6 dicas para uma jornada do empreendedor de sucesso!

Conheça o livro A Jornada do Empreendedor e confira 6 dicas para obter sucesso empreendendo. Continue a leitura!
Jornada do empreendedor: dupla de empreendedores em loja

Iniciar um negócio é um grande sonho para milhares de brasileiros, mas o caminho para o sucesso é longo e desafiador. É preciso passar pela jornada do empreendedor, na qual se encontram oportunidades e desafios que moldarão uma empresa.

A Benvirá está realizando o lançamento da obra “A Jornada do Empreendedor“, leitura imprescindível para quem deseja saber como criar um negócio de sucesso. O livro passa por três partes – o chamado, os obstáculos e o destino – que mostram diferentes etapas do empreendimento.

Nesse texto falaremos um pouco da jornada do empreendedor, trazendo alguns apontamentos do livro. Continue a leitura e descubra como ter sucesso em seu caminho!

Como começar a jornada do empreendedor?

Criar seu próprio negócio é uma tarefa complexa, que depende de diversos fatores para prosperar. O sucesso vem para aqueles que se preparam, que aproveitam as melhores oportunidades e aprendem a contornar as dificuldades.

Sua jornada do empreendedor passa por algumas etapas, sendo importante lidar da melhor forma possível com cada uma delas. Veja aqui quais são os primeiros pontos para considerar ao iniciá-la:

  1. Esteja aberto para novas ideias;
  2. Avalie objetivamente os riscos;
  3. Saia da zona de conforto;
  4. Entenda o mercado;
  5. Encontre parceiros;
  6. Corra atrás do dinheiro;
  7. Ajuste suas ideias.

Entenda:

1. Esteja aberto para novas ideias

Uma das principais necessidades para empreender está na criatividade, em pensar em inovação – ou numa nova abordagem. Você não deve ficar preso a ideias preconcebidas, pois assim se afasta de insights que poderão apontar melhores oportunidades.

2. Avalie objetivamente os riscos

É natural que os negócios apresentem riscos, mas isso não pode ser um motivo para desistir antes mesmo de começar. É preciso avaliar de forma objetiva, pois só assim você saberá se seu empreendimento é realmente perigoso ou só assustador.

Leia também: Conheça o livro Talento, Estratégia, Riscos de Bill McNabb, Ram Charan e Dennis Carey!

3. Saia da zona de conforto

Com tantos negócios surgindo todos os dias, o mercado espera por aqueles que se destacam. Para ter inovação e chamar a atenção do público, sair da zona de conforto e propor algo diferente é fundamental.

4. Entenda o mercado

Empreender pode ser um sonho, mas sua base precisa estar na realidade! O sucesso vem para quem entende o mercado, que sabe oferecer aquilo que é pedido.

5. Encontre parceiros

Dificilmente você conseguirá tocar um empreendimento sozinho, por isso, que tal unir forças com um parceiro? Escolha alguém que acredita em você, em suas ideias e que compartilha sua ética de trabalho.

6. Corra atrás do dinheiro!

O dinheiro é uma das variáveis fundamentais para a jornada do empreendedor, pois é preciso investir para depois lucrar. Além do esforço de dispor de seus recursos próprios, é importante procurar um financiador.

Leia também: Quais os melhores livros de contabilidade? Conheça 18 títulos

7. Ajuste suas ideias

As coisas nunca saem exatamente como planejamos, por isso, esteja pronto para ajustar suas ideias e planos. Esteja atento no empreendimento e no mercado para reconhecer quando é necessário fazer modificações.

Banner O Jeito Disney de Encantar os Clientes: clique para acessar!

Quais os principais desafios enfrentados por empreendedores iniciantes?

O começo é sempre mais difícil, pois até se consolidar é preciso trabalhar bastante. Veja a seguir seis adversidades encontradas no início da jornada do empreendedor:

  1. Concorrentes; 
  2. Achar uma boa localização;
  3. Divulgação;
  4. Conquistar financiamento;
  5. Manter o negócio seu;
  6. Superar imprevistos.

Saiba mais:

1. Concorrentes

Infelizmente, não é incomum que concorrentes fiquem infelizes em ver caras novas e muitas vezes até as atrapalham. Uma boa ideia para evitar estes problemas é ir devagar, conquistando seu espaço com o tempo.

2. Achar uma boa localização

Existem lugares melhores para construir um negócio, em localizações que atraem os clientes. É preciso achar um espaço que seja fácil para seu público, que seu negócio se comunique com ele.

3. Divulgação

Você precisa ser conhecido para atrair a atenção do público, por isso, a divulgação é uma das chaves do negócio. Escolha boas estratégias de marketing empresarial e cative os clientes, pois assim você garante um boca a boca sobre seu empreendimento.

Leia também: Entenda o que é Marketing Social, sua importância e principais estratégias!

4. Conquistar financiamento

Se o dinheiro é um requisito, a falta dele com certeza é uma barreira! Ressaltamos a importância de conquistar bons financiadores, ainda mais se forem profissionais, pois assim se garante as condições materiais para iniciar um empreendimento.

5. Manter o negócio seu

Ao mesmo tempo que você precisa de parceiros e investidores para materializar seu negócio, é importante garantir que ele continue sendo seu. Contar com a ajuda de terceiros sem perder o controle do empreendimento é essencial.

6. Superar imprevistos

Imprevistos sempre surgem e, muitas vezes, eles podem ser enormes. O central é ter forças para superar os problemas que aparecem e, principalmente, não desistir.

6 dicas essenciais para uma jornada de sucesso

Apesar da jornada do empreendedor ser uma experiência que pode ser diferente para cada um, algumas dicas funcionam para todos. Veja agora seis que separamos para você:

  1. Pense além do dinheiro;
  2. Tenha pessoas confiáveis;
  3. Não dê um passo maior que as pernas;
  4. Aprenda a resolver conflitos;
  5. Entenda o que você quer e o que você pode;
  6. Seja bom com as pessoas a sua volta.

Veja a seguir:

1. Pense além do dinheiro

Por mais que o empreendedorismo busque o lucro, nem tudo é sobre dinheiro! O sucesso vai além do financeiro, sendo importante construir um negócio que impacte positivamente na vida das pessoas.

2. Tenha pessoas confiáveis

À medida em que seu empreendimento vai crescendo, você precisará de colaboradores confiáveis, que poderão assumir tarefas de gestão estratégica. O ideal é que as pessoas participem da cultura empresarial, para saberem como tocar o negócio.

Leia também: Guia para aperfeiçoar a gestão de pessoas

3. Não dê um passo maior que as pernas

Por mais que a vontade de crescer e vencer seja grande, é preciso ir devagar no início. Lembre-se que é preciso tempo para alcançar aquilo que se quer – e que o nome jornada do empreendedor não é à toa.

4. Aprenda a resolver conflitos

Se o sucesso depende das pessoas que estão conosco, é preciso que elas convivam harmoniosamente. Os conflitos irão aparecer, por isso é fundamental lidar com eles, valorizando sempre o diálogo.

5. Entenda o que você quer e o que você pode

O autoconhecimento é crucial na jornada do empreendedor, pois se trata de um caminho muito pessoal. Você deve olhar para si e perceber aquilo que você quer e aquilo que pode!

6. Seja bom com as pessoas a sua volta

Seja qual for o negócio que você iniciar, as pessoas serão imprescindíveis. Para garantir que elas estejam realmente do seu lado, seja generoso e as ajude sempre que possível, pois seu empreendimento precisa do coletivo para sobreviver.

Neste texto exploramos um pouco sobre a jornada do empreendedor, mas você poderá aprofundar em cada um destes tópicos com o livro de Guy Raz. Conheça a 1ª edição de A Jornada do Empreendedor!

Você também pode gostar

Artigos em destaque