Os 6 melhores livros infantis para ler em 2024!

Se você é pai, mãe ou educador(a) infantil, precisa conhecer nossa lista com os 6 melhores livros infantis para ler em 2024!
Melhores livros infantis: pai e filha lendo juntos

Em um mundo cada vez mais digital e guiado por imagens, a importância da leitura fica cada vez mais evidente. Afinal, o hábito da leitura faz com que uma pessoa seja capaz de manter a concentração por mais tempo, desenvolve a criatividade, melhora a resolução de conflitos e muito mais. 

A melhor parte, porém, é que esse hábito pode ser cultivado desde a infância. Por isso, a equipe da Saraiva Educação elaborou uma lista com os melhores livros infantis para ler em 2024. 

Dessa forma, você e as crianças da família podem começar a se divertir e aprender juntos desde cedo. Quer saber mais? Continue lendo!

Leia também: 5 dicas para celebrar o Dia das Crianças!

Qual a importância dos livros infantis?

A prática da leitura desde a infância é fundamental para o desenvolvimento de diferentes habilidades: concentração, memória, raciocínio lógico, criatividade e até a linguagem oral.

Ou seja: quando falamos sobre a importância da leitura na infância, estamos nos referindo ao potencial dos livros de transformar o cotidiano das pessoas e preparar os nossos pequenos para lidar melhor com o mundo.

No entanto, alguns livros se comunicam com o público mais jovem de forma mais intencional e, portanto, também mais efetiva. É o caso dos chamados livros infantojuvenis, também conhecidos como livros infantis. 

Neles, as histórias são pensadas para um público específico, o que torna a identificação com personagens e situações mais fácil, aumentando, assim, o prazer em ler.

Os livros infantis também costumam ter uma linguagem mais acessível para os pequenos. Isso possibilita que o acesso a esse material aconteça mesmo antes de as crianças aprenderem a ler — por meio da contação de histórias, por exemplo.

Desse modo, para responsáveis e educadores que desejam incentivar o hábito da leitura e o contato com a literatura, pode ser interessante recorrer a materiais pensados especificamente para esse público. 

Saiba mais: Conheça Mundo Benvirá e saiba como proporcionar momentos mágicos para crianças e adolescentes

Quais são os melhores livros infantis de 2024?

Agora que você já sabe por que a literatura infantojuvenil é importante, chegou a hora de se familiarizar com algumas dessas obras. Abaixo, você conhece os 6 melhores livros infantis da atualidade e entende como eles podem auxiliar as crianças no dia a dia. Confira!

1. Astronauta, de Regi Ferreira
2. O plano de Lila, de Gaby Thierry
3. A vaca desta história, de Silvia Schujer e Gabriel San Martín
4. Minha grande viagem no tempo, de Jó Rivadulla e Pupi Herrera
5. As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi
6. Tudo bem ter espinhos, de Nastya Ryabtseva

1. Astronauta, de Regi Ferreira

No livro Astronauta, escrito por Regi Ferreira e ilustrado por Malu Bandeira, somos apresentados a duas irmãs: Ana e Jenniyffer. Apaixonadas pelos segredos do universo, elas brincam de astronauta e sonham em desbravar o espaço sideral. Até que, um dia, atraem a atenção de uma alienígena.

Xhépi, sua nova amiga, viaja à Terra para encontrá-las. Juntas, as três exploram tudo o que o espaço tem para oferecer: da ciência à criatividade. E, nesse processo, aprendem sobre os mais diferentes temas: luto, família, questões sociais e muito mais!

2. O plano de Lila, de Gaby Thierry

Na obra O plano de Lila, escrito por Gaby Thierry, somos apresentados a uma protagonista excêntrica que está dando falta de algo. Ela não sabe explicar muito bem o que é que está faltando, mas sabe que precisa encontrar essa “coisa”. Por isso, traça um plano que a levará em uma desafiadora busca.

Ao longo de sua jornada, o leitor é levado a pensar sobre sonhos e sobre como podemos buscá-los. Que tipo de desafios enfrentaremos? Como lidar com a frustração e o medo? Será que é normal nos depararmos com sentimentos desconfortáveis antes de alcançarmos nossos objetivos?

3. A vaca desta história, de Silvia Schujer e Gabriel San Martín

O livro de Silvia Schujer e Gabriel San Martín, A vaca desta história, nos apresenta uma vaca diferente das outras do mundo. Não é que ela não coma grama, e não é que ela não faça muuuu: a diferença está em outro lugar.

Durante o dia, ela é uma vaca normal, que dorme o máximo que o seu dono permite. Mas à noite ela se transforma, e, para explicar esse comportamento diferente, os seus vizinhos imaginam histórias fantásticas! 

Esta é, enfim, a obra perfeita para explicar para as crianças as diferentes emoções e como elas podem afetar o nosso comportamento.

4. Minha grande viagem no tempo, de Jó Rivadulla e Pupi Herrera

Em Minha grande viagem no tempo, livro de Jó Rivadulla e Pupi Herrera, conhecemos Alex que, na manhã de seu aniversário, recebe uma mensagem curiosa de sua tia Agatha: ela precisa que ele corra até o laboratório o mais rápido possível.

Alex imagina, é claro, que vai ganhar um presente original. Mas o que ele encontra é muito mais do que isso: uma oportunidade de viajar no tempo e viver aventuras inacreditáveis! 

Nesta obra, os pequenos se juntam ao nosso protagonista em sua missão, e conhecem personagens inusitados, que despertam a curiosidade e a imaginação.

5. As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi

Você provavelmente já conhece esta história: Gepeto, um marceneiro, recebe um pedaço de madeira encantado, no qual esculpe um boneco chamado Pinóquio. Ao adquirir vida, porém, a marionete apronta uma série de travessuras.

Em As aventuras de Pinóquio, as crianças são apresentadas a um clássico da literatura. Ao lado de Pinóquio, também elas exploram o mundo, errando e acertando conforme ele tenta se transformar em um menino de verdade. Juntos, eles embarcam em uma importante jornada sobre autodescoberta e amizade.

Banner Conheça Mundo Benvirá: clique para acessar o catálogo!

6. Tudo bem ter espinhos, de Nastya Ryabtseva

No livro Tudo bem ter espinhos, de Nastya Ryabtseva, somos apresentados a Theo, um ouriço muito carinhoso e cheio de vida. Seu maior sonho é brincar com outros animais da floresta, mas eles têm medo de seus espinhos. Por isso, Theo tenta mudar quem é e se adaptar. Mas será que isso vai mesmo dar certo?

Ao longo de sua jornada de autoconhecimento, Theo e os leitores aprendem, juntos, sobre a importância de respeitar as diferenças e de nos mantermos fiéis a quem somos. 

Sendo assim, “Tudo bem ter espinhos” é um livro infantojuvenil sobre diversidade, e é indispensável para que os pequenos aprendam a respeitar e conviver com pessoas distintas.

Gostou de descobrir quais são os melhores livros infantis de 2024? Então aproveite para conhecer ainda mais os livros da Editora Mundo Benvirá, o selo da Saraiva Educação focado em literatura infantojuvenil! 

Você também pode gostar

Artigos em destaque