do Vade Mecum Saraiva Compacto.

Veja também: Nossa seleção de 30 livros para advogados

2. Estrutura e organização

A estrutura do Vade Mecum Saraiva Compacto foi pensada de forma a proporcionar o maior número de diplomas legislativos sem comprometer a legibilidade e o trabalho editorial.

A obra conta com uma série de recursos de organização, que tornam a consulta muito ágil. São eles:

  • Notas de correlação;
  • Índices multifuncionais, que permitem a localização rápida de qualquer assunto por ordem alfabética, cronológica, pelo número do diploma ou por seu tema.

Desse modo, manusear seu Vade é uma tarefa simples. Isso é essencial para que você não perca tempo na pesquisa, seja no seu dia a dia no trabalho, ou durante os exames. 

Confira também: Preparando-se para o exame de Ordem? Confira os 22 melhores livros para OAB 

3. Atualização

Nesta 27ª edição, o Vade Mecum Saraiva Compacto foi revisto e atualizado com as legislações mais recentes. Entre as principais atualizações presentes na obra, estão:

  • Constituição Federal: Emenda Constitucional nº 129, que acrescenta o artigo 123 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a fim de assegurar prazo de vigência adicional aos instrumentos de permissão lotérica;
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): atualizada com a Lei de Igualdade Salarial;
  • Código de Trânsito Brasileiro: atualizado com a Lei nº 14.599, que posterga a exigência do exame toxicológico periódico para a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação;
  • Código Penal: Leis nº 14.532 e 14.562, que trazem mudanças importantes sobre injúria racial e a adulteração de sinal identificador de veículo, respectivamente;
  • Legislação complementar: um pacote de novas leis às quais o advogado deve estar atento, entre elas, as alterações no Estatuto da Igualdade Racial e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

4. Conteúdos digitais

Por fim, a Saraiva Jur preparou conteúdos digitais complementares para acompanhar seu Vade Mecum Compacto. Eles podem ser acessados pela plataforma digital da Saraiva Educação, a Saraiva Conecta.

Lá, o leitor encontra:

  • Legislação adicional: diplomas que completam o conteúdo impresso da obra, para você consultar em qualquer lugar;
  • Serviço Atualize seu Código: por meio dele, o leitor consegue atualizar semanalmente o conteúdo do Vade, tendo em mãos um material sempre em dia com as mudanças no Direito.

Em resumo, a estrutura, organização e atualização do Vade Mecum Saraiva Compacto, somadas à tradição e confiabilidade do selo Saraiva Jur, fazem desta obra a melhor opção do mercado.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Além do Vade Mecum Compacto Saraiva você precisa de outras obras? Que tal conhecer o site da Editora do Direito e escolher os melhores livros para seu curso?

Você também pode gostar

Artigos em destaque