Por Geraldo Rodrigues da Silva Neto 1 e Francisco César Fernandes Diniz 2
A implementação de ações para a captação de alunos envolve desafios complexos para as instituições de educação superior (IES). Em um cenário marcado pela alta competitividade e proliferação dos cursos de Direito no Brasil, os estudantes buscam por diferenciais que agreguem valor à formação acadêmica.
O caminho para a garantia de uma formação jurídica de excelência perpassa pela aplicação de metodologias ativas, formação continuada de professores, referência bibliográfica de qualidade, além da combinação de métodos tradicionais e tecnológicos.
Neste artigo, exploramos os principais obstáculos enfrentados pelas IES na captação de alunos de Direito, desde a guerra de preços até a percepção de valor dos estudantes, e apresentamos estratégias consolidadas para superá-los. Continue a leitura e confira!
O cenário atual da captação de estudantes de Direito
O mercado educacional brasileiro, especialmente no ensino jurídico, enfrenta um cenário desafiador. Com mais de 1.400 cursos de Direito no país, a competição entre as Instituições de Ensino Superior (IES) é acirrada.
Além disso, o número de vagas disponíveis muitas vezes supera a demanda, criando um ambiente onde a captação de estudantes se torna cada vez mais complexa. As IES precisam se destacar não apenas pela qualidade do ensino, mas também por estratégias inovadoras que atraiam e retenham os estudantes.
Um dos principais desafios é a percepção de valor por parte dos candidatos. Muitos estudantes buscam não apenas um diploma, mas uma experiência acadêmica que agregue conhecimento prático e teórico, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Nesse contexto, as IES precisam ir além da oferta de mensalidades competitivas e investir em diferenciais que realmente impactem a formação do estudante.
Outra questão relevante é a taxa de evasão, um problema muito recorrente no ensino superior brasileiro. A falta de engajamento dos estudantes com o curso e a instituição pode levar ao abandono precoce, impactando negativamente os índices de retenção.
Portanto, é crucial que as IES adotem estratégias que não apenas atraiam novos estudantes, mas também os mantenham motivados e comprometidos ao longo de toda a graduação.
Fatores que mais influenciam a escolha da IES
Embora o custo seja um fator importante na decisão do estudante, ele jamais pode ser o único critério. Estudantes de Direito, em particular, buscam cursos que ofereçam uma formação sólida e sejam reconhecidos no mercado, o que muitas vezes está associado a um investimento maior.
Reduzir preços de forma indiscriminada pode colocar em xeque a qualidade do ensino oferecido, criando uma percepção negativa sobre o curso.
Em vez de competir apenas no campo financeiro, as IES devem focar em demonstrar o valor agregado que oferecem e zelar pela reputação da marca. Isso inclui a qualidade do corpo docente, a infraestrutura disponível, as parcerias com o mercado de trabalho e, claro, os recursos pedagógicos utilizados.
Uma forma simples de se fazer isso é com a utilização do livro físico para engajamento dos estudantes de Direito. E, mais ainda, a possibilidade da oferta do livro semestralmente, no formato de kit, de acordo com a matriz de disciplinas do curso.
Em meio a um cenário em que a maciça quantidade de IES apostam exclusivamente nas plataformas de livros digitais, a entrega do livro físico além de inquestionável reforço pedagógico também é capaz de aumentar o engajamento dos estudantes e fortalecer a prospecção e retenção do alunado.
Um exemplo prático é o uso de livros físicos de referência como parte integrante da metodologia de ensino. Oferecer um livro de edição atual, com as últimas atualizações doutrinárias e legislativas ao estudante não apenas enriquece sua formação, mas também cria uma percepção de valor tangível.
O estudante recebe um material de qualidade que pode ser utilizado ao longo de toda a graduação, formando uma biblioteca pessoal que será útil até mesmo após a conclusão do curso. Essa estratégia vai além do preço, mostrando ao estudante que ele está investindo em uma formação completa e de excelência.
As dificuldades na retenção devido à percepção de valor dos estudantes
A retenção de estudantes é um dos maiores desafios enfrentados pelas IES. Especialmente em cursos como Direito, em que a formação exige um alto nível de engajamento e dedicação.
Uma das principais razões para a evasão é a falta de conexão entre o estudante e IES, muitas vezes causada por uma percepção de valor inadequada. Quando o estudante não enxerga os benefícios concretos do curso ou da IES, a motivação para continuar diminui.
Portanto, a percepção de valor está diretamente ligada à qualidade da experiência acadêmica oferecida. Estudantes que não se sentem desafiados ou que não veem aplicabilidade no conteúdo ministrado tendem a perder o interesse.
Além disso, a falta de recursos pedagógicos eficazes pode contribuir para essa desconexão. Por exemplo, a ausência de materiais didáticos robustos pode levar o estudante a subestimar a importância do conteúdo teórico, priorizando apenas o que é necessário para passar nas avaliações.
Para superar esse desafio, as IES precisam investir em metodologias que aumentem o engajamento e a percepção de valor. A adoção de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e o uso de recursos como a Taxonomia de Bloom para estruturar o aprendizado, são estratégias eficazes.
Além disso, oferecer materiais de qualidade, como a oferta de livros físicos no formato de kits, que permitem ao estudante interagir de forma mais profunda com o conteúdo, pode fortalecer sua conexão com o curso e a instituição, reduzindo assim as taxas de evasão.
É importante ressaltar que a junção de livros físicos e acervos digitais é uma solução pedagógica importante e complementar.
Enquanto o livro físico proporciona uma experiência tátil e imersiva, essencial para o desenvolvimento intelectual, os acervos digitais oferecem praticidade e acesso rápido a uma vasta gama de recursos.
Essa combinação não apenas atende às diferentes necessidades dos estudantes, mas também reforça a imagem da IES como uma instituição moderna e inovadora, capaz de oferecer o melhor dos dois mundos.
Saiba mais: Conheça as metodologias inovativas e descubra como aplicá-las na educação
Estratégias para superar os desafios na captação de estudantes
Diante de um cenário competitivo e desafiador, as IES precisam adotar estratégias criativas e eficazes para captar estudantes de Direito. Uma abordagem que tem se mostrado promissora é a combinação de metodologias inovadoras com recursos pedagógicos de alta qualidade.
A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), por exemplo, é uma metodologia ativa que engaja os estudantes ao colocá-los diante de situações reais do mercado jurídico, desenvolvendo habilidades práticas e críticas desde o início do curso.
Outra estratégia é a utilização da Taxonomia de Bloom para estruturar o currículo a partir de objetivos de aprendizagem, garantindo que os estudantes avancem de forma gradual e consistente em seu aprendizado, desde a compreensão básica até a aplicação e análise de conceitos complexos.
Estratégias simples, que não só melhoram o desempenho acadêmico, mas também aumenta a satisfação dos estudantes com o curso. Além disso, a oferta de materiais didáticos de qualidade, representados pela entrega de livros físicos e acervos digitais complementares, pode ser um grande diferencial.
Imagine o impacto positivo de se entregar um kit de livros físicos de autores reconhecidos ao estudante, obras completas, presentes na bibliografia básica de cada uma das disciplinas. Tal prática não só reforça o valor percebido da instituição, mas também demonstra um compromisso com a formação integral dos discentes.
Por fim, é essencial que as IES invistam em um plano de marketing educacional estratégico, destacando seus diferenciais e resultados acadêmicos.
Dados atualizados sobre aprovações em exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), parcerias com escritórios renomados e depoimentos de ex-estudantes bem-sucedidos podem ser poderosos argumentos para atrair novos candidatos.
Sendo assim, a chave está em mostrar que a instituição oferece não apenas um diploma, mas uma experiência transformadora.
A importância livro na captação e retenção de estudantes
O livro físico desempenha um papel fundamental no ensino jurídico, indo além de ser apenas um recurso didático. Ele se torna uma ferramenta estratégica para a captação e retenção de estudantes, especialmente em um curso de Direito, em que a profundidade teórica e a reflexão crítica são essenciais.
O simples ato de manusear um livro, grifar trechos importantes e fazer anotações nas margens transforma o estudo em uma experiência intelectual mais rica e engajadora.
Como vimos, ao receber um livro o estudante não apenas adquire conhecimento, mas também constrói uma biblioteca pessoal que será útil ao longo de toda a sua carreira.
Essa prática reforça a percepção de valor do curso e da instituição, mostrando ao estudante que ele está investindo em uma formação sólida e duradoura. Além disso, o livro físico exige um esforço mental maior do que os recursos digitais, pois não há atalhos como campos de busca ou hiperlinks.
O estudante precisa percorrer as páginas, refletir sobre o conteúdo e extrair o conhecimento de forma ativa, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas.
O ideal é investir na combinação do livro físico com acervos digitais. Essa sinergia entre o tradicional e o digital contribuem para a percepção da IES como uma instituição inovadora e, também, comprometida com a excelência do ensino ofertado.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele te ajude impulsionar a captação de alunos da sua IES. Confira também este artigo com 6 dicas para desenvolver a comunicação corporativa!
Geraldo Rodrigues da Silva Neto1, coordenador de novos negócios e soluções editoriais no Grupo GEN, advogado e mestrando em Direito.
Francisco César Fernandes Diniz 2, gerente de Negócios e Soluções Corporativas no Grupo GEN, formação em marketing organizacional e estratégia de expansão de negócios.