Aprendendo as horas: 5 passos para ensinar a noção de tempo para crianças

Conhece alguma criança que está aprendendo as horas? Confira 5 passos para ensinar a passagem do tempo para os pequenos!
Aprendendo as horas: criança segurando relógio

Ao longo do desenvolvimento infantil, alguns marcos são fundamentais: aprender a ler, aprender a fazer contas básicas e, é claro, aprender a ver as horas. No entanto, a passagem do tempo pode ser um conceito complexo para algumas crianças, o que torna essa habilidade mais difícil de se desenvolver.

Pensando nisso, a equipe da Saraiva Educação montou um conteúdo completo , com as melhores estratégias, para ajudar as crianças a aprender as horas. Ao longo deste texto, você confere um passo a passo e duas dicas essenciais. Continue a leitura e confira!

Leia também: Os 6 melhores livros infantis para ler em 2024!

Como ensinar as horas para as crianças?

O processo de aprender as horas nem sempre é simples. Por isso, montamos um passo a passo completo para te ajudar a ensinar as horas para as crianças, transformando esse momento em algo mais divertido e dinâmico

Passo 1: Aprendendo a contar;
Passo 2: Explicando como o tempo funciona;
Passo 3: Construindo um relógio;
Passo 4: Dividindo as horas; e
Passo 5: Praticando!

Passo 1: Aprendendo a contar

Antes de aprender a ver as horas, é fundamental que as crianças consigam contar, sem erros, pelo menos de 1 a 60 — o total de minutos de uma hora. Esse conhecimento fará diferença na hora de elas entenderem os ponteiros do relógio e a maneira como dividimos o tempo.

Por isso, faça exercícios básicos de contagem, como:

  • Incentivar que a criança escreva, em um papel, todos os números de 1 a 60;
  • Contar, ao lado da criança, todos os números de 1 a 60;
  • Estimular a contagem até 60 através de brincadeiras, como descobrir 60 objetos ou colher 60 flores.

Depois, treine com a criança a sua habilidade de contar de 5 em 5. Afinal, é assim que os ponteiros dos minutos funcionam.

Passo 2: Explicando como o tempo funciona

Em seguida, é hora de explicar para as crianças como o tempo funciona. Isso implica, em  primeiro lugar, pontuar os diferentes momentos do dia (manhã, tarde e noite) e as formas como eles podem ser identificados. 

Em seguida, precisamos explicar o conceito de passagem do tempo. Para isso, é necessário que a criança entenda a nossa divisão do dia em 24 horas, e de cada uma dessas horas em 60 minutos. 

Essa parte pode ser um pouco mais difícil, então usar recursos lúdicos — como jogos e brincadeiras — pode ajudar.

Leia também: Conheça a importância do brincar para o desenvolvimento infantil

Passo 3: Construindo um relógio

Para facilitar o processo de aprender as horas, construir um relógio junto com a criança também pode ser uma boa ideia. Dessa maneira, ela se familiariza com o objeto e aprende melhor como ele funciona.

A construção do relógio pode ser feita de modo artesanal. Para isso, você vai precisar de um prato de papel ou de plástico, uma caneta e duas setas (uma grande, outra pequena), também de papel. Em seguida:

  1. Dobre o prato de papel ao meio nos dois sentidos, para que ele fique dividido em 4. Em cada um desses pontos, você colocará os principais números: 12 (ponto superior), 3 (à direita), 6 (ponto inferior) e 9 (à esquerda).
  2. Preencha os demais números, tentando deixar um espaço mais ou menos igual entre eles;
  3. Use as setas para fazer ponteiros de horas e minutos, prendendo-as ao prato com a ajuda de um alfinete.

Passo 4: Dividindo as horas

Com o relógio em mãos, fica mais fácil para a criança aprender a ver as horas. Para ajudá-la nesse processo, é chegado o momento de mostrar como os minutos e as horas são indicados pelos ponteiros.

Comece com o ponteiro das horas. Explique que ele dá duas voltas no relógio por dia, e que cada número para o qual ele aponta (ou do qual mais se aproxima) indica a hora atual. Dê vários exemplos e peça para ela tentar ler as horas sozinha.

Depois, passe para o ponteiro dos minutos. Explique que ele marca 5 minutos de cada vez, e, por isso, quando está no 2, indica que 10 minutos já se passaram. Faça esse exercício com bastante calma, pois a criança pode precisar de ajuda para fazer os cálculos. Depois, dê exemplos e incentive que ela treine sozinha.

Passo 5: Praticando!

Por fim, é hora de praticar: estimule a criança a dizer as horas com frequência, apoiando o processo e sendo paciente quando ela errar. Quanto mais exercícios ela fizer, mais familiaridade vai desenvolver com o relógio e, aos poucos, o processo de aprender e identificar as horas vai ser mais natural.

Confira: 5 dicas para celebrar o Dia das Crianças!

2 dicas essenciais para aprender a ver as horas

O processo de aprender a ver as horas pode ser difícil para algumas crianças, uma vez que reúne diferentes habilidades, como a matemática, o raciocínio lógico, a atenção etc. Para torná-lo mais divertido, pais e professores podem seguir duas dicas essenciais:

  1. Usar jogos interativos;
  2. Usar livros infantis.

A seguir, você entende os benefícios de cada uma delas. Confira!

1. Use jogos interativos

Os jogos interativos são uma forma simples de transformar a experiência de aprender as horas em algo mais lúdico e mais atrativo para as crianças. São muitas as opções no mercado, e vale a pena identificar as idades recomendadas de cada jogo para garantir que a criança conseguirá compreender as regras e dinâmicas envolvidas.

Dentre as principais vantagens, citamos:

  • A experiência em família, que torna o processo de aprender as horas algo divertido e compartilhado;
  • A sensação de recompensa associada a “vencer” o jogo, estimulando a criança.
Banner Mundo Benvirá: clique para conhecer!

2. Aposte em livros infantis

A literatura infantojuvenil uma maneira clássica de abordar temas complexos com as crianças — e ver as horas não é muito diferente. 

Um exemplo é o livro A semana do gato valente, de Istvansch. Nessa história, acompanhamos um filhotinho de gato que está disposto a aprender o máximo que conseguir durante o período de uma semana. Por isso, ele vive aventuras enquanto explora a casa em que mora, aprendendo mais sobre emoções, cômodos da casa e até as diferentes medidas de tempo.

Dentre as principais vantagens de contar com os livros infantis para aprender a ver as horas, citamos:

  • A identificação entre crianças e personagens, que torna o processo de aprendizado mais familiar;
  • O momento de conexão entre criança e familiares durante a leitura conjunta;
  • A apresentação de diferentes sentimentos, como frustração e alegria, que auxiliam a criança no processo de identificar e nomear suas próprias emoções.

Esperamos que este conteúdo te ajude a apoiar os pequenos quando eles estiverem aprendendo as horas. Para conferir ainda mais livros infantojuvenis e conversar sobre temas diversos com as crianças, conheça o Mundo Benvirá — o selo infantojuvenil da Saraiva Educação!

Você também pode gostar