Conheça a Saraiva Jur: confiabilidade e tradição em livros jurídicos

Continue a leitura, conheça mais o selo editorial Saraiva Jur e entenda por que ele é referência em conteúdo jurídico no Brasil!
saraiva jur: tela de computador com texto

Neste post, você vai conhecer mais sobre o selo Saraiva Jur, da Saraiva Educação: referência na publicação de conteúdo jurídico.

A leitura é uma companhia constante do advogado e estudante de Direito. Afinal, o Brasil tem uma legislação muito densa: são mais de 34 mil leis, medidas provisórias e decretos em vigor. 

Além disso, as mudanças no Direito são constantes. Esta área vai se transformando, de acordo com as demandas sociais. Por exemplo, neste ano, tivemos importantes acréscimos à nossa legislação, como a Lei de Igualdade Salarial e a Lei Geral do Esporte.

Desse modo, a principal maneira de aprender e se atualizar é por meio da leitura de livros de Direito confiáveis. Ler também desenvolve uma série de outras habilidades dos profissionais das carreiras jurídicas: amplia o vocabulário, aprimora a escrita, desenvolve o senso crítico e melhora a comunicação. 

É neste contexto que entra a Saraiva Jur. Há 105 anos, ela é líder de mercado na produção de conteúdo jurídico. Sua curadoria de autores é rigorosa, de modo que seus livros são escritos por profissionais renomados, com experiência em seus ramos do Direito.

Seus projetos gráficos são cuidadosamente pensados, conforme as necessidades de seu público-alvo. Tradição, organização, confiabilidade e atualização: estas são as marcas deste selo da Saraiva Educação.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre a Saraiva Jur. Explicaremos o que é este selo, os diferenciais de suas publicações, além de listarmos 5 obras essenciais para você conhecê-lo. Boa leitura!

O que é o selo Saraiva Jur?

A Saraiva Jur é um selo da Saraiva Educação, especializado na publicação de livros jurídicos. Seu material é conhecido dentro da área pela tradição e confiabilidade, o que faz com que ela seja líder do setor.

Atualmente, ela conta com um catálogo de mais de 3.000 títulos, destinados a diversos públicos dentro do Direito. Como estudantes de graduação, que estão adentrando este universo e precisam de livros de base, com linguagem acessível e recursos para facilitar a memorização.

Também há livros para advogados, juízes e outros operadores do Direito, que precisam de um material de consulta sólido e com recursos de organização, para uma localização rápida. Os concurseiros encontram na Saraiva Jur obras especializadas na preparação para os mais diversos certames.

Dessa forma, são três editorias principais que compõem a Saraiva Jur:

  • Doutrina;
  • Legislação seca;
  • Concursos.
Banner livros digitais: clique para acessar!

Por que escolher os livros da Saraiva Jur?

Quais são os diferenciais das obras publicadas pela Saraiva Jur? E as características que fazem com que ela seja líder do setor?

Na lista abaixo, separamos alguns fatores que explicam o sucesso deste selo dentro do meio jurídico:

  1. Autores renomados;
  2. Atualização constante;
  3. Organização;
  4. Conteúdos digitais.

Saiba mais:

1. Autores renomados

A seleção de autores da Saraiva Jur é rigorosa. Afinal, para o Direito, ter os especialistas escrevendo sobre suas áreas significa a garantia da melhor referência para os estudos e para a prática profissional.

Logo, o Conselho Editorial da Saraiva Jur leva em consideração o perfil acadêmico dos autores: são selecionados mestres e doutores, formados nas mais reconhecidas escolas de Direito do Brasil.

Também é avaliado o perfil profissional: a Saraiva Jur busca juristas com experiência nos diversos ambientes de prática profissional. Finalmente, é avaliada a presença do autor em eventos de sua área, e nas discussões públicas.

Isso garante que o leitor tenha o melhor material em mãos. O conteúdo disponibilizado nos livros da Saraiva Jur são confiáveis e de referência, preparados com muito zelo e responsabilidade por especialistas na área.

2. Atualização constante

Como vimos, o Direito está em constante transformação. Se você acompanha o noticiário, sabe que são contínuas as discussões sobre projetos de leis e reformas em nossa legislação.

Por isso, é necessário que os livros sejam frequentemente atualizados. Este é outro diferencial da Saraiva Jur: a atualização constante. São mais de 230 novas edições anualmente, entre livros para graduação, concursos e de prática profissional. Tudo isso para que o operador do Direito tenha um material em dia com a legislação mais recente

Além disso, por meio da plataforma Saraiva Conecta, o leitor consegue acessar o serviço Atualize seu Código. Nele, obtém atualização legislativa para todos os Códigos e Vade Mecuns. 

Por isso, ao adquirir uma obra da Saraiva Jur, você estará sempre por dentro das mudanças no Direito.

3. Organização

O projeto gráfico das obras da Saraiva Jur é pensado de acordo com as necessidades de estudantes, advogados e concurseiros. A estrutura e a organização são diferenciais do selo.

Por exemplo, no Vade Mecum Saraiva, que é um compilado com as principais leis brasileiras, o leitor consegue navegar com facilidade devido à presença de índices multifuncionais e notas remissivas. Assim, consegue pesquisar rapidamente por:

  • Assunto;
  • Ordem alfabética;
  • Ordem cronológica;
  • Número do diploma ou por seu tema. 

Outro caso é o da Coleção Esquematizado: indispensável para graduandos e concurseiros. Os títulos desta série são escritos com linguagem acessível, e contam com uma série de recursos gráficos que facilitam os estudos. São eles: 

  • Palavras-chave em destaque; 
  • Fluxogramas; 
  • Esquemas; 
  • Quadros-resumo; 
  • Imagens. 

Por isso, o aluno consegue estudar de maneira assertiva, localizando facilmente os pontos principais da matéria.

Confira também: Seleção especial de 18 livros para OAB

4. Conteúdos digitais

Hoje, sabemos que é possível enriquecer a experiência de aprendizagem, por meio do uso de recursos multimídias. A Saraiva Jur está antenada com esta potencialidade: diversos títulos do selo possuem materiais digitais exclusivos, por meio da plataforma Saraiva Conecta.

Na plataforma, o leitor consegue acessar: 

  • Videoaulas;
  • Vídeos de resoluções de questões;
  • Banco de questões;
  • Textos adicionais;
  • Resumos;
  • Áudios.

Ou seja, o livro não se encerra na mídia física: é possível explorá-lo também no ambiente digital. O leitor consegue ver o autor explicando diversos conteúdos apresentados na obra por meio de uma videoaula, por exemplo, conseguindo fixar melhor a matéria.

Por fim, como vimos, também é possível atualizar os livros de legislação, por meio do serviço Atualize seu Código.

5 obras para conhecer a Saraiva Jur

Agora que você conhece as principais características da Saraiva Jur, separamos 5 obras para você conhecer o selo.

São títulos de legislação seca, doutrina e preparação para concursos e prova OAB. Confira-os na lista abaixo:

  1. Vade Mecum Saraiva Tradicional – 36ª Edição;
  2. Direito Constitucional – Coleção Esquematizado – 27ª Edição, de Pedro Lenza;
  3. OAB 1ª Fase – Coleção Esquematizado – 10ª Edição;
  4. Manual de Direito Tributário – 15ª Edição, de Eduardo Sabbag;
  5. Introdução ao Direito – 16ª Edição, de Antonio Bento Betioli.

Leia mais sobre os livros:

1. Vade Mecum Saraiva Tradicional – 36ª Edição

O Vade Mecum Saraiva Tradicional é há mais de 15 anos o livro de legislação mais vendido no mercado. Ele chega à sua 36ª edição, totalmente revisto e atualizado. 

A legislação é selecionada por especialistas, com base na grade curricular das principais faculdades de Direito e em editais de concursos para carreiras jurídicas. Ele também conta com:

  • Recursos de organização que facilitam a busca, como índices multifuncionais e notas remissivas;
  • Dicas de pesquisa: tutorial nas páginas iniciais sobre como consultar a legislação e manusear o Vade;
  • Materiais digitais para complementar seus estudos;
  • Serviço Atualize seu Código: atualização semanal do conteúdo, via plataforma digital.

Tradição, organização e estrutura, somadas à confiabilidade da Saraiva Jur, explicam o sucesso desta obra.

2. Direito Constitucional – Coleção Esquematizado – 27ª Edição, de Pedro Lenza

A obra Direito Constitucional aborda os elementos essenciais desta disciplina. Ela segue à risca as características principais da Coleção Esquematizado. São elas:

  • Linguagem acessível: leitura mais dinâmica e estimulante, o que proporciona a sensação de que o autor está conversando com o leitor;
  • Palavras-chave em destaque: a utilização do azul e do negrito possibilitam uma leitura panorâmica da página, facilitando a recordação e a fixação do assunto;
  • Recursos gráficos que auxiliam o estudo e a memorização dos temas;
  • Atualização: com base na legislação e jurisprudência e na linha dos concursos públicos de todo o país.

A obra atende as necessidades de estudantes de Direito, que querem se aprofundar na matéria de Constitucional. Também de concurseiros, que desejam um material de base para seus estudos. E advogados que buscam uma fonte de consulta prática.

Aprofunde-se no tema: Conheça 5 obras de Direito Constitucional

3. OAB 1ª Fase – Coleção Esquematizado – 10ª Edição

Este título da Saraiva Jur é uma fonte segura de estudo para a primeira fase OAB. Coordenado pelo professor Pedro Lenza, ele conta com uma seleção rigorosa de profissionais para integrar o time de autores.

Nesta 10ª edição, o livro acompanha as mudanças na OAB: as novas disciplinas do exame, Direito Eleitoral, Direito Financeiro e Direito Previdenciário, foram acrescentadas à obra. Um capítulo é dedicado à sua preparação para a prova, com orientações, técnicas de estudo e dicas de como elaborar mapas mentais.

A obra abrange também teoria, questões comentadas, legislação pertinente e material digital exclusivo. Livro indispensável para a aprovação na OAB!

4. Manual de Direito Tributário – 15ª Edição, de Eduardo Sabbag

O professor Eduardo Sabbag se vale de toda a sua expertise como professor de graduação e concursos na formulação deste Manual de Direito Tributário.

Com uma abordagem aprofundada, sem deixar de ser clara e didática, a obra esgota os principais temas da matéria exigidos tanto nas grades das faculdades de Direito como nos editais de concursos das áreas jurídica e fiscal. 

O livro também tem um caderno virtual de questões, material extra em vídeo e áudio, a fim de otimizar o aprendizado e a compreensão dos temas. Essencial para todos que desejam se aprofundar no estudo do Direito Tributário.

Conheça também: 7 indicações de livros de Direito Tributário

5. Introdução ao Direito – 16ª Edição, de Antonio Bento Betioli

Este livro é um ponto de partida para todo o calouro de Direito. Se você acabou de entrar na universidade, pode encontrar neste título um bom aliado para ir se familiarizando com este universo. 

Introdução ao Direito foi escrito para ser simples, mas não superficial, e contém os temas jurídicos mais centrais. Esta 16ª edição foi inteiramente revista e atualizada com as mais recentes doutrinas e teorias. 

Quais os outros selos da Saraiva Educação?

A Saraiva Jur não é o único selo da Saraiva Educação. Referência no mercado editorial, ela também possui outros selos. São eles:

  1. Saraiva Uni;
  2. Érica;
  3. Benvirá; e
  4. Expressa.

Conheça-os:

Saraiva Uni

A Saraiva Uni atua há mais de 20 anos em publicações universitárias. Seu principal objetivo é proporcionar aos estudantes brasileiros o melhor conteúdo para ensino superior em diversas áreas de conhecimento, como gestão, negócios e economia.

Érica

O selo Érica tem mais de 40 anos de atuação e é referência em livros para cursos tecnológicos, técnicos e profissionalizantes. Possui mais de 700 títulos em áreas como informática, eletromecânica, telecomunicações, entre outros.

Benvirá

Com mais de 10 anos no mercado, a Benvirá publica livros de ficção e não-ficção, em gêneros como biografias, carreiras, desenvolvimento pessoal e profissional e literatura nacional e estrangeira.

Expressa

Linha de livros digitais, a Expressa oferece materiais enxutos e de rápido consumo sobre temas relevantes. 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a Saraiva Jur. Agora que você já conhece este selo, que tal navegar pelo catálogo na Editora do Direito?

Você também pode gostar

Artigos em destaque