Conheça as 9 melhores obras de Augusto Cury

Augusto Cury: Foto do autor

Você gosta de ler livros sobre autoconhecimento, autoestima e motivação? Então você está no lugar certo! Nesse texto vamos falar do Augusto Cury, um renomado autor brasileiro que trabalha bastante com esses temas.

Se você ainda não o conhece, não deixe de ver as nossas dicas. Se já conhece, com certeza encontrará algo novo para você se aventurar — vamos apresentar os 9 maiores best-sellers do autor! 

Quem é Augusto Cury?

Augusto Jorge Cury é um escritor, psiquiatra e professor brasileiro. Já teve seus livros publicados em mais de 70 países e no Brasil já vendeu mais de 25 milhões de obras.

Augusto nasceu em Colina, cidade do estado de São Paulo. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e é Doutor em Psicologia Multifocal pela Florida Christian University .

Em 2009 Cury recebeu o prêmio de melhor ficção da Academia Chinesa de Literatura com o livro “O Vendedor de Sonhos”.

Além disso, Augusto Cury é criador da Teoria da Inteligência Multifocal, que consiste em compreender como a mente humana funciona e como podemos ter mais domínio de nossa vida usando os pensamentos e a inteligência.

Um pouco sobre a Teoria da Inteligência multifocal

Ficou curiosa para saber mais sobre a teoria criada pelo autor? Vamos te explicar um pouco agora.

Em nosso dia a dia, passamos por diversas situações e experimentamos muitos sentimentos e emoções positivos, mas também negativos — como a ansiedade. E muitas vezes não sabemos como lidar com isso, sentindo inseguranças, falta de criatividade e desânimo.

Mas se conseguíssemos desenvolver nossa mente e nossa consciência crítica para lidar melhor com esses sentimentos e processos, com certeza o desenvolvimento seria mais proveitoso.

A Teoria da Inteligência Multifocal desenvolvida pelo autor estuda e investiga o funcionamento da nossa mente e pensamentos. Propõe estratégias para que o ser humano possa ter mais controle sobre os seus sentimentos, mais consciência crítica e, assim, mais saúde mental.

A teoria defende os seguintes pontos para estímulo e treinamento.

  • Construção de pensamentos: aqui o treinamento é para refletir sobre a nossa percepção de mundo a partir de sentimentos. Ou seja, como elaboramos as nossas interpretações.
  • Organização de histórias: como organizamos nossas emoções e percepções e assim construímos narrativas das vivências, tanto as conscientes, como inconscientes.
  • Formação de identidade: como construímos e organizamos nossos pensamentos e histórias, interferindo no processo de criação do “eu”.
  • Transformação da energia psíquica: como o indivíduo consegue dar outro significado para os seus pensamentos, fortalecendo o autoconhecimento e desenvolvendo habilidades.

9 obras imperdíveis do autor

Agora que você já sabe quem é Augusto Cury, separamos 9 obras do autor que você precisa ler! Confira um resumo sobre cada uma delas!

As obras são:

  1. Felicidade roubada
  2. Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros
  3. Antiestresse para todos: Controlando a ansiedade, colorindo a vida
  4. Ansiedade — Como enfrentar o mal do século para filhos e alunos
  5. Ansiedade — Como enfrentar o mal do século
  6. Ansiedade 2: Autocontrole
  7. Ansiedade 3: Ciúme
  8. Gestão da emoção
  9. Lidere como os grandes
  10. Extra — Kit inteligência emocional

1. Felicidade roubada

Augusto cury: foto de livro

Nesta obra Cury conta a história de Alan de Alcântra — um neurocirurgião bem-sucedido que passa a maior parte de sua vida no trabalho.

Cético e pragmático, Alan não é o tipo de pessoa que não demonstra sinais de fraqueza. Apesar de ter uma filha e uma esposa que ama muito, não passa muito tempo com ela. Ele acredita que o amor não é algo que precisa ser construído e cuidado. 

As coisas mudam quando Alan passa mal durante uma cirurgia. O que ele pensa ser um ataque cardíaco na verdade é uma crise de pânico.

Mas Alan não aceita que sua indisposição seja um transtorno psíquico, já que “isso é para os fracos”, segundo ele. Assim, Alan terá que mudar suas visões e certezas sobre o mundo, em uma verdadeira oportunidade para se autoconhecer e reconstruir.

2. Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros

Augusto cury: foto de livro

Todo pai e mãe querem que seus filhos carreguem para a vida as heranças que deixaram — e não só herança no sentido de dinheiro ou questões genéticas, mas no sentido de valores e ensinamentos que foram passados. Formar sucessores talvez seja o trabalho mais difícil dos pais.

No livro, Augusto Cury mostra dois conceitos importantes para definir as novas gerações: os herdeiros e sucessores. 

  • Os herdeiros são aqueles que não cultivam e nem enriquecem com os conhecimentos passados pelos seus pais.
  • Os sucessores já são diferentes: eles cultivam o que lhes foi passado e levam isso para a vida, crescendo e se desenvolvendo. 

Na obra, Cury vai apresentar técnicas para pais, professores e também líderes, para que possam criar e educar sucessores de seu legado na sociedade.

3. Antiestresse Para Todos: Controlando a ansiedade, colorindo a vida

Augusto cury: foto de livro

Neste livro, Augusto Cury traz lindas imagens para serem coloridas, além de frases de reflexão para você se conhecer, controlar o estresse e aprender a gerir suas emoções e sentimentos.

Você terá diversas ferramentas e ensinamentos para o autocontrole e para ter um dia a dia mais feliz e saudável.

4. Ansiedade — Como Enfrentar o Mal do Século Para Filhos e Alunos

Augusto cury: foto de livro

Nesta obra Cury conta a história dos gêmeos Cacá e Carol. Eles são dois jovens como todos da sua idade: passam a maior parte do tempo no celular, redes sociais e quando conversam trocam mensagens, mesmo estando lado a lado.

Durante uma aula de biologia a vida dos dois irmãos começa a mudar. Eles recebem um chamado da natureza quando um dos sapos dissecados foge e dá um recado para o garoto: “Você é um escolhido”. Alguns dias depois a irmã vive uma experiência parecida ouvindo um grilo.

Os pais, preocupados com o comportamento dos gêmeos, pedem ajuda para Marco Polo, o avô dos meninos (que também é psiquiatra).

Marco Polo, sempre muito ocupado com a carreira, não tinha tempo para os netos. Mas ao ver suas experiências com tecnologia e escutar o episódio com os dois animais, resolve que é hora de se dedicar aos netos.

O psiquiatra acredita que os dois precisam se desconectar um pouco do mundo virtual e os convida para visitar a Floresta Viva, na Floresta Amazônica. Nesta viagem os irmãos vão aprender mais sobre natureza, emoções e autocontrole.

5. Ansiedade — Como Enfrentar o Mal do Século

Augusto cury: foto de livro

Estamos vivendo a era da informação. Há um excesso tão grande de conteúdo que fica impossível absorver tudo.

Mas somos cobrados e pressionados para sabermos de todas as coisas. Entramos em um ritmo de pensamentos que não são saudáveis para a mente, já que atrapalha nossa criatividade e prazer de viver. Pensar é bom, mas o excesso de pensamentos piora a qualidade de vida.

No livro “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, Augusto Cury fala sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). O psiquiatra mostra quais são os sintomas, consequências e técnicas para enfrentar a doença e ter uma vida mais tranquila.

Um pouco sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) ocorre quando a mente fica completamente cheia de pensamentos, dificultando a concentração e aumentando os níveis de ansiedade. Ou seja, a síndrome está relacionada com a velocidade e quantidade de pensamentos que acontecem.

A síndrome tende a acontecer em pessoas que são cobradas frequentemente por produtividade e trabalham sob pressão. Por isso, tem sido cada vez mais comum na sociedade atual, até mesmo em crianças

Os principais sintomas da síndrome são:

  • Dificuldade de concentração
  • Ansiedade
  • Lapsos de memória
  • Insônia
  • Cansaço excessivo
  • Inquietação
  • Mudanças de humor
  • Irritabilidade
  • Sintomas físicos como: queda de cabelo, gastrite, dor de cabeça.
  • Sensação de que as 24 horas do dia não são o bastante para realizar tudo o necessita.

Se você se identificou, com certeza as obras indicadas no texto podem te ajudar. Mas não deixe também de procurar um profissional da área.

6. Ansiedade 2 — Autocontrole

Augusto cury: foto de livro

No livro Ansiedade 2 — Autocontrole, Augusto Cury fala sobre como lidar com o estresse e administrá-lo, conseguindo desenvolver o autocontrole, que é uma peça importante para ter saúde mental e uma vida plena.

Na obra, o autor também vai falar sobre a diferença entre ansiedade e estresse, e explicar que os dois são muito importantes para vida humana. Sem eles não sobrevivemos, mas é necessário haver um equilíbrio.

Além disso, Cury conta um pouco da própria história, de como passou de um adolescente desinteressado para médico e autor renomado. Mostra, portanto, que mesmo com ansiedade e SPA é possível utilizar técnicas para ter autocontrole e sucesso na vida profissional e pessoal.

Clique aqui e compre o livro!

7. Ansiedade 3 — Ciúme

Augusto cury: foto de livro

O ciúme é um sentimento que frequentemente está presente nas relações humanas. Por muito tempo acreditava-se que ele era um sinal de amor, mesmo se as pessoas envolvidas sofressem.

Dizia-se que se alguém não sentisse ciúmes, é porque não estava realmente comprometido com a relação.

Mas com as mudanças no pensamento social, começamos a perceber que o ciúmes é uma falta que há dentro de nós e não o tempero para as relações. 

Em Ansiedade 3: Ciúme, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury vai falar sobre esse sentimento, que pode demonstrar muitas coisas. Mostra como é tênue a linha entre amor ao próximo e a ausência de amor-próprio.

No livro, o autor vai ensinar lições de como melhorar o relacionamento consigo mesmo, aprendendo a lidar com suas emoções e tendo um relacionamento saudável com si e com as pessoas ao seu redor.

8. Gestão da Emoção

Augusto cury: foto de livro

O nosso cérebro é todo um ecossistema assim como o planeta terra, e seus recursos também são limitados se não forem utilizados de forma saudável.

Com as mudanças da sociedade, o potencial de nossa mente tem se esgotado. São diversas as informações, os sofrimentos, cobranças conosco e com os outros, preocupações com o futuro e com a opinião do próximo. 

Assim nossa mente chega ao limite, fazendo com que nos tornemos reféns desse novo mundo e não tenhamos o controle de nossa própria vida.

No livro “ Gestão de emoção”, Augusto Cury mostra como lidar com os sentimentos, emoções e assim não gastar energia desnecessária da mente, conseguindo ter um equilíbrio na vida mental.

9. Lidere Como os Grandes — 1ª edição 2022

Augusto cury: foto de livro

O livro Lidere como os Grandes traz os principais especialistas em liderança, vendas e motivação do Brasil para compartilhar conhecimento e suas experiências sobre o assunto.

São 25 personalidades que vão mostrar técnicas para se tornar um bom líder, conseguindo ter propósito e desenvolver os potenciais dos liderados. Na obra, você pode encontrar um capítulo inteiro dedicado só para o autor Augusto Cury e seus ensinamentos!

10. Extra — Kit Inteligência Emocional

Augusto cury: foto de livro

Como indicação extra, trouxemos o Kit inteligência emocional. Ele contempla três livros de Augusto Cury por um preço especial:

  • Ansiedade: Como enfrentar o mal do século
  • Ansiedade 3: Ciúmes
  • Gestão da emoção

Se você quer desenvolver sua inteligência emocional para ter uma vida mais saudável e equilibrada, este kit é essencial para você. Esperamos que você tenha gostado da nossa curadoria de obras de Augusto Cury. Que tal conferir também nossa seleção de novos livros da Saraiva Educação?

Você também pode gostar

Artigos em destaque