6 dicas para desenvolver a comunicação corporativa. Confira!

Veja o que é comunicação corporativa, qual seu objetivo, benefícios e 6 dicas valiosas para desenvolver a sua. Confira!
comunicação corporativa: funcionários em aperto de mão

Para uma empresa dar certo não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso muito mais. Desde a coesão entre as equipes de trabalho, até a forma que se lida com o público, um negócio precisa de uma comunicação corporativa que dê conta de transmitir as informações de forma clara.

Se você desconhece esse conceito, veja a seguir o que é e a importância da comunicação corporativa. Além disso, confira dicas para melhorar a sua!

O que é comunicação corporativa e quais os tipos?

Podemos definir a comunicação corporativa como o grupo de ações e condutas relacionadas à transmissão de informação de uma empresa, seja interna ou externa. Aqui, cada mensagem do negócio está incluída, independente do público.

A depender de seu público, ela terá duas esferas. Confira:

Comunicação corporativa interna

É realizada dentro da empresa, para colaboradores, entre equipes, etc. É com ela que se comunica as decisões e dissemina informações que podem aumentar a produtividade e a coesão do ambiente.

Ela é comumente feita por:

  • reuniões;
  • conferências;
  • boletins informativos, etc.

Comunicação corporativa externa

Feita para fora da empresa, ela atinge investidores, outras organizações e, claro, o consumidor. É com ela que a empresa constrói sua imagem, a forma como o mercado e o público enxerga sua marca.

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Qual o objetivo da comunicação corporativa?

Obviamente, a comunicação corporativa é importante para transmitir cada mensagem da empresa, seja para investidores, parceiros, funcionários ou consumidores. Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso saber se comunicar para se destacar e se posicionar.

Deste modo, a comunicação corporativa é parte do marketing empresarial, ou seja, ela é fundamental na aquisição de novos clientes e na permanência dos atuais. Você tem a oportunidade de apresentar produtos, serviços, desempenho, missão e posicionamento para todos

Quais as vantagens de uma boa comunicação corporativa?

Se sua comunicação pessoal já é fundamental, a realizada a nível empresarial nem se fala. Com uma boa comunicação corporativa, seu negócio conta com vários benefícios. Veja alguns deles:

1. Cria um clima agradável na empresa
2. Combate ruídos na comunicação
3. Valoriza a cultura organizacional
4. Fortalece a marca
5. Traz um diferencial competitivo

1. Cria um clima agradável na empresa

Quanto mais os colaboradores estão a par do que acontece na empresa, mais eles se sentem parte dela, tendo mais motivação em suas tarefas. Com uma comunicação clara, os empregados se sentem mais valorizados e realmente do mesmo lado do negócio.

2. Combate ruídos na comunicação

Ao passar as informações de forma transparente, você impede que rumores surjam. Ou seja, uma comunicação corporativa bem construída reduz as fofocas e a desinformação. Os ruídos não atrapalham apenas internamente, afinal, eles também chegam no público externo. Por isso, é preciso ter uma comunicação corporativa coerente com a imagem que a empresa quer passar.

3. Valoriza a cultura organizacional

Para ter uma cultura organizacional sólida, nada melhor do que deixar os valores da empresa bem claros. Assim, os colaboradores saberão sua missão, o que defendem e como se comportar de forma a contribuir para o crescimento da organização.

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4. Fortalece a marca

Com um mercado crescendo e precisando ter mais atenção do público, a comunicação corporativa é essencial. Com ela, você estabelece um plano de marketing e um trabalho publicitário mais assertivos. 

À medida que sua marca vai sendo vista, ela se torna mais forte. Portanto, uma boa comunicação corporativa dá personalidade, credibilidade e relevância para sua empresa.

5. Traz um diferencial competitivo

Com uma comunicação mais transparente, impacta diretamente na forma como o seu negócio é visto no mercado, se diferenciando dos demais. Desta maneira, você se destaca entre a concorrência, se posicionando melhor e fidelizando seus consumidores.

Como melhorar sua comunicação corporativa?

Mesmo antes de conhecer o termo, com toda certeza já possuía uma comunicação corporativa. Afinal, qualquer transmissão de informação sobre a empresa faz parte dela. Sendo assim, independente de como você faz a sua, sempre é possível melhorar. Veja agora 6 dicas para isso:

1. Conhecendo suas personas
2. Pondo a cultura organizacional na prática
3. Reduzindo a burocracia
4. Melhorando as reuniões
5. Encontrando mais canais de comunicação
6. Avaliando seus resultados

1. Conhecendo suas personas

Em primeiro lugar, seja em qualquer tipo de comunicação, você precisa saber para quem está falando, a sua persona. Pois só sabendo quem é o destinatário de sua mensagem, que você poderá definir o melhor tom, canal e estratégia para transmitir o que pretende.

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2. Pondo a cultura organizacional na prática

Se seus colaboradores precisam conhecer sua cultura organizacional para implementá-la, nada melhor do que inseri-la no cotidiano do trabalho. Além de contar com ações práticas que demonstrem quem a empresa é, aposte em vídeos, palestras e projetos que envolvam os colaboradores, reforçando o caráter coletivo.

3. Reduzindo a burocracia

A burocracia, que diversas vezes é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, pode ser um grande empecilho na comunicação corporativa. Com ela, a informação demora muito tempo para ser repassada, podendo ficar pelo caminho.

É importante avaliar quando a burocracia é de fato necessária – e quando ela pode ser reduzida. Quanto mais fácil a comunicação é feita, mais provável que ela não possua ruídos e cumpra com seu objetivo.

4. Melhorando as reuniões

Uma grande reclamação de muitos profissionais, ainda mais após o isolamento social, é quanto a quantidade de reuniões desnecessárias que eles precisam participar. Em muitos casos, alguns encontros poderiam ser resolvidos através de um simples e-mail.

O ideal é que as reuniões sejam reduzidas, tanto em tempo quanto em periodicidade, sendo realizadas com objetividade para abordar apenas o necessário. Além disso, elas devem ser mais informais, dando oportunidade para que todos se sintam parte.

5. Encontrando mais canais de comunicação

Como você precisa realizar uma comunicação corporativa para públicos diversos, o canal também precisa variar. Alguns públicos consomem melhor informação em redes sociais, se for o caso você pode começar a investir em estratégias ligadas ao marketing de influência, por exemplo. 

Por isso é importante saber, antes de tudo, quem é sua pessoa, pois só assim poderá encontrar a melhor forma de se comunicar com ela. Além de variar os canais, é interessante mudar a formalidade e a linguagem de cada um.

6. Avaliando seus resultados

Por fim, cada ação de uma empresa deve ser avaliada, e as de comunicação corporativa não são diferentes. Confira seus resultados para saber o que dá e que não dá certo, fortalecendo os bons resultados e mudando aquilo que foi insatisfatório.

Esperamos que você tenha gostado do nosso texto sobre a comunicação corporativa e que as nossas dicas sejam úteis em sua empresa. Se você quer melhorar ainda mais, que tal conhecer 10 livros para melhorar a comunicação?

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