Entenda o que é leitura digital e quais são os principais benefícios!

Neste texto, a gente te conta mais sobre a leitura digital, sua importância e seus benefícios para leitores e estudantes. Confira!
leitura digital: mulher jovem lendo em tablet

O uso das tecnologias digitais vem crescendo a cada dia. Hoje, estamos diante de videogames com imersão 3D, salas de cinema com efeitos especiais, aparelhos automatizados e muito mais. Nesse novo cenário, também os livros passaram por algumas transformações, e hoje ganha espaço a chamada leitura digital.

Essa nova forma de interagir com a leitura vem se transformando nos últimos anos. Se, no início, apenas os livros faziam parte dela, agora não é raro encontrar jornais, revistas e periódicos 100% online. Até escolas e instituições de ensino superior já adotaram o modelo. E por quê?

Neste texto, a gente te conta mais sobre a leitura digital, sua importância e seus benefícios. Também explicamos como ela pode impactar positivamente a formação de novos leitores e os estudos, principalmente quando se une às tecnologias educacionais. Tenha uma boa leitura! 

O que é leitura digital?

Quando falamos em leitura digital, fazemos referência a toda leitura que acontece com o auxílio de um suporte tecnológico. Atualmente, é possível realizá-la em aparelhos cotidianos, como celulares e tablets, mas também encontrar dispositivos criados exclusivamente para comportar esse tipo de leitura.

Além disso, em instituições de ensino e em alguns portais de notícias, não é raro o desenvolvimento de um aplicativo de leitura próprio, que pode ser instalado em diferentes tipos de aparelho. Desse modo, um mesmo leitor pode acessar o seu material de leitura de qualquer plataforma.

banner quinzena do consumidor: clique para acessar!

Qual é a importância da leitura digital?

Se pensarmos no uso atual da tecnologia, rapidamente podemos perceber que ela já faz parte do nosso cotidiano de diferentes formas. Nesse sentido, a leitura — a lazer, estudo ou trabalho — não poderia ficar para trás. Mas a importância da leitura digital vai muito além da facilidade de acesso. Descubra os principais benefícios:

A leitura digital democratiza a informação

O acesso aos livros é, historicamente, relegado a pessoas com maior poder aquisitivo. Mesmo com a invenção da prensa e a democratização da leitura, adquirir livros físicos não é tarefa simples para quem não vive em grandes centros.

Além do baixo número de livrarias e bibliotecas, também é preciso levar em consideração os custos e a espera com a compra online dos livros. Ou seja: pode ser que nem todo mundo consiga ter em mãos os materiais de que precisa. 

E isso sem falar dos livros raros, em outras línguas ou que já saíram de circulação, mas podem ser importantes para pesquisas acadêmicas. 

A leitura digital muda esse cenário porque torna o acesso aos livros mais fácil. Você não precisa de um leitor específico para lê-los — isso pode ser feito do celular, do computador ou de outros aparelhos com conexão à internet — e as bibliotecas e lojas virtuais disponibilizam o livro na mesma hora.

Desse modo, mais pessoas conseguem ter acesso à informação. Essa democratização é essencial para a formação igualitária dos indivíduos e para tentar reduzir a distância entre classes sociais. 

A leitura digital aumenta a interatividade

Livros digitais são mais interativos do que livros físicos. Isso porque permitem uma série de personalizações — grifos em cores diferentes, comentários, sumários exclusivos — que, além de facilitar a leitura e a absorção de conhecimento, a tornam mais dinâmica e interessante.

Além disso, os livros digitais podem ser combinados a outras tecnologias e formatos de aprendizagem, como os mapas mentais, podcasts e vídeos. Um hiperlink faz com que os leitores tenham acesso a materiais extras ou aulas complementares, o que auxilia a aquisição de conhecimento.

Saiba mais: Podcast de livros? Confira nossa seleção para escutar agora!

A leitura digital é mais inclusiva

Quando falamos de educação inclusiva, não podemos deixar de mencionar a leitura digital. Afinal, graças ao uso de diferentes tecnologias, os alunos podem adaptar seus livros ao formato que melhor se adequa às suas necessidades.

Estudantes com baixa visão conseguem ampliar o tamanho da fonte, ajustar o brilho da página e mudar a cor do plano de fundo, para tornar a leitura mais confortável. Também é possível combinar os livros digitais a diferentes softwares de leitura, o que os torna acessíveis para quem não pode ler.

Já para alunos com TDAH ou outras questões de atenção, a leitura digital é mais dinâmica e pode ser combinada a programas que estimulam o foco. Ou seja: os livros digitais são adaptáveis a diferentes pessoas, o que faz com que o seu uso ofereça uma série de benefícios extras.

Leia também: Conheça o livro “Hiperfoco: como trabalhar menos e render mais”

Quais são os benefícios da leitura digital?

Para além das muitas vantagens que oferece, a leitura digital também tem uma série de benefícios, sobretudo no contexto educacional. Sendo assim, contar com uma biblioteca digital, além de uma biblioteca física, é fundamental para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Confira a seguir mais benefícios da leitura digital para estudantes e leitores.

Veja também: Apresentando o Saraiva Conecta: a plataforma que vai transformar suas leituras!

Praticidade

Nós já explicamos que a leitura digital é uma maneira de aumentar a inclusão e democratizar a informação. Soma-se a isso o fato de ela ser simplesmente mais prática. 

Afinal, os livros estão sempre a alguns cliques de distância, e podem ser carregados para qualquer lugar sem que seja necessário lidar com o peso do material físico.

Isso faz com que o estudo fique mais integrado à vida cotidiana dos alunos, sobretudo aqueles que também trabalham ou que passam muitas horas em transportes públicos. 

Durabilidade

Livros digitais também são mais duráveis e sustentáveis. Afinal, um único dispositivo tecnológico comporta centenas de livros, que não não rasgam, não amassam, não ficam rabiscados e não pegam poeira.

Também não estão à mercê das condições de armazenamento e do tempo que ficam guardados. Ainda que o aparelho deixe de funcionar, os livros ficam armazenados em uma nuvem e continuam disponíveis para download em outros dispositivos.

Menor custo

Por fim, a leitura digital gera menos custos para leitores. Isso porque não é necessário adquirir muitos exemplares de uma mesma obra, nem manter um acervo cada vez maior, tampouco garantir o armazenamento adequado de todos os materiais.

Além disso, é possível adquirir livros raros e que já saíram de circulação e emprestá-los sem o risco de que eles sejam danificados. Para as instituições educacionais, o custo com a equipe de administração da biblioteca também é menor, já que o empréstimo e controle é facilitado pela tecnologia e, em alguns casos, pode ser automatizado.

Viu só? A leitura digital confere uma série de benefícios, além de ser fundamental para a instituição de ensino que deseja se destacar no mercado. Se você ficou interessado e deseja saber mais, conheça as metodologias inovativas e descubra como aplicá-las na educação!

Você também pode gostar

Artigos em destaque