Conheça os livros digitais e saiba quais são os principais benefícios!

Você está acostumado(a) a ler livros digitais? Leia o artigo completo e saiba o que são e quais os principais benefícios!
livros digitais: mão digitando em kindle

Você está acostumado(a) a ler livros digitais? Na última década, com a ampliação do acesso à internet, mais pessoas têm recorrido a dispositivos como computadores, celulares e leitores em ambiente virtual para manter o hábito da leitura.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, o número de usuários de internet no Brasil subiu de 46% em 2011, para 81% em 2021. Isso representa mais de 140 milhões de pessoas.

Dessa forma, o mercado de e-books já é uma realidade. Praticamente todos os livros são publicados nas versões física e digital. Ao contrário das hipóteses iniciais de que os livros digitais substituiriam as obras físicas, a tendência observada hoje é de que os dois formatos podem conviver.

Isto é, cada um apresenta suas vantagens, e o formato ideal fica à escolha do leitor. Por exemplo, tem quem prefira estudar por livros digitais, por conta da praticidade, tanto de navegação, quanto de fazer notas. Já outras pessoas não trocam o papel por nada.

Tem ainda quem alie os dois, buscando obras que tenham conteúdos complementares digitais. Assim, podem aprender em um formato multimídia, o que é perfeitamente compreensível no caso da atual geração, que já nasce muito conectada em telas.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre os livros digitais. Explicaremos este conceito e quais são as vantagens da leitura digital. Também faremos uma comparação entre obras digitais e físicas, além de mostrarmos como os materiais digitais podem complementar seus estudos. Boa leitura!

O que são livros digitais?

Livros digitais são aqueles que podem ser lidos em um equipamento eletrônico, como computador, celular, tablet ou um leitor digital (ou e-reader).

Os leitores digitais são dispositivos especializados na leitura de obras digitais. Dessa forma, eles possuem funcionalidades específicas, como loja própria, personalização da fonte do texto, luz de leitura, notas, entre outras.

Os livros digitais também são chamados de e-books, abreviação do inglês para electronic books, isto é, livros eletrônicos. Os formatos deles são variados, como:

  • EPUB (abreviação de electronic publication, ou publicação eletrônica);
  • AZW;
  • PDF;
  • MOBI.

Atualmente, o formato padrão é o EPUB. 

banner aprovação OAB: clique para baixar!

Quais são os benefícios dos livros digitais?

A importância da leitura é indiscutível. Por meio dela, conseguimos ter mais empatia, entendendo e respeitando pontos de vista diferentes dos nossos. Também escrevemos melhor e aprendemos coisas novas.

Mas, afinal, quais são as vantagens de ler no formato digital? Na lista abaixo, separamos 6 benefícios dos livros digitais:

  1. Praticidade;
  2. Inclusão;
  3. Interatividade;
  4. Atualização;
  5. Durabilidade;
  6. Sustentabilidade.

Entenda cada um deles:

1. Praticidade

O primeiro benefício dos e-books é a praticidade para transportá-los. Em um dispositivo leve, como um celular ou e-reader, você consegue carregar literalmente centenas de livros. Você anda sempre com a sua biblioteca.

Isso permite uma economia de espaço na sua mochila, além de não ter de ficar carregando peso. Além disso, você pode realizar leituras simultâneas com mais facilidade.

Em ambientes como metrô, ônibus, e até mesmo salas de espera, você tem sempre a sua biblioteca em mãos, podendo recorrer a ela de maneira simples e prática.

2. Inclusão

Você conhece o conceito de biblioteca digital? Ela permite que as pessoas acessem um grande acervo de obras, de maneira prática. Isso gera uma ampliação do acesso, pois, no caso das bibliotecas físicas, a quantidade de exemplares disponíveis é limitada.

Também, de maneira geral, os livros digitais permitem uma maior inclusão. Isso porque basta que o leitor tenha acesso à internet para conseguir ler. 

Existem diversas obras clássicas em domínio público, que podem ser baixadas gratuitamente. No Brasil, por meio do portal Domínio Público, o leitor consegue encontrar uma biblioteca digital com diversos livros de ficção, por exemplo.

3. Interatividade

Outro diferencial dos e-books é sua interatividade. Você consegue personalizar a fonte do texto, trocando-a ou aumentando de tamanho, por exemplo. Consegue também facilmente pesquisar por palavras no dicionário. Ou buscar a tradução de algum termo estrangeiro.

Dessa forma, pode até mesmo se aventurar por leituras em outros idiomas. Você conta com a plataforma de leitura para ajudá-lo com palavras e expressões desconhecidas.

Você também consegue fazer destaques e notas com facilidade. Quando quer pesquisar por um trecho de livro, isso pode ser feito de maneira simples, buscando por uma palavra-chave. Assim, não precisa ficar folheando o livro todo até achar a parte desejada.

Enfim, você pode acessar links e o navegador, caso precise fazer uma pesquisa para complementar a leitura. 

4. Atualização

Os livros digitais são atualizados de maneira muito simples. Não é necessário que você compre um novo exemplar, por exemplo. Se você já adquiriu a obra, a editora consegue facilmente fazer alterações nela, atualizando informações.

Isso é muito importante, por exemplo, para livros didáticos. Se pensarmos em áreas dinâmicas como o Direito, contar com obras sempre atualizadas é essencial. A todo momento, são novas mudanças na legislação, as quais os estudantes e advogados devem sempre estar de olho.

Leia mais: Confira nossa seleção de 18 livros de Direito

5. Durabilidade

Os livros digitais não se desgastam com o tempo. Também não precisam de cuidados específicos. Isto é, você não precisa se preocupar com a durabilidade deles.

Você sempre tem acesso às obras, uma vez que as comprou. Pode também resgatá-las em diferentes dispositivos. Ou seja, elas estarão sempre legíveis e podem ser anotadas infinitas vezes.

6. Sustentabilidade

Os e-books não utilizam papel na sua fabricação, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Ademais, não precisam ser transportados das gráficas para os depósitos ou livrarias, e depois até sua casa.

Assim, nesses quesitos, eles são mais sustentáveis. Você os adquire ou pega emprestado em uma biblioteca digital e pode começar a leitura logo em seguida.

Confira também: O que é sustentabilidade?

Quais as vantagens do livro digital e do livro físico?

Os livros físicos e digitais convivem hoje no mercado editorial. Praticamente todas as novas obras são publicadas nestes dois formatos. Você sabe quais são as vantagens de cada um dos formatos?

Como vimos, os e-books apresentam como principais benefícios:

  • Praticidade no transporte, pois são mais leves;
  • Democratização do acesso, bastando que o leitor tenha conexão com a internet para ler centenas de obras;
  • Possibilidade de interagir com a obra, alterando aspectos gráficos e acessando links;
  • Atualização constante dos títulos;
  • Maior durabilidade.

Já os livros físicos têm como vantagens:

  • Leitura menos cansativa, pois não acontece por meio de uma tela;
  • Menos distrações durante a leitura;
  • Não precisam de bateria ou conexão com a internet;
  • Sensação da obra física, como a textura e o cheiro do papel;
  • Possibilidade de colecionar, montando sua própria biblioteca.

Dessa forma, são diversas as vantagens de cada um dos formatos. Você pode escolher de acordo com aquilo que é melhor para seu dia a dia. E, claro, pode optar também pelos dois formatos!

Como os conteúdos e livros digitais podem ajudar os estudos?

Hoje em dia, muitas pessoas acessam conteúdos digitais, como forma de complementar os estudos. Afinal, pode ser cansativo ficar o tempo todo em cima dos livros, não é?

Pensando nisso, a Saraiva Educação criou o Saraiva Conecta, uma plataforma digital com materiais complementares às obras da editora. Por meio dela, o leitor tem acesso a:

  • Videoaulas;
  • Palestras;
  • Áudios;
  • Resolução de exercícios em vídeo;
  • Slides e resumos; entre outros.

Sabemos que o aprendizado em plataformas multimídia é muito mais rico. Você consegue estudar a teoria por meio do livro, e enriquecê-la ainda mais com conteúdos audiovisuais. Eles reforçam aquilo que você já leu, e também podem solucionar dúvidas e facilitar trechos mais complicados.

Pois explicamos de uma maneira diferente quando falamos, certo? A tendência é descomplicar o conteúdo, e frisar seus aspectos mais essenciais.

O Saraiva Conecta é mais um exemplo de como o digital pode complementar o físico. E como a combinação desses dois formatos pode ser muito mais rica para os seus estudos.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo sobre livros digitais. Que tal também conhecer o selo Expressa, com e-books da Saraiva Educação?

Você também pode gostar

Artigos em destaque