4 livros essenciais para o Dia do Empresário Contábil

Neste Dia do Empresário Contábil, separamos 4 livros fundamentais para ajudar esses profissionais a se manterem atualizados, confira!
Dia do Empresário Contábil: mulher empresária sorrindo

No dia 12 de janeiro, comemora-se o dia do empresário contábil. Esse profissional, além de lidar com todas as atribuições comuns aos contadores, também é um empreendedor, ou seja, alguém com um escritório de contabilidade próprio. Por isso, é um profissional com boa visão de negócios e que também deve ter boas noções de gestão.

Pensando nisso, neste dia do empresário contábil, separamos 4 livros fundamentais para ajudar esses profissionais a se manterem atualizados na sua área de atuação e se destacarem no mercado. Confira!

Qual a importância do empresário contábil?

O empresário contábil é alguém que lida com diferentes tarefas e atribuições. 

Por um lado, ele é o principal responsável por cuidar da vida financeira dos seus clientes, assumindo responsabilidades fiscais, contábeis e trabalhistas. Nesse sentido, é um profissional fundamental para garantir a saúde e organização financeira de diversas pessoas, físicas ou jurídicas. 

Porém, além disso, o empresário contábil é alguém que precisa cuidar do próprio negócio. Por meio de técnicas de empreendedorismo, ele pode gerir o seu escritório e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a um serviço de qualidade. 

Por fim, o empresário contábil deve estar atento a questões envolvendo a legislação tributária. Afinal, elas impactam diretamente na vida de seus clientes. Nesse sentido, ele é uma ponte entre o texto legislativo e o cliente, garantindo que as práticas adotadas estejam de acordo com o exigido.

Banner livros digitais: clique para acessar!

Como um empresário contábil pode se manter atualizado?

Para um empresário contábil, é muito importante se manter atualizado. Isso porque a legislação tributária pode sofrer mudanças a qualquer momento, e essas alterações impactam diretamente a vida dos clientes. Além disso, a digitalização dos processos vem se tornando um desafio cada vez maior para esses profissionais, que precisam se familiarizar com novas técnicas e softwares.

Diante desse cenário, é fundamental ter acesso a materiais de qualidade e manter os estudos em dia. Para isso, o empresário contábil pode contar com:

  • Minicursos, palestras e conferências sobre a sua área;
  • Cursos online sobre legislação tributária;
  • Materiais que ensinam sobre gestão de negócio e gestão de projetos;
  • Livros de contabilidade e administração de negócios.

4 livros essenciais para o dia do empresário contábil!

Se você já é um empresário contábil, ou gostaria de entrar nessa área, separamos 4 livros essenciais para te ajudar! Por isso, neste dia do empresário contábil, aproveite para adquirir o conhecimento que vai te ajudar a se destacar no mercado. Confira a nossa seleção: 

  1. Contabilidade Básica  – Série em Foco;
  2. IFRS e CPC: Guia de Aplicação Contábil para o Contexto Brasileiro – Ebook;
  3. Contabilidade pública: da teoria à prática – 3ª Edição;
  4. Contabilidade Avançada e Internacional – 4ª Edição.

Saiba mais: 

1. Contabilidade básica – Série em Foco

O livro Contabilidade Básica, parte da Série em Foco e escrito por Osni Moura Ribeiro, é ideal para todos aqueles que estão iniciando seus estudos de Contabilidade. 

Nesta obra, os assuntos e capítulos são organizados de forma a ter um maior foco teórico e captar com mais facilidade as várias etapas da contabilização. Assim, a assimilação da matéria acontece de forma muito mais fácil e natural. Além disso, ao mesmo tempo que o livro traz uma sólida iniciação teórica no assunto, apresenta diversas atividades práticas, que levarão a uma maior compreensão do conteúdo.

O conteúdo do livro também está atualizado de acordo com as Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 e adequado às Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do tipo NBC TG, aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com fundamento nos Pronunciamentos Técnicos CPCs do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). 

2. IFRS e CPC: Guia de Aplicação Contábil para o Contexto Brasileiro – Ebook

As informações contábeis são úteis para observar e analisar o desempenho, a evolução, os riscos e oportunidades de uma empresa

Diante disso, surge o desafio da padronização dessa linguagem, harmonizando, da melhor forma possível, as diversas normas contábeis de diversos países por meio do IFRS, que, no Brasil, é guiado pelo CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, ligado ao Conselho Federal de Contabilidade. 

Essa convergência tem como objetivo desenvolver um conjunto único de normas de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis e globalmente aceitas para a confecção de informações financeiras baseadas em princípios claramente articulados. 

Tendo isso em mente, a obra IFRS e CPC, escrita por Antonio Benedito Da Silva Oliveira e Dalgi Sequeira Santos, desenvolve uma análise estruturada das normas. Nele, buscou-se seguir a ordem lógica estabelecida pela estrutura encontrada no CPC, com comentários que enriquecem os temas. Para quem deseja um livro completo sobre o assunto, portanto, este é o exemplar ideal.

3. Contabilidade pública: da teoria à prática – 3ª Edição

A contabilidade também é uma ferramenta fundamental para o setor público, uma vez que o sistema financeiro de órgãos públicos pode ter impactos na vida de todos. Mesmo assim, pouco se ensina sobre a contabilidade no contexto das finanças públicas.

A obra Contabilidade pública: da teoria à prática, de Inaldo Da Paixão Santos Araujo e Daniel Gomes Arruda, tem o objetivo de preencher essa lacuna. Nela, são apresentados os principais conceitos e práticas da Contabilidade Pública, de acordo as principais normas utilizadas no Brasil, que vem adotando os padrões da International Financial Reporting Standards (IFRS), para o setor privado, e International Public Sector Accounting Standards (Ipsas), para a área pública.

Em uma linguagem clara e objetiva, o livro apresenta desde os conceitos básicos sobre o tema, até as particularidades da escrituração dos fatos que afetam o patrimônio público. Além disso, traz exercícios gabaritados de concursos para carreira contábil, auditoria e fiscal. É, portanto, uma leitura obrigatória para todos aqueles interessados em estudar o universo da contabilidade pública.

4. Contabilidade Avançada e Internacional – 4ª Edição

Para quem deseja aprofundar os estudos na área da contabilidade, o livro Contabilidade Avançada e Internacional é o pedido ideal. Nele, estão reunidas todas as normas internacionais de contabilidade e os padrões internacionais de relatórios financeiros (IFRS). 

Além disso, esta obra foi modificada para atender as atualizações desde a Resolução n. 1.374 do Conselho Federal de Contabilidade e para apresentar a relação de pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que constitui a relação das normas adotadas no Brasil, à luz das normas internacionais.

O livro traz, ainda, exercícios que facilitam o aprendizado e a compreensão, contribuindo para o conhecimento e para a pesquisa sobre a interpretação das normas e sua aplicação. Ou seja: é um verdadeiro guia para referência e consulta rápida aos principais pronunciamentos e normas internacionais, inclusive as americanas Statement Financial Accounting Standards (SFAS).

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre o Dia do Empresário Contábil! Agora, que tal conferir o nosso artigo com 6 dicas para uma jornada do empreendedor de sucesso?

Você também pode gostar

Artigos em destaque