Saiba mais sobre o Dia do Químico e confira 4 leituras sobre o tema!

Neste conteúdo, a gente te conta um pouquinho mais sobre o Dia do Químico e te dá 4 indicações de livros sobre o tema. Confira!
dia do químico: analista em laboratório

Você já ouviu falar do Dia do Químico? Se você gosta de Química e deseja trabalhar na área, é provável que a data não passe em branco. Mas por que comemorá-la? 

A verdade é que a Química é uma parte importantíssima do nosso cotidiano. Sem ela, muitas das inovações e tecnologias que criamos ao longo dos séculos não seriam possíveis. A Química é, afinal, uma das mais antigas disciplinas estudadas, e suas contribuições são incontáveis.

Neste conteúdo, a gente te conta um pouquinho mais sobre o Dia do Químico, sobre a importância da Química e ainda dá 4 indicações de livros para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos. Confira!

Quando é o Dia do Químico?

O Dia do Químico é comemorado no dia 18 de junho, data que marca a assinatura da Lei nº 2.800, de 1956, que regulariza a profissão do químico no Brasil. A Lei também é conhecida como “Lei Mater dos Químicos” e foi assinada pelo então presidente, Juscelino Kubitschek. 

Com a Lei nº 2.800, são instituídas regulamentações e inovações fundamentais e relevantes para a área. Duas das mais importantes delas são a criação do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química. 

Banner livros digitais: clique para acessar!

Qual a importância da Química, hoje em dia?

Você já parou pra pensar que absolutamente tudo o que toca tem uma formação química? Ao longo dos nossos anos de escola, ao aprendermos um pouquinho sobre esse assunto, perdemos a dimensão de como ele é, na verdade, muito amplo. 

Justamente por isso, fica mais difícil entender como a Química pode ser importante, mesmo hoje em dia.

A verdade, porém, é que, sem a Química, muitas das inovações que temos hoje (ou que foram essenciais ao longo da nossa história) simplesmente não seriam possíveis. Alguns exemplos são a cura e o tratamento de diferentes doenças, além da exploração espacial.

Além disso, a Química presta uma função fundamental à vida humana, a partir do seu papel na alimentação e na produção de medicamentos e roupas. A sua contribuição no desenvolvimento de meios de transporte e de comunicação também deve ser levado em consideração.

Ou seja: a Química nos cerca desde o sentido mais básico — porque compõe tudo aquilo que vemos, ouvimos e tocamos — até o sentido mais complexo, atuando “às escondidas” para que o nosso cotidiano possa tomar forma. 

Leia também: Já ouviu falar em pegada ecológica? Confira o que é e como calcular!

4 indicações de livros para o Dia do Químico

Já trabalha com Química, ou quer trabalhar nessa área um dia? Então confira 4 indicações de livros para se dar de presente no Dia do Químico!

Química: estrutura e estequiometria

Se você ainda é um estudante, mas já sabe que quer aprofundar os seus conhecimentos sobre Química, o volume Química: estrutura e estequiometria é um ótimo lugar para começar. 

Elaborado com rigor conceitual e clareza didática, este livro aborda os principais fundamentos da Química, explicando princípios e leis referentes à estrutura da matéria e dos átomos. 

Além disso, se debruça sobre os aspectos estequiométricos envolvidos nos fenômenos químicos. Por fim, aborda também funções inorgânicas, ligações e reações químicas.

Ou seja: é um material que pode ser usado por estudantes de diferentes áreas, como Biotecnologia, Citopatologia, Farmácia, Química e muito mais.

Química aplicada: estrutura dos átomos e funções inorgânicas e orgânicas

Outra indispensável opção para os estudantes de Química que querem saber ainda mais sobre o assunto é o livro Química aplicada: estrutura dos átomos e funções inorgânicas e orgânicas

Com ilustrações e linguagem didáticas, focando em uma melhor compreensão dos tópicos abordados, este livro apresenta os conceitos sobre a matéria, átomos e ligações químicas. Aborda, também, conteúdos da química orgânica e inorgânica, além da bioquímica. E mais: trata ainda da aplicação da química nos cosméticos.

Esses temas, além de relacionados a exemplos da vida cotidiana, podem ser interessantes para alunos das mais diversas áreas. Por isso, este livro se torna uma aquisição essencial para quem tem a Química como parte do dia a dia.

Leia também: Como desenvolver inteligência emocional

Técnicas experimentais em Química: normas e procedimentos

Se você sempre quis ser um cientista como aqueles que a gente via nos desenhos da TV, o livro Técnicas experimentais em Química: normas e procedimentos te ajuda a chegar mais perto de realizar esse sonho.

Com ênfase na experimentação, a obra apresenta conteúdos e princípios unificadores da Química, tomando como base o trabalho no laboratório.

 Assim, descreve a vidraria e outros utensílios mais utilizados nesse ambiente, além de fornecer orientações específicas para a avaliação dos perigos e riscos associados aos produtos químicos, equipamentos, operações e diretrizes.

Por fim, este volume apresenta as técnicas básicas de laboratório para a separação de substâncias, explica a elaboração de relatórios técnicos e aborda a importância do layout do laboratório na realização de um experimento. Ou seja: é ideal para todo mundo que precisa lidar com a Química na prática, cotidianamente.

Processamento químico de filmes e equipamentos

A Química também é uma importantíssima aliada da medicina, sobretudo no que diz respeito à evolução dos exames de imagem. No livro Processamento químico de filmes e equipamentos, você entende um pouco mais sobre a origem da utilização de raios catódicos e sobre a história da radiografia.

Esta obra aborda os componentes de uma ampola de raios-x e a produção desses raios pela radiação alfa, beta e gama. Trata, também, da formação da imagem radiográfica pelas leis ópticas geométricas (ou seja: tem um pouquinho de física!), dos requisitos específicos para o radiodiagnóstico médico e da aprendizagem com diferentes tipos de equipamento.

Por fim, discute a composição, os componentes básicos e a função do filme radiológico, bem como o processamento manual e automático da imagem latente. Ou seja: é o material completo para estudantes de Química que desejam se especializar em radiologia!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o Dia do Químico? Aproveite para conhecer os diferentes tipos de liderança e descubra como se destacar no mercado de trabalho, no futuro!

Você também pode gostar

Artigos em destaque