Confira 8 livros para celebrar o Dia do Técnico em Eletrônica

Veja o que faz um técnico em eletrônica, seu salário e o que é necessário para se tornar um. Continue a leitura!
técnico em eletrônica: homem reparando circuito eletrônico

No dia 5 de novembro, comemora-se o Dia do Técnico em Eletrônica. Trata-se de uma profissão em alta, com muitas possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho.

Afinal, vivemos em um mundo cada vez mais digital. Se você parar para observar ao seu redor, provavelmente existem diversas soluções eletrônicas, como computadores, celulares e tablets. Todas elas exigem desenvolvimento e manutenção — algumas das tarefas possíveis dos técnicos. 

Cada vez mais, as empresas e as indústrias investem na digitalização de suas operações. A implementação de sistemas eletrônicos e de automação também podem ser executadas pelos técnicos.  

Dessa forma, se você tem interesse por este tema, fique atento: este é um ramo com muitas oportunidades. A tendência é que ele continue em alta, pois novas tecnologias surgem constantemente, demandando por profissionais especializados.

Neste artigo, você vai ficar por dentro da profissão de técnico em eletrônica. Explicaremos o que fazem os profissionais deste setor, seu salário e o que é necessário para se tornar um deles. No final do texto, também listamos algumas obras para você celebrar o dia dedicado a estes especialistas. Boa leitura!

Leia também: Principais linguagens de programação e 7 livros para aprender a programar!

O que faz o técnico em eletrônica?

Em um primeiro momento, pode-se pensar que o técnico em eletrônica é o profissional responsável por fazer a manutenção e o conserto de aparelhos domésticos. Entretanto, suas possibilidades de atuação não se restringem a isso.

O técnico em eletrônica é responsável por desenvolver projetos eletrônicos – por exemplo, ele produz e monta sistemas e circuitos. Também executa e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos eletrônicos.

Portanto, o desenvolvimento de itens, que contêm elementos eletrônicos, passa necessariamente pelas mãos destes profissionais. Do mesmo modo, são eles os responsáveis por nos ajudar quando os aparelhos apresentam falhas: fazem a manutenção, levando-os a funcionar corretamente. 

Os técnicos também realizam medições, testes e calibrações de itens eletrônicos, e executam procedimentos de controle de qualidade e gestão. Além disso, podem trabalhar com pesquisa e consultoria técnica. 

Neste contexto, os técnicos em eletrônica são considerados profissionais do futuro. Pois possuem muitas oportunidades dentro de indústrias e empresas, em especial, aquelas do setor de tecnologia

Confira: 10 cursos técnicos mais procurados!

Banner Black November: clique para acessar!

Qual o salário de um técnico em eletrônica?

De acordo com a plataforma Glassdoor, a faixa de salário-base dos técnicos em eletrônica varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. 

O que precisa para ser técnico em eletrônica?

Para ser técnico em eletrônica, o estudante deve concluir um curso técnico em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para saber se um curso é validado pelo MEC, você pode fazer uma consulta pela internet no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). 

Em geral, o curso técnico em eletrônica possui duração de dois anos e é oferecido por diversas instituições públicas e privadas. 

Com o diploma de técnico em mãos, o profissional pode ingressar no mercado de trabalho. Por exemplo, pode procurar por vagas em empresas do setor, ou até mesmo atuar como autônomo, executando consertos em aparelhos domésticos.

Veja também: O que é tecnologia da informação e quais suas áreas de atuação

Quais são as competências esperadas do técnico em eletrônica?

Você sabe quais são as habilidades esperadas dos técnicos? Entendê-las pode ajudá-lo a buscar seu pleno desenvolvimento profissional. De acordo com o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), algumas das competências dos técnicos em eletrônica são:

  • Desenvolver e montar sistemas eletrônicos;
  • Realizar a manutenção de circuitos e sistemas eletrônicos seguindo normas técnicas e ambientais de qualidade, saúde e segurança do trabalho;
  • Projetar e montar circuitos eletrônicos;
  • Planejar a manutenção de sistemas eletrônicos industriais, comerciais, residenciais e automotivos;
  • Executar, controlar e avaliar o desempenho da manutenção em circuitos e sistemas eletrônicos;
  • Realizar medições, testes, calibrações e comissionamento de equipamentos eletrônicos;
  • Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando transformações digitais na sociedade;
  • Prestar consultoria técnica em eletrônica;
  • Desenvolver pesquisas, experimentações e ensaios relativos a suas atribuições; entre outros.

Confira também: Tecnologia e meio ambiente – como as inovações podem ajudar o planeta?

Qual o Dia do Técnico em Eletrônica?

O Dia do Técnico em Eletrônica é comemorado em 5 de novembro. Esta data tem por objetivo celebrar todos estes especialistas, que são indispensáveis em um mundo no qual a  tecnologia avança tão rapidamente.

Desse modo, neste dia, espera-se que as companhias que contam com profissionais deste setor busquem fazer homenagens, demonstrando a importância dos técnicos em eletrônica para as suas atividades.

Em empresas de tecnologia, podem ocorrer eventos também, a fim de discutir esta área de atuação, suas possibilidades e desafios. 

8 livros para celebrar o Dia do Técnico em Eletrônica

Você tem interesse em eletrônica, e está pensando em fazer uma formação técnica? Ou conhece um profissional da área e deseja presenteá-lo no dia 5 de novembro?

Na lista abaixo, separamos 8 obras que atendem estas demandas. São livros publicados pela Editora Érica, selo especializado na produção de conteúdos de qualidade para o ensino técnico e profissionalizante. Confira:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre técnico em eletrônica. Que tal também conferir este post com a nossa seleção dos 10 melhores livros de programação?

Você também pode gostar

Artigos em destaque