Podcast de livros? Confira nossa seleção para escutar agora!

Podcast de livros: Mulher grava podcast

Os podcasts se tornam cada vez mais parte do cotidiano das pessoas. Eles abordam os mais diversos temas: notícias, ciência, política, educação e, claro, literatura. É bem possível que você já tenha ouvido algum podcast de livros ou recebido alguma recomendação neste sentido.

De acordo com uma pesquisa do IBOPE realizada em 2020, 44% dos ouvintes de podcasts escutam os episódios durante tarefas domésticas. Além disso, 41% das pessoas que participaram da pesquisa começaram a consumir este meio na busca por temas de interesse próprio.

A leitura e a literatura se encaixam aqui. Com formato prático, que o ouvinte pode acompanhar durante outras atividades e nos mais diversos lugares, os podcasts têm ganhado força e permitem a abordagem de temas importantes.

Como fazer um podcast de livros?

Na prática, uma das vantagens dos podcasts é que eles possuem menos barreiras de entrada. O crescimento dos podcasts de bate-papo sobre cultura e entretenimento reforçou a ideia. Hoje, muitos criadores de conteúdo se aventuram no formato.

No entanto, os podcasts também podem ser um espaço de aprendizado, divulgação e formação de comunidades. De veículos midiáticos a empresas e personalidades, muitos dos podcasts surgiram como uma forma de aproximar a audiência das temáticas abordadas nos episódios.

Com o tempo, também se popularizaram os podcasts sobre educação. Inclusive, alguns são gravados por alunos e professores e divulgados nas plataformas digitais. Também é possível chamar convidados e realizar entrevistas, o que enriquece os episódios.

Quais os melhores podcasts de livros?

Quem é fã de leituras vai adorar consumir podcasts que falem sobre suas narrativas favoritas. Existem programas sobre personagens, teoria literária, clube do livro, resenhas e muitos outros temas, que podem entreter e ensinar ao mesmo tempo

Confira nossas 12 dicas:

  1. O nome do livro
  2. Mulheres que escrevem
  3. Os 12 trabalhos do escritor
  4. HQ sem roteiro
  5. Quarta parede
  6. Bom Saber
  7. 30:Min
  8. Toma aí um poema
  9. Curta Ficção
  10. Livraria em casa
  11. 451 MHz
  12. Daria um livro

1. O nome do livro

Três amigos conversam sobre as diferentes facetas da literatura, passando por clássicos, contemporâneos, questões do mercado editorial e desafios de leitura. Perfeito para quem quer diversificar a estante.

Episódio para conhecer: Volta no Brasil em 9 livros.

2. Mulheres que escrevem

Seane Melo, Estela Rosa, Natasha Silva e Taís Bravo leem e debatem literatura feita por mulheres. Focando em escritoras conhecidas ou não tanto, as locutoras exploram os desafios da mulher na literatura em episódios quinzenais.

Episódio para conhecer: Brena O’Dwyer em Mulheres que escrevem a poesia contemporânea.

3. Os 12 trabalhos do escritor

Conversas sobre criação literária, publicação e desafios dos escritores para colocar em palavras o que querem contar. 

Episódio para conhecer: Descentralizando a literatura nacional.

4. HQ sem roteiro

Quadrinhos também são literatura, e é justamente isso que esse podcast traz. Com conversas sobre narrativa, ilustração e personagens, os episódios vêm com análises e recomendações de leitura.

Episódio para conhecer: Safari Honeymoon.

5. Quarta parede

Já pensou em entrar nas páginas e bater um papo com seus personagens favoritos. Ou perguntar o que eles estavam pensando? Essa é a proposta do Quarta Parede, um podcast cultural que contextualiza personagens e narrativas de todos os gêneros.

Episódio para conhecer: Revolução dos bichos.

6. Bom Saber

Nesse podcast de livros desenvolvido pela Saraiva Educação, convidamos autores e editores de obras sobre Direito, Política e outras temáticas importantes para falar sobre a relação dos livros com o mundo contemporâneo e o que os inspira.

Episódio para conhecer: Irineu Barreto e a Anatomia da Desinformação.

7. 30:Min

Em meia hora, este podcast apresenta uma conversa leve e acessível sobre literatura e o que amamos ler. Deixando a erudição de lado, vamos conhecer o lado mais vivo e caloroso das obras de nossa estante.

Episódio para conhecer: Por que ler Ursula Le K. Guin?

8. Toma aí um poema

Nesse podcast de livros independente, a estrela é a poesia declamada. Aqui, o ouvinte conhece poemas clássicos, contemporâneos, nacionais e estrangeiros. Perfeito para quem quer se aventurar na poesia.

Episódio para conhecer: Charles Baudelaire – Embriaguez.

9. Curta Ficção

Aqui, o foco são os escritores. Se você quer desenvolver sua ideia, entender melhor o mercado ou conhecer o que acontece durante a publicação, os episódios vão ajudá-lo(a) a se atualizar. Também dialoga com escritores sobre suas experiências e vivências com a arte da escrita.

Episódio para conhecer: A literatura me levou da favela à Europa, com Alexandre Ribeiro.

10. Livraria em casa

A cada semana, Paulo Ratz recebe um escritor para falar sobre suas experiências, conversar sobre leituras e debater o mercado editorial. 

Episódio para conhecer: Como nasce uma escritora? – com Mabê Bonafé.

11. 451 MHz

Podcast da revista literária Quatro Cinco Um, recebe autores, editores e especialistas para dialogar com a literatura e o mundo ao redor dela. Conteúdo sobre novidades, narrativas e mercado.

Episódio para conhecer: Utopias e distopias – Hilario Franco Júnior e Luisa Geisler.

12. Daria um livro

Pedro Pacífico, criador do Bookster, perfil literário no instagram, recebe convidados para falar sobre sua relação com a leitura e as histórias que criaram.

Episódio para conhecer: Jeferson Tenório.

Podcast de livros: ferramenta de aprendizado

Com o crescimento dos podcasts na internet brasileira e o aumento das comunidades literárias online, cada vez mais os podcasts sobre livros têm ganhado espaço na rotina dos ouvintes.

Além de apresentar novas obras, o gênero também questiona pontos de vista, ensina e traz a chance de escutar detalhes sobre o processo criativo dos autores.

É possível ainda que seja explorado na sala de aula, como conteúdo literário que apresenta novos temas aos alunos. 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades! 

Aliás, se é fã de literatura ficcional, aproveite para ler as nossas 21 dicas de livros de ficção que levarão você a outras realidades.

Você também pode gostar

Artigos em destaque