Priorize seu bem-estar com 10 dicas de autocuidado!

Se você está precisando se priorizar, esse texto foi feito para você! Vamos mostrar o que é autocuidado, seus benefícios e mais!
autocuidado: senhora em posição de meditação

Com uma vida corrida, muitas vezes tendo que equilibrar trabalho e estudos, acaba faltando um tempo para nos dedicarmos a nós mesmos. Para sair dessa rotina, o ideal é investir em autocuidado para ficar bem.

Se você está precisando se priorizar, esse texto foi feito para você! Vamos mostrar o que é autocuidado, seus benefícios e algumas dicas para deixá-lo em dia. Boa leitura!

O que é autocuidado e quais são seus benefícios?

Autocuidado é o exercício de cuidar de si mesmo, tanto da parte física quanto mental. A ideia é levar uma vida com mais qualidade, que potencialize sua saúde e seu bem-estar.

Muitas vezes, acabamos priorizando trabalho, família, estudos e até mesmo os amigos, mas esquecemos do mais importante: nós mesmos. E uma pessoa que não está bem não consegue ir bem em nenhum outro espaço de sua vida!

Com simples ações, você pode conquistar mais qualidade de vida, no corpo e na mente. Veja a seguir quatro vantagens do autocuidado:

1. Desenvolver o autoconhecimento
2. Aprimorar a autoestima e autoconfiança
3. Melhorar a produtividade e criatividade
4. Controlar a ansiedade e o estresse

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1. Desenvolver o autoconhecimento

Com o autocuidado você vai se conhecendo cada vez mais, aprendendo sobre o que é bom para você e para seu corpo. À medida em que você transforma positivamente sua vida, pois, intuitivamente você começa a optar pelo que é mais  saudável para você.

Além disso, você também irá investir no aspecto mental, em uma melhora interna. Entender suas ações é a melhor forma de potencializá-las ou abandoná-las!

2. Aprimorar a autoestima e autoconfiança

Quanto mais cuidados você tiver consigo, mais terá melhoras em sua saúde, seja ela física ou psíquica. Assim, é natural que você tenha autoconfiança e se valorize, afinal, perceberá que sua vida, corpo e mente ganham qualidade a cada dia.

3. Melhorar a produtividade e criatividade

Ao parar um pouco a rotina cansativa e tirarmos um tempo pra gente, nosso foco e concentração aumentam. Além disso, ainda se ganha com motivação e memória.

Tudo isso nos faz ter mais produtividade e criatividade, pois aprendemos a olhar para dentro, perceber a melhor forma de trabalhar e maximizar resultados. Uma mente tranquila é um ambiente mais fértil.

Leia também: Conheça o livro “Hiperfoco: como trabalhar menos e render mais”

4. Controlar a ansiedade e o estresse

Atividades como yoga, meditação ou um simples passeio na natureza deixam as pessoas relaxadas, criando uma vida mais tranquila. Assim, o autocuidado reduz seu estresse e ansiedade, ficando com a cabeça mais leve.

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10 dicas de autocuidado para sua rotina

Que o autocuidado tem muito a ajudar você já sabe, mas a dúvida de por onde começar pode ser uma barreira. O interessante é que, mesmo sendo difícil ter ânimo para adotar novas práticas, mantê-las no cotidiano fica mais fácil a cada dia.

O autocuidado é uma jornada pessoal e, por isso, cada um precisa contar com as práticas que quer para si. Entretanto, quanto mais você fizer, melhor serão seus resultados. Confira 12 dicas do que você pode fazer:

1. Faça atividades físicas
2. Valorize seu sono
3.  Organize seu espaço
4. Tenha uma alimentação saudável
5. Não se esqueça da higiene
6. Saia de casa
7. Faça exames de rotina
8. Mantenha relações tranquilas
9. Diminua o tempo no celular
10. Faça terapia

1. Faça atividades físicas

Se exercitar, além de ajudar seu corpo, fortalece também sua mente. Com atividades físicas você diminui a ansiedade e a depressão, além de melhorar o metabolismo, a frequência cardíaca e a liberação de endorfina.

2. Valorize seu sono

Dormir é outra ação fundamental para quem quer ter uma boa saúde, tanto a mental quanto a corporal. Com um sono regular, você previne doenças cardiovasculares e metabólicas, fortalece seu sistema imunológico e melhora suas funções mentais e seu humor.

3.  Organize seu espaço

Viver em um lugar bagunçado é prejudicial, afinal, a falta de organização tira sua concentração e te faz perder tempo para localizar aquilo que precisa. Manter as coisas em ordem é fundamental para ser mais produtivo.

A organização deve ser em todos os seus espaços, indo de sua casa até seu trabalho. Assim, você pode arrumar até mesmo sua mente, tendo mais claridade em seus pensamentos.

Leia também: Como alcançar e promover a boa saúde mental no trabalho?

4. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é algo fundamental, afinal, ela é uma das bases para que você viva. Quando se faz refeições saudáveis, garante mais energia, saúde e condição física.

Uma boa alimentação precisa passar por frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Não se esqueça de evitar as refeições ultraprocessadas e gordurosas, além, é claro, de beber água.

5. Não se esqueça da higiene

A higiene é mais uma área do autocuidado que trabalha tanto físico quanto mente, primeiramente evitando doenças e o odor corporal, por exemplo.Além disso, você se sente bem com um corpo limpo, podendo inclusive contar com o banho como um momento de relaxar.

6. Saia de casa

Ficar preso em sua casa é bem negativo, te retirando do contato com outras pessoas e com o mundo. Uma boa ideia é caminhar ao ar livre, aproveitando a natureza, oxigenando o corpo e ativando a circulação sanguínea.

7. Faça exames de rotina

Dê a devida importância que sua saúde precisa, apostando mais em prevenção do que em tratamento. Tenha o costume de fazer exames de rotina e, sempre que aparecer algo, vá já para o médico!

Falando em sintomas, se você sente dor latejante na cabeça, enjoo, incômodo com claridade e alterações visuais, você pode estar com enxaqueca, confira nosso livro sobre o tema e saiba como tratar. 

Leia também: 5 leituras para se inspirar no Dia da Saúde e Nutrição. Confira!

8. Mantenha relações tranquilas

Estar em convívio com outras pessoas é fundamental para ter uma vida saudável, mas você pode filtrar suas companhias. Priorize aqueles que te fazem bem, que proporcionam relações sadias e te incentivam.

9. Diminua o tempo no celular

Apesar da tecnologia ser inevitável, seu uso em exagero deixa nossa mente cansada. O ideal é usá-la em quantidade necessária, seja para o trabalho ou diversão, para não adquirir um vício e uma perda de tempo.

10. Faça terapia

Por fim, saiba que sua saúde mental pode ser ajudada inclusive por um profissional. Ao falar com um psicólogo, você fortalece seu autoconhecimento e aprende a lidar com suas emoções, demandas e particularidades.

Esperamos que você tenha gostado deste texto e aumente o autocuidado em seu dia. Continue no bl

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