Estudar o mercado para identificar oportunidades, promover a imagem de uma empresa e das soluções que oferece, desenvolver estratégias capazes não só de atrair, mas também de reter clientes, estas são tarefas que estão constantemente presentes na rotina profissional de quem trabalha com marketing.
O Dia do Profissional de Marketing foi criado para homenagear toda a gama de profissionais responsáveis por desdobrar as atividades listadas nas primeiras linhas deste artigo em ações promocionais das mais criativas e diversas.
O especialista em marketing pode atuar em diversas frentes, incluindo marketing digital, marketing estratégico, marketing operacional, marketing de influência, endomarketing, marketing esportivo, marketing social, neuromarketing, marketing antropológico, entre outras.
Para tanto, pode ter diversas formações acadêmicas, como publicidade e propaganda, jornalismo, letras, marketing e, até mesmo, administração. Continue a leitura e saiba mais sobre este profissional e a data criada para homenageá-lo.
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Qual é o Dia do Profissional de Marketing?
O Dia do Profissional de Marketing é comemorado anualmente em 8 de maio. A data tem como finalidade homenagear esses caçadores de oportunidades, que desenvolvem estratégias e as desdobram em projetos capazes de ajudar as empresas a se tornarem mais competitivas no mercado.
O que faz o profissional de marketing?
Como bem colocou o professor estadunidense Philip Kotler, considerado o pai do marketing:
“Marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas”. (nossos destaques)
Ou seja, é papel do profissional do marketing desenvolver a comunicação de uma marca e se comunicar diretamente com o consumidor. A mensagem deve chegar de forma objetiva, com fácil compreensão.
Também é função do especialista em marketing se comunicar com os gestores da companhia em que trabalha sobre as campanhas lançadas, assim como com os fornecedores. Isto é, todos devem estar alinhados sobre a mensagem transmitida ao mercado e aos clientes.
Como comemorar o Dia do Profissional de Marketing?
Em comemoração ao Dia do Profissional de Marketing, separamos alguns títulos imperdíveis para estudantes e profissionais da área. Assim, você pode presentear amigos, familiares ou, claro, a si mesmo(a). Confira:
- Marketing Social;
- Marketing B2B – Coleção Marketing em Tempos Modernos;
- Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações – 3ª Edição;
- Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Estratégia – 8ª Edição;
- Marketing Esportivo – Uma Visão Estratégica e Atual;
- Marketing de Seguros.
1. Marketing Social – Físico
Se você deseja compreender o que é marketing social, assim como os seus conceitos e ferramentas — ou apenas conhecer o que há de mais moderno em pesquisas, práticas e implementação de estratégia —, acaba de encontrar a obra mais influente desta área!
Este livro aborda as principais temáticas de marketing: segmentação, posicionamento, análise de comportamento do consumidor, plano de marketing, 4 Ps e pesquisa de marketing do ponto de vista do marketing social.
Philip Kotler, que é uma das principais autoridades de marketing do mundo, e Nancy R. Lee, fundadora e presidente da renomada consultoria Social Marketing Services e professora da Universidade de Washington, ensinam como planejar e implementar programas que têm como foco influenciar mudanças sociais.
Eles trazem, em destaque, a aplicação do marketing em causas ligadas à melhora nos níveis de saúde e segurança pública, proteção do meio ambiente, desenvolvimento comunitário, bem-estar financeiro, entre outras.
2. Marketing B2B – Coleção Marketing em Tempos Modernos – Físico
Mais uma obra de peso para celebrar o Dia do Profissional de Marketing, este volume da coleção Marketing em Tempos Modernos é focado no mercado business to business (B2B) e na sua crescente globalização e complexidade.
O sucesso de uma empresa que atua nesse mercado é resultado do desenvolvimento de estratégias que permitam a sua rápida adaptação às condições do mercado e da concorrência. Desta forma, a obra aborda a importância do bom relacionamento entre as empresas e seus clientes e fornecedores.
Afinal, são essas parcerias estratégicas que permitem a criação de diferenciais competitivos, fundamentais para o sucesso de toda a cadeia de suprimentos da qual as organizações fazem parte.
3. Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações – 3ª Edição 2021 – Digital
Este livro apresenta aos leitores uma nova visão, mostrando que o marketing envolve não apenas o mercado externo, mas todos os níveis hierárquicos de uma empresa.
Assim, ele traz os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação, orientando sua aplicação prática de maneira dedicada à busca constante do conhecimento e do equilíbrio de dois potenciais: o potencial operacional e de oferta da empresa, e o potencial de demanda e de capacidade aquisitiva dos segmentos de mercado almejados.
4. Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Estratégia – 8ª Edição
Líder global em marketing de serviços, esta obra apresenta o mais completo painel dos diferentes setores de serviços e seus principais desafios. Trata-se de um manual que oferece uma forte abordagem gerencial.
Esta é ancorada por uma estrutura didática, coerente e progressiva, baseada em pesquisas acadêmicas fundamentadas, privilegiando sempre a teoria com foco em resultados.
O livro descreve práticas de organizações inovadoras e vencedoras do mundo todo para você entender como atingir excelência em serviços, tendo como aliado fundamental o tripé: gestão de pessoas, tecnologia de ponta e melhores estratégias.
A obra apresenta os elementos essenciais a todos os profissionais de marketing de serviços, ensinando como fazer a gestão estratégica da interface entre os clientes e a empresa de serviços com base nos 4 Ps tradicionais somados aos novos Ps do marketing de serviços — pessoas, processos, paisagem de serviços e produtividade.
5. Marketing Esportivo – Uma Visão Estratégica e Atual – Físico
Outra dica valiosa de presente para o Dia do Profissional de Marketing, esta obra aborda os principais conceitos de marketing, aplicando-os ao mundo esportivo e estabelecendo uma visão estratégica alinhada às melhores práticas e recentes inovações do mercado.
Ou seja, a pessoa que você irá presentear terá em mãos um guia de aplicação imediata em projetos de todas as modalidades esportivas, em entidades de pequeno a grande porte.
6. Marketing de Seguros
Por fim, aqui temos um livro que consegue cobrir de forma compacta os aspectos mais importantes do marketing de seguros, além de conceitos correlatos fundamentais para os que querem entender mais e atuar na área.
Deste modo, oferece ao leitor uma visão geral do tema, que abrange desde a evolução histórica do produto seguro até sua realidade hoje no Brasil.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre o Dia do Profissional de Marketing. Aproveite para conferir também o guia completo que preparamos sobre storytelling.