Descubra como ser aprovado no Exame de Suficiência 

Exame de suficiência: contadora trabalhando

Você, estudante de ciências contábeis sabe o que é o Exame de Suficiência? Essa é uma prova elaborada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para avaliar os conhecimentos dos futuros contadores.

O principal objetivo é conseguir trazer mais qualidade para a profissão e serviços prestados para a população. Nivelando o conhecimento dos profissionais.

Se você está prestes a fazer o exame ou quer saber mais sobre ele, confira abaixo o texto que preparamos para você. Nele abordamos os principais pontos como: o que mais cai na prova, quais as datas de realização, como o exame funciona, quem é obrigado a fazer, o Exame de Suficiência de 2022 e muito mais. Não deixe de ler!

O que é prova de suficiência?

O exame de suficiência é uma prova aplicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem como objetivo comprovar que estudantes de Ciências Contábeis possuem o conhecimento mínimo para atuar como contadores. Só é possível atuar na profissão após a aprovação no exame. Ou seja, ele é obrigatório.

Confira agora como foi a criação da prova:

  • 1939: Primeiro curso de contabilidade do Brasil, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
  • 1945: Criação efetiva do curso de contabilidade no país, Decreto Lei Nº 7.988/1945.
  • 1946: O Conselho Federal de Contabilidade é criado e as atribuições de um contador são definidas.
  • 2010: O Exame de Suficiência Contábil é criado e a primeira prova seria aplicada em 2011.
  • 2015: O CFC regulamenta a aplicação da prova a partir da Resolução Nº 1.486/15.

Quem pode fazer o Exame de Suficiência?

A prova de suficiência precisa ser realizada por técnicos em contabilidade e por todos os bacharéis em Ciências Contábeis que pretendem exercer a profissão. Alunos do último período do curso já podem se inscrever e realizar a prova.

Lembrando que sem a aprovação no exame o estudante de contabilidade não pode praticar a função de contador. Por isso, a aprovação no Exame de Suficiência é essencial.

A seguir você verá que as matérias cobradas são as mesmas vistas no curso. Dessa forma, é melhor realizar a prova logo no último ano, quando os conteúdos estão recentes na memória.

O que mais cai no Exame de Suficiência?

Como o exame de suficiência tem como principal objetivo testar o conhecimento de futuros contadores, a prova conta com matérias relacionadas à profissão que o estudante já vê no próprio curso. Confira os temas que mais caem:

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade de custos;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Princípios da Contabilidade;
  • Auditoria Contábil;
  • Perícia Contábil;
  • Língua Portuguesa Aplicada;
  • Legislação e Ética Profissional;
  • Noções de Direito;
  • Controladoria;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Estatística;
  • Matemática Financeira.

Como funciona o Exame de Suficiência?

O Exame de suficiência é composto somente por uma fase que conta com 50 questões objetivas. Cada questão tem quatro alternativas de resposta sendo que só uma é a correta. A prova acontece duas vezes por ano, possuindo um exame no primeiro semestre e outro no segundo.

Para ser aprovado no exame de suficiência o estudante de Ciências Contábeis precisa acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões. Após a aprovação, o futuro contador pode fazer o seu registro profissional no Conselho de Contabilidade.

Quando vai ser o Exame de Suficiência 2022?

Em 2022 já teve uma prova de suficiência em maio. O próximo exame do ano está previsto para acontecer no dia 18 de setembro, mas as inscrições já foram encerradas no dia 11 de agosto. Se você deseja prestar a prova terá que esperar pelo exame de 2023 que em breve já deve ter uma data.

O Edital da segunda prova de 2022 está publicado aqui. Para mais informações sobre a prova você deve acessar a página do Conselho Federal de Contabilidade.

Para ter acesso às edições anteriores e ver como são cobradas as questões, você pode clicar aqui e conferir todas as provas que já foram aplicadas.

Qual a taxa de inscrição do exame de suficiência?

A taxa de inscrição do Exame de Suficiência custa 70 reais. Mas em alguns casos,é possível pedir a isenção desse valor.

Esses casos são: 

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.° 6.135, de 26 de junho de 2007;
  • Ser membro de família de baixa renda, nos termos do referido Decreto.

A isenção deve ser solicitada no momento da inscrição na prova, assim documentos para a comprovação serão pedidos e é necessário enviá-los para aprovação. Cada pedido é analisado por um órgão do CadÚnico e após um período uma lista é divulgada com os pedidos aceitos.

Quantas vezes pode fazer a prova do CRC?

A prova acontece duas vezes por ano e pode ser feita quantas vezes forem necessárias, já que é só com essa aprovação que o estudante conseguirá ser efetivamente um contador

Mas claro que ninguém quer fazer e refazer o exame, já que é tempo e dinheiro gasto. Por isso, é tão importante se dedicar e criar uma rotina de estudos para alcançar a aprovação na primeira chance. Para te ajudar veja as dicas que preparamos abaixo.

5 dicas para passar no Exame de Suficiência

Como toda prova, o exame de suficiência exige empenho e organização nos estudos para conquistar a aprovação. Abaixo separamos 5 dicas do que você pode fazer para conseguir passar na prova. Confira!

1. Tenha um cronograma de estudos
2. Resolva questões anteriores

3. Priorize matérias mais difíceis 

4. Foque nos estudos
5. Tenha momentos de descanso

1. Tenha um cronograma de estudos

O primeiro passo para conseguir a aprovação é ter um cronograma de estudos. Organizar o seu dia e as matérias é muito importante para que você não se perca e consiga otimizar o seu tempo.

Para planejar essa rotina você pode separar os momentos do seu dia que terá livre para estudar e pensar nos horários em que coloca cada matéria. Por exemplo, matérias que têm mais dificuldade, deixe para um momento em que sua mente está mais “fresca”.

2. Resolva questões anteriores

Para qualquer prova que for fazer uma dica importante é resolver exames anteriores, essa é uma ótima forma de estudar. Isso porque você consegue entender como os conteúdos são cobrados pela banca e quanto tempo você leva em cada questão.

Quando for montar o seu cronograma você pode separar dias para se dedicar na resolução de provas antigas.

3. Priorize matérias mais difíceis 

Ao resolver questões você começará a identificar disciplinas que você tem mais ou menos dificuldades. Isso é muito importante para você priorizar estas disciplinas nos seus estudos. Não vale a pena gastar tempo com algo que você já sabe, não é mesmo?

É necessário priorizar matérias que você não tem tanto conhecimento para que consiga evoluir até o dia da prova. Quando for montar o seu cronograma pense nessas questões, assim conseguirá separar o seu tempo de forma estratégica e efetiva.

4. Foque nos estudos

Nesse momento pré exame é muito importante que você foque nos estudos, por isso, adeque sua rotina pensando na prova. Se ainda estiver na faculdade organize o seu tempo com as tarefas da graduação em junção com os estudos para o exame de suficiência.

Sabemos que é cansativo focar nas duas coisas, mas garantimos que irá valer a pena no futuro!

5. Tenha momentos de descanso

Claro que focar nos estudos é muito importante, mas para ser produtivo e não chegar em um esgotamento é necessário também ter momentos de descanso.

Por isso, monte uma rotina onde tenha intervalos, coma bem, beba água, pratique atividade física e tenha momentos com seus amigos e famílias. Com o equilíbrio e dedicação você com certeza vai alcançar a aprovação!

Por onde posso estudar para o Exame de Suficiência?

Você pode estar com dúvidas de quais materiais utilizar para os seus estudos, não é mesmo? Já que atualmente existem diversas opções de livros, cursos e conteúdos na internet. 

Para te ajudar fizemos uma lista de materiais de qualidade que valem a pena ser adquiridos e que além de te auxiliar na prova, também servirão no futuro quando estiver exercendo a profissão. Veja:

  1. Livro: Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência – 3ª Edição 202
  2. Livro: Contabilidade Simplificada Para Concursos e Exame de Suficiência
  3. Livro: Fundamentos Básicos de Contabilidade 
  4. Livro: Noções de Contabilidade
  5. Livro: Contabilidade Geral – Fundamentos e Práticas
  6. Livro: Noções de Análise de Demonstrações Contábeis – Série Fundamentos de Contabilidade
  7. Livro:  Noções de Custos – Série Fundamentos de Contabilidade
  8. Livro: Noções de Contabilidade Comercial – Físico
  9. Livro: Mercado Financeiro
  10. Curso: Português – Noções Gerais
  11. Curso: Matemática para concursos

1. Livro: Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência – 3ª Edição 2021

Neste livro você encontra os principais conteúdos de contabilidade organizados de forma fácil para o seu estudo no exame, além de estarem atualizados contam com uma linguagem didática e objetiva. 

2. Livro: Contabilidade Simplificada Para Concursos e Exame de Suficiência

Como o próprio nome do livro já diz, nesta obra você vai encontrar os principais conteúdos de contabilidade e forma simplificada para os seus estudos. Os temas foram organizados de maneira didática, além de estarem atualizados com as últimas edições do exame de suficiência.

3. Livro: Fundamentos Básicos de Contabilidade 

Se você se formou, mas não prestou a prova e quer voltar a estudar, esse livro é ideal para começar os estudos. Ele mostra os principais fundamentos da contabilidade, explicando os objetivos da profissão e como ela é aplicada. A obra conta com linguagem fácil e estimulante para ajudar o estudante.

4. Livro: Noções de Contabilidade

Neste livro você encontra os principais conceitos e objetivos da contabilidade. Ele aborda questões como: o que é patrimônio, função e funcionamentos de contas, atos e fatos das variações de patrimônio. Nele você encontrará exemplos práticos para ajudar nos seus estudos.

5. Livro: Contabilidade Geral – Fundamentos e Práticas

No livro você encontra os principais conceitos de contabilidade geral, demonstrados de forma didática. Além de exemplos práticos de demonstrações financeiras que facilitam a compreensão do conteúdo.

6. Livro: Noções de Análise de Demonstrações Contábeis – Série Fundamentos de Contabilidade

Neste livro da Série: Fundamentos da Contabilidade, é possível encontrar demonstrações para análises contábeis e aplicações de fórmulas. Essa é uma obra atualizada que mostra a situação econômica e financeira de entidades para ajudar na prática do conhecimento.

7. Livro:  Noções de Custos – Série Fundamentos de Contabilidade

O quinto livro da Série: Fundamentos da Contabilidade, trata de conceitos relacionados aos custos e seus componentes. Nele você encontra os principais tópicos do tema de forma didática, objetiva e atualizada.

8. Livro: Noções de Contabilidade Comercial – Físico

Também da Série: Fundamentos da Contabilidade, esta obra vai explorar os conceitos da contabilidade comercial e suas aplicações no mercado. O livro mostra como é possível contabilizar operações de mercadorias, além de como apurar resultados de empresas.

9. Livro: Mercado Financeiro

Contabilidade e financeiro são dois mundos que andam muito próximos, por isso, resolvemos indicar esse livro que pode te ajudar nos estudos para a prova de suficiência. Nele, você vai encontrar os principais conceitos e aplicações do mundo das finanças, além de exercícios para colocar em prática o seu conhecimento.

10. Curso: Português – Noções Gerais

Se você quer melhorar os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa para a prova, esse curso é ideal. Nele você estuda a disciplina de forma isolada de forma mais rápida e objetiva. Assim consegue se atualizar e preparar para o exame de forma objetiva.

11. Curso: Matemática para concursos

Outro curso que pode ser importante para você que vai prestar o exame de suficiência é o de matemática. Também ofertado de forma isolada, nele você consegue ver os principais pontos da disciplina que são cobrados em provas. Além de ter acesso a materiais de apoio e a aulas práticas para avaliar o seu domínio do assunto através da resolução de questões.

Temos certeza que esses 11 materiais selecionados podem te ajudar na preparação para a prova, por isso, não deixe de conferir cada um deles e adquirir o que mais achar necessário para os seus estudos.

Esses são os principais pontos sobre o exame de suficiência. Esperamos que você tenha entendido a importância do exame na carreira de contador. Para otimizar seus estudos e conseguir passar na prova, leia também esse conteúdo sobre dicas de estudos: Como não esquecer o que estudei? Confira 18 segredos de memorização!

Você também pode gostar

Artigos em destaque