7 livros para celebrar o Dia da Educação Infantil

Veja a origem do Dia da Educação Infantil, a importância dos profissionais da área e 7 livros incríveis para celebrar a data!
dia da educação infantil: professora em sala

A educação infantil tem uma grande importância para o desenvolvimento das crianças. É neste contexto que elas têm um primeiro contato com o mundo fora do núcleo familiar, vivendo novas experiências e aprendendo por meio delas. Em 25 de agosto, comemora-se o Dia da Educação Infantil no Brasil.

A data tem por objetivo celebrar este momento tão relevante da formação escolar, e também valorizar os profissionais envolvidos nele. Afinal, os professores deste ciclo são os responsáveis por introduzir a criança ao universo escolar, acompanhando-a em processos essenciais, como a alfabetização.

Sendo assim, é comum que sejam feitas campanhas nesta data. As escolas podem promover eventos, homenageando os profissionais de educação infantil, e também refletir sobre suas práticas. A leitura de obras de ficção do gênero infantojuvenil, junto das crianças, é outra forma de celebrar este dia.

Neste artigo, você vai ficar por dentro do Dia da Educação Infantil. Explicaremos sua origem, a importância da educação infantil e dos profissionais desta fase escolar. Ao final, listaremos 7 bons livros para comemorar esta data. Confira!

Qual é o Dia da Educação Infantil?

O Dia da Educação Infantil é comemorado em 25 de agosto. Ele foi instituído pela Lei nº 12.602, de 2012, que também estabelece a Semana da Educação Infantil. 

Esta data foi escolhida pois foi quando nasceu Zilda Arns, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança. Ao longo de sua vida, Zilda realizou um importante trabalho assistencial e educativo com crianças. Ela sempre destacou o papel fundamental da educação neste período da vida.

Dessa forma, em 25 de agosto, são homenageados os profissionais da educação infantil, e as instituições também refletem sobre sua atuação neste momento do desenvolvimento humano. 

Conheça também: A importância e a história do Dia do Livro Didático

Banner livro Jeito Disney de encantar os clientes: clique para acessar!

Qual é a importância da educação infantil?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A legislação também define como objetivos essenciais da educação básica: a alfabetização plena e a formação de leitores.

Dessa forma, a educação infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento humano em vários aspectos. É lá que a criança tem um primeiro contato com o mundo, fora do seu núcleo familiar.

É na escola que estabelece os primeiros vínculos, faz descobertas, amizades, aprimora sua comunicação, e começa a se expressar, adquirindo habilidades socioemocionais. Além disso, está se desenvolvendo cognitivamente, com o auxílio dos professores. 

É na educação infantil que se inicia o processo de alfabetização, obrigatório para a formação de novos leitores, e para a plena autonomia destes cidadãos. Portanto, esta etapa da educação básica é essencial em diversos aspectos, como socioemocional, físico e intelectual. 

Veja também: Qual é a verdadeira importância da leitura?

Qual é a importância dos professores da educação infantil?

O professor de educação infantil é um profissional que participa ativamente do processo de desenvolvimento da criança. É ele que está lá desde o início, ajudando-a ao longo da adaptação a este universo novo, que é a escola.

Dessa forma, são profissionais que devem ter uma grande sensibilidade às características individuais de cada aluno, acompanhando o processo de cada um deles e atendendo às suas necessidades.

Tudo isso deixa evidente a sua importância. Afinal, são eles que dão suporte emocional à criança durante essa transição para a escola, construindo um vínculo e oferecendo segurança a elas.

Também ensinam coisas novas, escolhendo a melhor forma para isso. Isto é, fazem uma seleção das melhores atividades e ferramentas para trabalhar com seu público, usando, por vezes, elementos lúdicos. 

Ao longo de todo este processo, os professores estimulam as crianças a se expressar, usar a criatividade e a imaginação. Orientam a socialização delas entre si, promovendo atividades em grupo. 

Por fim, os docentes também incentivam a curiosidade e a autonomia dos alunos. De modo que, a livre escolha e descoberta é essencial para a formação de cidadãos independentes, reflexivos e críticos.

Veja também: Conheça as principais habilidades sociais e saiba como aprimorá-las

7 livros para celebrar o Dia da Educação Infantil

Como vimos, é na educação infantil que começa o processo de alfabetização das crianças. Este é um momento importante para estimular o gosto pela leitura nestes jovens.

Ler traz uma série de benefícios, como aumentar a empatia, ampliar o vocabulário, desenvolver a capacidade de pensar criticamente, e adquirir novos conhecimentos.

As obras de literatura infantojuvenil são boas opções para novos leitores. Elas podem ser lidas para as crianças, ou você pode presenteá-las com estes livros.

Na lista abaixo, separamos 7 opções de títulos. Confira:

  1. O Livro para Dragões – Como deixar o seu humano mais esperto, de Laurence Yep e Joanne Ryder;
  2. Os diários de Mamãe Ganso, de Chris Colfer;
  3. Os 7 hábitos das crianças felizes, de Sean Covey;
  4. O diário de Carson Phillips, de Chris Colfer;
  5. Guia da Rainha Chapeuzinho Vermelho para a Realeza, de Chris Colfer;
  6. Ansiedade – Como enfrentar o mal do século para filhos e alunos, de Augusto Cury;
  7. Terra de Histórias – A odisseia de um escritor, de Chris Colfer.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o Dia da Educação Infantil. Que tal também conferir este post com 21 livros de ficção para conhecer outras realidades?

Você também pode gostar

Artigos em destaque