Principais informações e como estudar para o concurso TJSP

Tudo que você precisa saber sobre o concurso TJSP 2024 em um só lugar. Saiba como serão as provas, quais são as vagas e mais!
Concurso TJSP: mulher estudando e sorrindo

Se você está em busca de certames de nível médio, o concurso TJSP 2024 é uma excelente opção. Ele oferece 572 vagas para o cargo de escrevente técnico judiciário.

O concurso terá duas etapas. Na primeira, os candidatos responderão a uma prova objetiva, com disciplinas como português, noções de Direito, informática e matemática.  A segunda fase é uma prova prática, e consiste em uma atividade de digitação.

Para se preparar para o certame, os candidatos devem ter em mãos bons livros para concursos, que contenham teoria e exercícios. Assim, podem estudar de maneira assertiva, habituando-se ao estilo da prova.

Neste artigo, você vai encontrar um guia completo sobre o concurso TJSP 2024. Passaremos pelo calendário, estrutura das provas, remuneração e, ao final, listamos as melhores obras para você estudar. Vamos lá?

Vai ter concurso TJ SP 2024?

Sim. O concurso TJSP oferece 572 vagas para o cargo de escrevente técnico judiciário. A banca organizadora é a Fundação Vunesp.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Vunesp. O período se encerrou em 12 de julho. A taxa de inscrição custou R$ 81. A prova objetiva será realizada em 8 de setembro.

Segundo o edital, as atribuições do cargo são:

Executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça, dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente, atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas” (VUNESP, 2024).

Banner Sinopses Jurídicas 2024: clique para acessar!

Quando é o concurso TJ SP?

Na tabela abaixo, confira o calendário com as datas divulgadas até agora pela Fundação Vunesp: 

EventoData
Período de inscrições03/06/2024 a 12/07/2024
Prova objetiva08/09/2024
Prova práticaa definir

Qual é o salário de um escrevente?

O escrevente técnico judiciário do TJSP receberá uma remuneração total de R$ 6.043,54 mais auxílios para alimentação, saúde e transporte. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Quem pode participar do concurso TJSP 2024?

O concurso TJSP 2024 é de nível médio. Isto é, para participar, os candidatos devem ter concluído, até a data da posse, o Ensino Médio. Além disso, o edital também estabelece os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12, § 1º da Constituição;
  • Ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;
  • Não ter sido condenado por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e os previstos na Lei nº 11.343/2006;
  • Não ter sido condenado por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/1992;
  • Gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Possuir na data da posse os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo e preencher as exigências para a posse previstas na Lei Estadual nº 10.261/1968, com suas atualizações.

Como serão as provas do concurso TJSP 2024?

O concurso TJSP 2024 será dividido em duas etapas:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova prática.

Saiba mais sobre cada uma das fases:

1. Prova objetiva

A prova objetiva é composta por 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma. Ela tem caráter eliminatório e classificatório.

As perguntas são divididas em três blocos:

  • Bloco I: Língua Portuguesa – 24 questões;
  • Bloco II: Conhecimentos em Direito – 40 questões;
  • Bloco III: Conhecimentos Gerais (atualidades – 6 questões, matemática – 6 questões, informática – 14 questões e raciocínio lógico – 10 questões).

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório – o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada um destes blocos. Já o bloco III terá caráter apenas classificatório. 

Observadas estas condições, será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 pontos no conjunto dos 3 blocos.

Veja também: 8 dicas essenciais sobre interpretação de texto para concurso

2. Prova prática

A prova prática tem caráter eliminatório. Ela tem por objetivo aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em um microcomputador.

Ela consiste em uma atividade de digitação, a ser realizada da seguinte maneira:

  • Digitação de um texto: cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 2.

De acordo com o edital, os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original. Considera-se erro toda e qualquer divergência. Também a produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro. 

A banca considerará como correto somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação. Para cada erro cometido, será descontado 0,05 ponto.

A nota 10 será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 minutos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos.

Leia também: Conheça 16 técnicas de memorização e potencialize seus estudos!

Como estudar para o concurso TJSP 2024?

A melhor maneira de se preparar para as provas do TJSP é pela leitura de bons livros para concursos. A Saraiva Jur possui obras que contemplam todo o conteúdo cobrado pelo edital. 

Elas reúnem teoria e prática, de modo que o candidato se prepara de maneira assertiva, estudando os temas mais relevantes para o certame. Além disso, os livros possuem estrutura e organização que facilitam os estudos, como palavras-chave em destaque, fluxogramas e quadros sinóticos. 

Na lista abaixo, confira os melhores livros para estudar para o concurso TJSP 2024, de acordo com a matéria:

Língua Portuguesa

Direito Processual Penal

Direito Processual Civil

Direito Constitucional

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o concurso TJSP 2024. Continue no nosso blog, e veja este post com nossa seleção dos melhores livros para advogados!

Você também pode gostar