Quais os melhores livros de contabilidade? Conheça 18 títulos

Livros de contabilidade: Mulher trabalhando

Quais livros de contabilidade todo profissional da área deve ler? E as melhores obras recomendadas para iniciantes?

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem hoje mais de 350 mil contadores ativos. A demanda por profissionais dessa área é alta, pois eles são necessários a qualquer negócio. Toda empresa precisa de um funcionário responsável pelos registros econômicos, cuidando da saúde financeira e pensando em soluções.

Ao mesmo tempo, é importante que os contadores invistam em uma boa formação. Isso passa por uma graduação, é claro, mas não para por aí. Os profissionais devem continuar se atualizando e, neste percurso, é essencial que procurem livros confiáveis e de qualidade.

Afinal, com a chegada das novas tecnologias e as constantes renovações na legislação, o contador deve saber se reciclar. Assim, ter boas soluções para os problemas de uma empresa ou conhecer técnicas recentes para fazer registros são diferenciais significativos para quem deseja se destacar neste setor. 

Neste post, trazemos informações sobre o que estuda um contador, para você que deseja se especializar nesta área. Depois selecionamos 18 obras para iniciantes, estudantes de graduação e profissionais que desejam se atualizar. Confira!

O que se aprende em contabilidade básica?

Em contabilidade básica, os aspirantes à profissão de contador têm um primeiro contato com a matéria, entendendo sua definição e conceitos importantes. 

Em seguida, passam por tópicos como:

  • Escrituração contábil;
  • Balanço patrimonial;
  • Contas;
  • Técnicas de registro;
  • Fluxos de caixa, entre outros.

De maneira geral, conforme explica o professor Osni Moura Ribeiro em “Noções de Contabilidade”, a contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades.

Isso significa que o contador terá de gerenciar todas as questões financeiras, tributárias e patrimoniais de uma organização, seja ela pública ou privada. Desse modo, fornecerá informações úteis para a tomada de decisão de pessoas ou empresas. 

É como se ele fosse um especialista no idioma dos negócios, traduzindo as informações financeiras. 

Quais os melhores livros para estudar contabilidade? Veja 18 dicas!

Na lista abaixo, separamos 18 obras indispensáveis para quem quer se inserir no universo da contabilidade. Elas abordam diferentes assuntos dentro da área, como auditoria, análise de balanços, contabilidade social, entre outros. 

São recomendadas para iniciantes, estudantes de graduação, concurseiros e profissionais, que desejam um bom material de consulta.

Confira:

  1. A Nova Contabilidade Social, de Leda Maria Paulani e Márcio Bobik Braga
  2. Contabilidade Comercial, de Osni Moura Ribeiro;
  3. Auditoria Fiscal e Tributária — Teoria e Prática, de Silvio Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi;
  4. Auditoria, de Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho;
  5. Contabilidade Básica, de Paulo Viceconti e Silvério das Neves;
  6. Contabilidade de Custos — Um enfoque direto e objetivo, de Paulo Viceconti e Silvério das Neves;
  7. Contabilidade Fiscal e Tributária — Teoria e Prática, de Silvio Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi
  8. Contabilidade Geral, de Osni Moura Ribeiro
  9. Contabilidade Governamental, de Antonio Benedito Silva Oliveira e Marilia Cassia Teixeira
  10. Contabilidade Pública — Da Teoria à Prática, de Inaldo Araújo e Daniel Arruda;
  11. Estrutura e Análise de Balanços, de Osni Moura Ribeiro;
  12. Ética na Contabilidade, de Osni Moura Ribeiro e Maurilio Camello
  13. Fundamentos Básicos de Contabilidade, de Fernanda Fernandes Rodrigues e César Augusto Tibúrcio Silva
  14. Fundamentos de Economia, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos e Manuel Enriquez Garcia
  15. Introdução à Contabilidade Gerencial, de José Carlos Marion e Osni Moura Ribeiro;
  16. Manual de Perícia Contábil — Exemplos, Modelos e Exercícios, de Silvio Crepaldi
  17. Noções de Contabilidade, de Osni Moura Ribeiro
  18. Planejamento Tributário: Teoria e Prática, de Silvio Crepaldi

Conheça cada um dos livros em detalhes abaixo:

1. A Nova Contabilidade Social, de Leda Maria Paulani e Márcio Bobik Braga

Livros de contabilidade: capa de livro

A contabilidade social é a base para se conseguir avaliar a atividade e a situação econômica de um país. Ela trata de tópicos importantes, como pobreza e desenvolvimento social. Nesta quinta edição, A Nova Contabilidade Social traz os conceitos que fazem parte do estudo de todos esses temas. 

O livro discute crescimento econômico, política cambial, déficit público, inflação e até mesmo a questão ambiental. Seu intuito é que a contabilidade social deixe de ser vista como um assunto técnico e maçante, tornando-se matéria de interesse de todos os cidadãos brasileiros que querem entender melhor as decisões e a formação da economia de seu país.

2. Contabilidade Comercial, de Osni Moura Ribeiro

Livros de contabilidade: capa de livro

A proposta de Contabilidade Comercial é possibilitar ao leitor compreender os principais procedimentos contábeis necessários aos registros dos acontecimentos que comumente ocorrem nas empresas.

Os fatos mais importantes da gestão das organizações são abordados, partindo sempre das situações mais fáceis para as mais difíceis. Dessa forma, o autor permite ao leitor o domínio global dos tópicos estudados. 

Atualizado e com linguagem acessível, é ideal para estudantes de graduação em Ciências Contábeis.

3. Auditoria Fiscal e Tributária — Teoria e Prática, de Silvio Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi

Livros de contabilidade: capa de livro

Este livro é um guia completo sobre auditoria fiscal e tributária empresarial. Revisto de acordo com a legislação atual, ele apresenta as regras gerais de tributação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e as diferentes formas de tributação que podem ser adotadas pelas empresas.

Também explica as formas de retenção de PIS e Cofins, as questões práticas da administração tributária, da execução fiscal e das garantias e privilégios do crédito tributário. Ao final, detalha todas as etapas envolvidas no processo administrativo tributário.

4. Auditoria, de Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho

Livros de contabilidade: capa de livro

Você sabe por que as organizações são auditadas? Esta e outras perguntas podem ser respondidas por este livro, que traz um método introdutório ao estudo da auditoria. Ele apresenta os principais temas das Normas Brasileiras e Internacionais de Auditoria, tratando os assuntos de forma didática e objetiva, com enfoque na aplicação prática. 

Indispensável para estudantes da área de contabilidade, além de servir como fonte de consulta para profissionais, inclusive aqueles que se preparam para concursos. 

5. Contabilidade Básica, de Paulo Viceconti e Silvério das Neves

Livros de contabilidade: capa de livro

Construído com linguagem clara e acessível, este livro apresenta noções introdutórias e essenciais sobre contabilidade básica, sem perder de vista o rigor técnico. Além disso, os autores preocupam-se sempre em fazer uma ponte entre teoria e prática, apresentando a aplicação dos conteúdos apresentados.

Ideal para um primeiro contato com a área contábil, sendo indicado para estudantes de graduação e concurseiros. Os profissionais da área também encontram um ótimo material de consulta. 

6. Contabilidade de Custos — Um enfoque direto e objetivo, de Paulo Viceconti e Silvério das Neves

Livros de contabilidade: capa de livro

Este livro apresenta os fundamentos da contabilidade de custos, explicando as principais características dos métodos de custeio tradicionais. Ademais, faz uma breve introdução ao método de custeio ABC.

Nesta edição remodelada, há um novo capítulo sobre Custos dos Serviços Prestados, atualizações na formação do preço de venda, entre outras alterações referentes às novas mudanças ocorridas nas normas de contabilidade. 

7. Contabilidade Fiscal e Tributária — Teoria e Prática, de Silvio Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi

Livros de contabilidade: capa de livro

A expansão dos mercados e o forte aumento da concorrência impõem às empresas atuais o desafio de promover um crescimento sustentado na otimização de custos e despesas. Dessa forma, não comprometem sua competitividade.  

Nesse quadro, é essencial saber observar os direitos e deveres tributários do negócio, a fim de evitar “desperdícios” com pagamentos indevidos de impostos. Este livro traz todo esse conhecimento para os leitores.

A obra faz uma profunda análise da rotina das empresas e traz diversas observações sobre as técnicas e as ferramentas utilizadas na área de tributação. É uma leitura essencial para conhecer as melhores práticas da contabilidade tributária e aprender a analisar e extrair, com excelência, os benefícios oferecidos pela legislação tributária. 

8. Contabilidade Geral, de Osni Moura Ribeiro

Livros de contabilidade: capa de livro

O livro Contabilidade Geral foi elaborado para atender ao conteúdo programático do curso de Ciências Contábeis, bem como de outras formações que exigem do estudante conhecimentos de contabilidade.

Com linguagem clara e objetiva, apresenta os assuntos de forma lógica, sem perder de vista a sintonia com a matéria, o que facilita a aprendizagem. Além disso, esta 10ª edição foi atualizada de acordo com as legislações mais recentes. 

Escrita com rigor acadêmico, por um autor renomado na área contábil, é uma obra recomendada a estudantes, concurseiros e profissionais.

9. Contabilidade Governamental, de Antonio Benedito Silva Oliveira e Marilia Cassia Teixeira

Livros de contabilidade: capa de livro

A obra trata do contexto atual da gestão pública em uma sociedade democrática. Dessa forma, passa por tópicos como economia do setor público e gestões operacional, econômica, financeira e patrimonial. 

Os autores também explicam o funcionamento dos subsistemas de contabilidade pública, como o sistema orçamentário e de controle de custos. Repleto de exemplos, Contabilidade Governamental apresenta uma abordagem ampla sobre as tomadas de decisão, a eficácia na gestão e a governança do setor público.

10. Contabilidade Pública — Da Teoria à Prática, de Inaldo Araújo e Daniel Arruda

Livros de contabilidade: capa de livro

A contabilidade pública reflete diretamente na vida de todas as pessoas. Por mais que passe despercebida no dia a dia, sem a contabilidade o sistema financeiro, de modo geral, viraria um caos. Ainda assim, pouco se ensina sobre ela.

Esta obra preenche essa lacuna ao apresentar os principais conceitos e práticas da contabilidade pública, de acordo com as principais normas utilizadas no Brasil.

Os autores apresentam desde os conceitos básicos sobre o tema, até as particularidades da escrituração dos fatos que afetam o patrimônio público. Leitura obrigatória para todos aqueles interessados em entender melhor a contabilidade pública.

11. Estrutura e Análise de Balanços, de Osni Moura Ribeiro

Livros de contabilidade: capa de livro

Como é característico de toda a Série Em Foco, este livro foi concebido de forma a tratar do tema da estrutura e análise de balanços de forma didática e gradual.

Ao longo dos capítulos, o professor Osni Moura Ribeiro traz informações breves sobre o conceito e a finalidade da análise de balanços, além de apresentar os componentes de cada uma das demonstrações financeiras. Em sua parte final, o livro aborda as técnicas da análise de balanços. 

12. Ética na Contabilidade, de Osni Moura Ribeiro e Maurilio Camello

Livros de contabilidade: capa de livro

Neste livro, você encontra os principais aspectos filosóficos da Ética, sua história, as diferentes correntes de pensamento, os princípios e as normas éticas e morais. 

Também conhece a legislação profissional e a organização dos Conselhos de Contabilidade, entendendo as habilidades requeridas para o exercício contábil e as particularidades deste mercado de trabalho. 

Os autores apresentam o Código de Ética Profissional do Contador na íntegra, acompanhado de uma valiosa exposição analítica. Ao final de cada capítulo, há uma série de questões cuidadosamente elaboradas para auxiliar você a fixar os assuntos.

Trata-se de um verdadeiro manual para estudo, reflexão e fixação dos princípios e da legislação que regem a profissão do contador. 

13. Fundamentos Básicos de Contabilidade, de Fernanda Fernandes Rodrigues e César Augusto Tibúrcio Silva

Livros de contabilidade: capa de livro

A contabilidade tem procurado ser cada vez mais compreensível para o público. Nesse contexto, esta obra apresenta os primeiros conhecimentos contábeis para o leitor interessado no assunto, de maneira fácil e estimulante.

O livro explica o cerne da contabilidade, sem se prender a detalhes desnecessários. Todos os capítulos são permeados por recursos didáticos, como pequenos casos, relação entre teoria e prática e pausas para revisão do que foi aprendido. Traz ainda um dicionário com os principais termos técnicos, questões de revisão e exercícios.

14. Fundamentos de Economia, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos e Manuel Enriquez Garcia

Livros de contabilidade: capa de livro

Fundamentos de Economia fornece uma visão abrangente das principais questões econômicas de nosso tempo. Nele, os autores explicam conceitos e problemas fundamentais, de forma que o leitor possa ter uma melhor compreensão da realidade da economia.

Assim, ao longo dos capítulos, são abordados tópicos como ciência econômica, teoria microeconômica, inflação, setor público, entre outros. Os assuntos são explicados com clareza e concisão, sendo uma obra ideal para estudantes da área de economia, contabilidade, e ciências humanas em geral.

15. Introdução à Contabilidade Gerencial, de José Carlos Marion e Osni Moura Ribeiro

Livros de contabilidade: capa de livro

Nesta obra, José Carlos Marion e Osni Moura Ribeiro objetivam facilitar o entendimento dos procedimentos necessários ao bom gerenciamento de qualquer tipo de organização. 

Assim, o conteúdo dos capítulos proporcionará ao leitor conhecimentos como:

  • O papel da contabilidade gerencial como sistema de informações;
  • A estrutura organizacional e os tipos de organizações;
  • A contabilidade de custos e os diversos sistemas de custeio;
  • O gerenciamento de compras;
  • Contabilidade gerencial contemporânea, entre outros. 

16. Manual de Perícia Contábil — Exemplos, Modelos e Exercícios, de Silvio Crepaldi

Livros de contabilidade: capa de livro

Neste manual, Silvio Crepaldi apresenta o que é necessário para exercer a função de perito contábil. Tal cargo tem como base o levantamento, estudo e avaliação sistemática da produção de provas para a justiça. 

O autor também se dedica à parte prática da perícia, incluindo diversas rotinas reais analisadas e interpretadas, acompanhadas dos respectivos laudos periciais contábeis.

Leitura essencial para quem quer prestar concursos e ingressar nesta carreira.

17. Noções de Contabilidade, de Osni Moura Ribeiro

Livros de contabilidade: capa de livro

Primeiro volume da série Fundamentos de Contabilidade, este livro apresenta conceitos-chave e os objetivos da contabilidade. Passa também por tópicos como patrimônio, função e funcionamento das contas, elaboração de balanço patrimonial, entre outros.

É uma obra de linguagem acessível, voltada inclusive para aqueles que não são contadores, mas desejam ter conhecimentos básicos sobre o assunto. 

18. Planejamento Tributário: Teoria e Prática, de Silvio Crepaldi

Livros de contabilidade: capa de livro

Planejamento Tributário: Teoria e Prática mostra como fazer da gestão tributária uma ferramenta estratégica, por meio da construção e execução de um plano tributário que busque antecipar ações futuras. Assim, os riscos são previstos e corrigidos, a fim de alcançar com excelência os resultados almejados.

Com esta obra, o leitor aprenderá que é possível fazer do recolhimento de tributos uma ferramenta de administração. Dessa forma, busca-se chegar a um saldo menor de impostos a pagar, aumentando a margem de lucro das empresas e, consequentemente, sua competitividade.Esperamos que você tenha gostado dessas recomendações de livros de contabilidade. Que tal conferir um guia completo de empreendedorismo?

Você também pode gostar

Artigos em destaque