Os 4 livros para entender arte que você precisa ter na estante!

Conheça os 4 melhores livros para entender arte que ampliam seu repertório cultural e aprofundam sua visão crítica!
Livros para entender arte: artista lendo
A arte é a expressão mais sutil e vulnerável do sentimento humano, e entendê-la vai muito além da teoria, trata-se de desenvolver uma visão crítica sobre o mundo, a sociedade e a própria maneira como nos relacionamos com a cultura. Desde os primórdios da humanidade, nós estamos profundamente envolvidos com a arte, que se consolidou como uma das formas mais permanentes de expressão dos sentimentos humanos. Por isso, não existe um termômetro de certo ou errado no momento de interpretar uma obra de arte, já que cada pessoa carrega suas próprias percepções, experiências e emoções diante daquilo que está vendo. Se você é um entusiasta das artes, sejam elas plásticas, cênicas, visuais ou literárias, este artigo foi preparado especialmente para corroborar com a sua paixão e ampliar seu repertório, apresentando obras que funcionam como uma verdadeira introdução à história da arte e também como um guia prático para quem deseja entender arte de maneira mais profunda.  Separamos 4 livros essenciais sobre arte, capazes de acompanhar você desde o nível iniciante até uma compreensão mais avançada do assunto, incluindo autores influentes como o ilustre Ernst Gombrich. Confira mais!

1. A História da Arte – Ernst Gombrich

História da Arte para todos os públicos. O autor, Ernst Gombrich, estabelece conhecimento e sabedoria sobre as mais antigas pinturas nas cavernas até a arte experimental contemporânea e promove um passeio fascinante e uma incomparável introdução à História da Arte. Esse é um dos melhores livros para entender arte já publicados. Gombrich usa sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a História da Arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. Trata-se de uma corrente viva, que ainda liga o nosso tempo à era das pirâmides. Leia também: Como trabalhar com o que ama? 

Por que ler A História da Arte?

Há 70 anos, leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, com um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve.  Assim, o livro deve sua duradoura popularidade à objetividade, à simplicidade da linguagem e à habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Gombrich descreve que seu objetivo é trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas.

Você sabe quem foi Ernst Gombrich?

Um dos mais célebres historiadores da arte do século XX, especialmente por seus estudos sobre o renascimento. A História da Arte é um dos livros mais populares sobre o tema, sendo adotado em vários países ao redor do mundo. Gombrich nasceu na Áustria e estudou na Universidade de Viena, antes de ir à Grã-Bretanha, onde ingressou no Instituto Warburg. Foi nomeado Research Fellow Sênior, Lecturer, Reader e, finalmente, professor de História da Tradição Clássica, além de ter atuado como diretor do referido Instituto. Enfim, um dos principais nomes que temos no assunto!

2. A História da Arte (Pocket Edition) – Ernst Gombrich

Esta é a versão “edição de bolso”, também conhecida como pocket edition, da ilustre obra A História da Arte, de Ernst Gombrich, um dos livros para entender arte mais influentes do mundo.  Nela, você encontrará exatamente o mesmo conteúdo presente na edição tradicional, incluindo o texto na íntegra e as mesmas fotografias coloridas que tornam esta introdução à história da arte tão reconhecida e utilizada por tantos estudantes e entusiastas. A principal diferença está no formato físico do volume, que, por ser menor e mais leve, torna-se muito mais prático de transportar no dia a dia, facilitando seus estudos e permitindo que você explore a obra de acordo com o ritmo da sua rotina.

3. A Necessidade da Arte – Ernst Fischer

Este é um livro que concebe a arte como “substituto da vida”, como uma maneira de colocar o homem em estado de equilíbrio com o meio circundante, ideia que contém o reconhecimento parcial da natureza da arte e da sua necessidade.  Com introdução assinada por Antonio Callado, A Necessidade da Arte traz ao leitor uma bem amarrada análise sociológica de fenômenos artísticos específicos e da arte como um todo.  Baseando-se no materialismo histórico dialético (a relação conteúdo-forma, as origens da arte e a relação entre arte e capitalismo), o autor procura compreender a função da arte, de Aristóteles a Karl Marx, e rejeita as concepções segundo as quais cabe ao artista o papel de exaltar os “heróis positivos” das sociedades socialistas — acredita que ao artista cabe redescobrir e revelar a infinita riqueza da vida em uma nova sociedade.

4. A História da Arquitetura – Patrick Nuttgens

Por toda a História, a criação e a estruturação do ambiente construído estiveram na linha de frente das realizações humanas.  Para esta nova edição de A História da Arquitetura, Patrick Nuttgens atualizou o livro e expandiu a abordagem dos períodos moderno e contemporâneo. Houve total reestruturação da obra, que atualmente conta com mais de 400 ilustrações, metade das quais coloridas. Mapas, quadros cronológicos, glossário, biografias de arquitetos e um índice abrangente são recursos inéditos preciosos.  Por meio de uma narrativa clara e fluente, utilizando um linguajar acessível, o autor lança mão de sua própria experiência para inspirar o leitor a adentrar a mente do arquiteto, buscando sempre responder à pergunta: “Por que isso é assim?” Cada obra recomendada aqui tem o poder de expandir seu olhar, enriquecer sua sensibilidade estética e fortalecer sua jornada de estudo, seja você um iniciante curioso ou alguém que já busca uma leitura mais avançada sobre o tema. Assim, esperamos que você tenha gostado da nossa seleção especial de livros para entender arte. Agora, confira as melhores frases sobre arte!

Você também pode gostar