Saiba o que é Marketing de Conteúdo, seus benefícios e como começar!

Se você ainda não conhece o Marketing de Conteúdo ou precisa entender um pouco mais, esse texto foi feito para você. Continue a leitura!
Marketing de Conteúdo: homem usando computador

Com uma concorrência cada vez maior e mais forte, chamar a atenção do público vira uma tarefa que demanda mais planejamento e trabalho. Você certamente precisará de uma estratégia para alcançar seu cliente potencial, e uma das melhores formas de conseguir isso é através do Marketing de Conteúdo.

Se você ainda não conhece o Marketing de Conteúdo ou precisa entender um pouco mais, esse texto foi feito para você! Aqui mostraremos seu conceito, além das etapas para traçar um plano de marketing e usufruir de seus benefícios. Boa leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair seu público-alvo, isso através da criação de conteúdo relevante. Diferente do que é comumente feito, aqui você não fará uma promoção direta de sua marca, ao invés de ir até ele, fará que ele venha até você.

Atualmente, já temos outras estratégias de Marketing diferentes daquele visto nos comerciais de TV, no qual a pessoa é obrigada a receber determinada propaganda, mesmo não tendo nenhum interesse pelo produto. Na internet, o consumidor tem a liberdade de consumir aquilo que faz sentido para ele, por isso uma das principais tendências da atualidade é o marketing de influência.

Portanto, o Marketing de Conteúdo trabalha oferecendo um conteúdo de qualidade, que o próprio público-alvo escolhe consumir. Nessa estratégia, você estará produzindo artigos, vídeos, ebooks, postagens em redes sociais, etc que atrairão clientes em potencial para sua marca.

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Quais são as etapas do Marketing de Conteúdo?

Uma estratégia de sucesso precisa ser sempre muito bem pensada, independendo do que se trata. No Marketing de Conteúdo isso não é diferente, é preciso realizar tudo de forma ordenada para alcançar bons resultados.

Assim, seu Marketing de Conteúdo deverá passar por 5 etapas. Veja agora quais são:

1. Planejamento
2. Elaboração da persona
3. Criação de conteúdo
4. Distribuição
5. Mensuração de resultados

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1. Planejamento

Antes de mais nada, o primeiro passo que você precisa dar é criar um planejamento que seja coerente com seu objetivo. Aqui você deve:

  • definir o que será feito;
  • destacar os responsáveis por cada ação;
  • criar um cronograma com todas as atividades; e
  • estabelecer as metas a serem alcançadas.

2. Elaboração da persona

No Marketing, a persona é a representação de seu público-alvo, construída dentro de uma delimitação demográfica. Nesta etapa, você deverá entender seu produto e produzir conteúdos que poderão atrair esse seu cliente.

Com uma persona bem delimitada, fica mais fácil produzir  um conteúdo direcionado para as pessoas certas. Portanto, neste momento, identifique características de quem você deve alcançar, como:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • profissão;
  • hábitos de consumo, etc.

3. Criação de conteúdo

Aqui não tem nenhum segredo, é a própria criação do conteúdo que será utilizado para atrair as pessoas para seu negócio. Seja com seu próprio planejamento pessoal ou com um serviço terceirizado (redatores freelancers, produtores de vídeo, etc), você pode passar por diferentes materiais ricos para se comunicar com o público, como por exemplo:

  • blog posts;
  • ebooks;
  • email marketing;
  • postagens em redes sociais; e
  • vídeos.

4. Distribuição

Com um conteúdo já pronto, chega a hora de disponibilizá-lo para estar ao alcance de sua persona. Apesar de parecer simples, essa etapa também precisa ser bem pensada.

Além de distribuir seu conteúdo nos canais que a persona irá ter acesso, é preciso saber também como impulsioná-lo. Ter múltiplos canais é bom, mas se não houver um cuidado e adequação de linguagem, eles podem se tornar ineficientes.

5. Mensuração de resultados

Assim como em toda ação, mensurar os resultados é fundamental para reconhecer e garantir seu sucesso. Fazendo isso, você poderá saber o que deu ou não certo, mantendo o que funcionou e substituindo ou aperfeiçoando as estratégias que não alcançaram seu objetivo.

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo já é uma realidade para as empresas; o número de negócios que investem em um blog mostra que essa estratégia está realmente dando certo.

Com números melhores e maior engajamento com o público, apostar em Marketing de Conteúdo é um excelente diferencial no mercado. Veja a seguir 6 vantagens dessa estratégia para seu negócio:

1.  Gera o aumento do tráfego do site
2. Reduz o custo do marketing
3. Educa o público-alvo
4. Melhora a visibilidade da empresa
5. Aumenta as vendas
6. Impulsiona a geração de leads

1.  Gera o aumento do tráfego do site

Atualmente, quando temos alguma dúvida, é normal utilizarmos o google para buscar informação. Se você conta com um blog com conteúdo relevante, certamente ele irá atrair público para seu site.

Quanto melhor for seu conteúdo, mais visitantes você terá e melhor rankeado seu site ficará nos resultados de pesquisas no google. Trabalhando com Marketing de Conteúdo, a previsão é de que os acessos em seu site sejam 2 vezes maiores.

2. Reduz o custo do marketing

O Marketing de Conteúdo – com toda a pluralidade de possibilidades – é mais barato do que os gastos com mídia tradicional. Aqui, você produz para diferentes canais, sendo alguns gratuitos e outros com um pequeno valor. Vale lembrar que o Marketing de Conteúdo é bem direcionado, o que reduz também a chance de não alcançar seu público-alvo. 

Saiba mais: Entenda tudo sobre Account-Based Marketing (ABM)

3. Educa o público-alvo

Neste ponto, o Marketing de Conteúdo é uma verdadeira faca de dois gumes. Você educa o público ao criar um material relevante que o ensina algo novo, que tenha relação com os seus produtos. Ao mesmo tempo que também tem a oportunidade de ensiná-lo como funciona aquilo que você está oferecendo, respondendo as possíveis dúvidas e gerando confiabilidade no seu trabalho.

4. Melhora a visibilidade da empresa

Quanto mais conteúdo você produz, mais pessoas poderá alcançar com um material rico, que seja valioso para elas. Assim, sua marca consegue ser vista, ganhando conhecimento do público.

Em geral, as pessoas querem fazer negócios com quem elas conhecem. Ao ter acesso à seus conteúdos, seu público-alvo ganha a confiança necessária para adquirir seus produtos e serviços.

5. Aumenta as vendas

Se você tem mais pessoas acessando seu conteúdo, mais fácil será realizar vendas. Apesar do Marketing de Conteúdo trabalhar com muita informação, ele também segue um caminho lógico que leva sua persona até a tomada de decisões de compra.

6. Impulsiona a geração de leads

Os leads são as pessoas que de fato tem interesse no que você oferece, que provavelmente irão consumir seu produto ou serviço. Sendo assim, com um conteúdo relevante e bem direcionado, sua empresa terá cada vez mais procura por esses consumidores. Se você pretende aprender ainda mais sobre essa área, conheça o livro Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Estratégia!

Esperamos que você tenha gostado do texto e aprendido ainda mais sobre o Marketing de Conteúdo. Se você se interessa por conteúdos de marketing, não deixe de conferir esse artigo sobre Marketing Social, descubra sua importância e principais estratégias!

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