8 dicas essenciais sobre interpretação de texto para concurso. Confira!

Como começar a estudar? Qual deve ser o foco do candidato? Neste conteúdo, a gente te conta tudo sobre interpretação de texto para concursos!
interpretação de texto para concurso: imagem de homem pensativo

O estudo para concursos públicos envolve muitas etapas e muita organização pessoal. Mas você sabia que, dentre os principais conteúdos a serem estudados, a interpretação de texto desempenha um papel central? 

Isso acontece não só porque este é um assunto cobrado com frequência, mas porque uma boa interpretação promove um bom desempenho em toda a prova.

Ainda assim, o estudo da interpretação de textos pode ser um pouco mais difícil. Afinal, como começar a estudar? Qual deve ser o foco do candidato? Existe algum material que pode ajudar? Neste conteúdo, a gente te conta tudo, confira!

Qual é a importância da interpretação de textos para concurso?

A linguagem é uma forma de comunicação cheia de nuances. Tudo que falamos, os gestos que fazemos e as imagens que compartilhamos socialmente está repleto de significados. E, para que possamos transmitir uma mensagem clara, é preciso conhecê-los e saber como manipulá-los.

Por outro lado, a comunicação é um exercício que depende de outra pessoa. Se falamos, gesticulamos ou criamos imagens, isso só pode acontecer em um sistema compartilhado. Mais do que sabermos como transmitir tudo isso, portanto, é necessário que a pessoa com quem interagimos saiba como interpretar.

Daí, portanto, a importância da interpretação de textos. É ela a principal responsável por possibilitar uma comunicação clara, minimizando os ruídos. Não à toa ela é desenvolvida desde os primeiros anos de escola, ao lado de uma série de outras competências que auxiliam o nosso dia a dia. 

Nos concursos públicos, é fundamental reconhecer que um candidato é capaz não apenas de se expressar com clareza — papel da Redação —, mas também de reconhecer os significados. Interpretar também é compreender, logicamente, as ideias do outro — tarefa fundamental dos candidatos de concurso.

banner e-book Guia de Estudos OAB: clique para baixar!

Como estudar interpretação de textos para concurso? Confira 8 dicas!

Como explicamos, a interpretação é fundamental para um bom desempenho nas provas de concurso público. Seja para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seja para qualquer outra área, saber como ler um texto e tirar dele as ideias principais é indispensável.

Mas como começar a estudar? A gente te conta 8 dicas para facilitar esse processo!

1. Leia muito;
2. Não tenha medo de conversar com o texto;
3. Reformule o que foi lido;
4. Aposte em questões comentadas;
5. Se possível, invista em materiais de estudo;
6. Conheça os gêneros textuais;
7. Não faça inferências; e
8. Não tenha pressa para terminar o texto.

Saiba mais: Confira nossa seleção de 26 livros para advogados!

1. Leia muito

Sim, é verdade: esta dica está presente em todos os lugares. Mas isso não acontece por acaso. Como nós falamos, a interpretação de textos é um exercício de diálogo que acontece entre você, leitor, e o próprio texto. 

Sendo assim, se você tem o hábito de ler bastante — e de variar os gêneros lidos —, a sua capacidade de interagir com os textos melhora e, consequentemente, se torna mais fácil compreender a mensagem principal daquele conteúdo.

Além disso, a importância da leitura está no fato dela ser capaz de exercitar a atenção e a capacidade de concentração por períodos mais longos, duas importantes habilidades para quem vai prestar um concurso. 

Por fim, ela ajuda a ampliar o vocabulário, evitando dúvidas em textos mais técnicos ou mais rebuscados. 

2. Não tenha medo de conversar com o texto

Se todo texto é uma forma de comunicação, por que não se engajar nessa proposta e ativamente conversar com o texto lido? Com isso, não queremos dizer que você vai, de fato, bater um papo com aquele material. Mas você pode usar estratégias que se assemelham a um diálogo. 

Um exemplo muito comum são os comentários nas margens do texto. Escreva o que uma passagem te faz pensar ou ressalte seus pontos principais. 

Se for o caso, anote quais dúvidas ela te fez ter. Você também pode usar canetas de cores diferentes, marca-textos e grifos para chamar atenção para os principais pontos ou para as palavras-chave mais importantes.

Leia também: 10 livros para melhorar a comunicação. Confira!

3. Reformule o que foi lido

Mais do que ler um texto, para garantir uma boa interpretação é preciso ser capaz de reformular aquilo que foi lido. Esse exercício é comumente chamado de paráfrase e pressupõe a reescrita daquilo que você está lendo, com outras palavras, destacando-se apenas as ideias principais.

A paráfrase é uma maneira simples de exercitar a compreensão de uma ideia. Ao reescrever o que foi lido, você testa a sua capacidade de interagir com o texto de maneira mais profunda, o que possibilita uma compreensão maior da mensagem.

4. Aposte em questões comentadas

Ao longo dos estudos, não é incomum que sejam refeitas algumas questões de provas anteriores. Uma dica para treinar a interpretação de textos para concurso é investir nas questões comentadas, sobretudo quando elas tratam de interpretação.

Dessa maneira, além de uma prática mais constante, você também consegue compreender em maiores detalhes como os textos deveriam estar sendo entendidos. Assim, pode entender melhor o que aquele concurso espera de você, e quais costumam ser os pontos-chave da prova de interpretação.

5. Se possível, invista em materiais de estudo

Existem diversos materiais para a interpretação de textos para concurso disponíveis na internet, de forma gratuita. No entanto, para quem quer (e pode) se aprimorar com uma informação com maior curadoria, investir em livros para concurso pode ser um ótimo caminho.

Livros sobre interpretação e gramática ajudam o candidato a se preparar melhor, com a confiança de que aquelas informações foram verificadas por profissionais da língua. Além disso, costumam ser mais completos e aprofundados, o que também pode facilitar a aprendizagem. Confira exemplos:

Você também pode conferir nossas recomendações de livros para a OAB, se estiver buscando por um material mais direcionado para o Exame da Ordem.

Confira: como ter foco nos resultados com Objectives and Key Results (OKR)

6. Conheça os gêneros textuais

A interpretação de textos em concursos públicos pode ser facilitada quando o candidato tem um conhecimento maior dos gêneros textuais. Isso porque, embora as questões da prova não necessariamente foquem nesse aspecto dos textos, saber como eles são constituídos auxilia na compreensão dos seus objetivos.

Os gêneros textuais mais comuns em concursos são os narrativos, os dissertativos e os descritivos. 

Compreender que um texto lido se trata de uma dissertação ajuda na sua interpretação porque o candidato já sabe que aquele conteúdo estará baseado em argumentos e terá como objetivo principal a discussão de um tópico, baseada em dados e/ou pesquisas. 

Desse modo, fica mais fácil encontrar informações e entender a mensagem do texto.

7. Não faça inferências

Há quem acredite que o processo de interpretação de textos está associado à adivinhação da intenção do autor. No entanto, além de não ser verdade, isso também pode prejudicar o desempenho do candidato na prova.

As inferências acontecem quando assumimos que algo é verdade tomando como base informações contextuais. Quando falamos em interpretação de textos para concurso, porém, essa prática pode ser perigosa. 

Em uma frase como: “João não estava na loja durante o assalto”, poderíamos inferir que João não pode ter cometido o assalto, por exemplo, por uma questão lógica. 

Mas não podemos inferir que João sabia que o assalto ia acontecer e por isso se ausentou. Em vez de inferir, portanto, opte por se ater às informações claras do texto e só confie no que está explícito.

8. Não tenha pressa para terminar o texto

As técnicas para ler mais rápido são importantes quando falamos de provas de interpretação de textos. Mas, se você ainda está estudando e buscando aprimorar esses conhecimentos, acredite: ter paciência e ler o texto com calma vai te levar muito mais longe.

Pode parecer perda de tempo, mas a verdade é que ler o texto sem pressa te ajuda a absorver melhor as ideias nele contidas. Isso evita que você tenha que voltar várias vezes ao texto para buscar detalhes, e também faz com que a leitura seja mais dinâmica.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como estudar interpretação de textos para concursos. Agora, se você deseja otimizar o seu desempenho nos estudos, conheça a Coleção Esquematizado e estude de forma assertiva!

Você também pode gostar

Artigos em destaque