Conheça a Coleção Esquematizado e estude de forma assertiva!

Neste artigo, você vai ficar por dentro da Coleção Esquematizado! Entenderá o que é um livro esquematizado, quais são as vantagens e mais!
coleção esquematizado: jovem segurando livros e sorrindo

Você conhece a Coleção Esquematizado, da Saraiva Jur? Se você é estudante de Direito, sabe que ter em mãos boas obras da área é um fator essencial para o sucesso no curso.

Afinal, as disciplinas exigem que os alunos assimilem uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo. Por vezes, eles se perguntam como conseguirão dar conta de memorizar tantos conteúdos, não é?

Como aluno, pode ser que você tenha dificuldade até mesmo com a linguagem jurídica. Muitas vezes, ela é excessivamente técnica, utilizando expressões complexas e até de outros idiomas, como o latim. 

Soma-se a isso o fato do Direito ser uma área muito dinâmica, em constante atualização. São novas leis, súmulas e jurisprudência. Os profissionais e estudantes deste setor precisam estar sempre se reciclando, recorrendo a obras confiáveis.

Pensando em ajudar os alunos de Direito e até mesmo os operadores desta área, a Saraiva Jur elaborou a Coleção Esquematizado. A metodologia utilizada nesta série de livros de Direito é ideal para facilitar os estudos e servir como um sólido material de consulta.

Neste artigo, você vai ficar por dentro da Coleção, entenderá o que é um livro esquematizado, quais são as vantagens de estudar por eles, além de conhecer todos os títulos desta coleção. Boa leitura!

O que é um livro esquematizado?

Livros esquematizados são aqueles cujas estrutura e metodologia são pensadas com o objetivo de facilitar os estudos e a compreensão dos assuntos abordados. 

Para isso, eles se utilizam de uma série de recursos gráficos, com o intuito de dar destaque e facilitar a localização dos assuntos essenciais. 

Também são escritos em uma linguagem clara e acessível, a fim de facilitar a apreensão dos conteúdos.

É válido destacar que os livros esquematizados apresentam todo o conteúdo necessário para entender a matéria. Isto é, eles cobrem os mesmos assuntos que os livros teóricos das disciplinas, como as doutrinas. 

As diferenças fundamentais são a forma como estruturam o texto e a linguagem utilizada. Os livros esquematizados têm como enfoque apresentar o conteúdo de uma maneira descomplicada. Portanto, são ideais para estudantes de Direito e aqueles que se preparam para concursos. 

Leia também: Guia Oficial Concursos Abertos 2022!

Quais são os benefícios de estudar de forma esquematizada?

Estudar por meio de livros esquematizados traz uma série de benefícios para a sua rotina acadêmica. Na lista abaixo, confira alguns deles:

  1. Memorização;
  2. Agilidade;
  3. Assertividade.

Entenda cada item a fundo:

1. Memorização

Os estudantes de Direito e concurseiros, muitas vezes, ficam aflitos com a grande quantidade de informações que devem memorizar, certo? 

O primeiro benefício que um livro esquematizado traz é facilitar a memorização. Diversos aspectos da estrutura e da metodologia destas obras proporcionam que você grave as informações ali presentes.

A teoria é dividida em tópicos curtos e sucintos. Ou seja, você assimila as informações aos poucos, e não se sobrecarrega. 

Ao longo dos capítulos, recursos gráficos tornam a visualização da página mais fluida, e frisam os pontos mais relevantes, com palavras-chave em destaque e esquemas. 

Se você é uma pessoa que é mais “visual” na hora de estudar, isto é, costuma lembrar das páginas e dos seus resumos, a própria leitura do livro já vai te ajudar a memorizar.

Leia também: 16 Técnicas de memorização para treinar o cérebro e reter mais informações!

2. Agilidade

Com frequência, os alunos de Direito conciliam a graduação com o trabalho, e o tempo para os estudos é reduzido. Este é o caso também de vários concurseiros, que utilizam as horas de folga para estudar para as provas. 

Um benefício importante de estudar pelos livros esquematizados é a agilidade

A estrutura destas obras facilita a localização dos assuntos. Os conteúdos são apresentados em uma linguagem direta, de modo que você entende o que é essencial assimilar sobre cada aspecto das disciplinas jurídicas. 

Desse modo, você não perde tempo tentando decifrar o livro, ou localizando a temática de seu interesse. 

Leia também: Confira nossa seleção de 26 livros para concursos!

3. Assertividade

Se você está se preparando para provas, seja da faculdade ou de concursos, sabe da importância de estudar de maneira assertiva, não é? Afinal, não há nada mais frustrante do que se dedicar por semanas a um assunto que não aparecerá no seu exame.

Com as obras esquematizadas, o seu estudo é mais direcionado e assertivo

No caso da Coleção Esquematizado, o material é preparado por professores com experiência, que conhecem os aspectos mais cobrados de cada disciplina.

Além disso, ao final de cada capítulo, você encontra questões de exames oficiais e uma checagem do seu aprendizado. Assim, pode fazer um estudo dirigido, de acordo com as suas necessidades.  

Quais são as características dos livros da Coleção Esquematizado?

A Coleção Esquematizado, da Saraiva Jur, é composta por obras esquematizadas cobrindo diversas disciplinas do Direito. 

Por conta da maneira como são organizados e escritos, os livros da coleção oferecem uma série de vantagens para quem os utiliza como principal material de estudo. 

Na lista abaixo, confira as características que fazem da Coleção Esquematizado a melhor escolha para os estudantes de graduação e concurseiros:

  1. Linguagem descomplicada;
  2. Conteúdo esquematizado;
  3. Material atualizado;
  4. Autores experientes;
  5. Questões de exames oficiais;
  6. Material complementar digital.

Conheça cada vantagem em detalhes:

1. Linguagem descomplicada

Você já teve de reler várias vezes um texto de Direito e, mesmo assim, ficou com dúvidas?

Como vimos, a linguagem jurídica pode ser muito complicada. No Brasil, é comum utilizarmos o termo “juridiquês”, para nos referir ao uso excessivo destas expressões técnicas e complexas. 

Com isso em mente, os livros da Coleção Esquematizado são escritos em uma linguagem descomplicada, clara e acessível. O principal objetivo é que você compreenda os conteúdos abordados, conseguindo aplicá-los no seu dia a dia. 

Para as partes mais complexas da legislação, os livros esquematizados trazem comentários do autor. Dessa forma, os trechos mais difíceis dos textos jurídicos são comentados em uma linguagem clara, auxiliando a assimilação da matéria.

2. Conteúdo esquematizado

O projeto gráfico e a estrutura da Coleção Esquematizado são pensados a fim de facilitar os estudos. O texto é escaneável, ou seja, é mais fácil de localizar as informações e as partes de maior relevância. 

A parte teórica é dividida em tópicos curtos, de modo que você pode ir avançando aos poucos. Esta fragmentação auxilia na compreensão dos assuntos.

Além disso, são utilizados recursos gráficos que facilitam a memorização, como:

  • Fluxogramas,
  • Esquemas;
  • Quadros-resumo;
  • Imagens;
  • Palavras-chave em destaque.

Dessa forma, os livros da Coleção Esquematizado são ideais para te acompanhar durante a graduação. A estrutura de fácil localização também constitui um ágil material de consulta para advogados. 

3. Material atualizado

O dinamismo é uma das características das carreiras jurídicas. De acordo com as discussões e demandas da sociedade, são criadas novas leis. A jurisprudência também pode mudar, com tribunais interpretando e decidindo de maneira diferente. 

Como se manter atualizado com tantas mudanças no Direito?

A Coleção Esquematizado está atenta a esta demanda. Desse modo, os livros da coleção são atualizados com o que há de mais recente em termos de leis e também sintonizados com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Todos os anos os livros da Coleção Esquematizado são revistos, a fim de oferecer um material superatualizado a estudantes de Direito e concurseiros. 

4. Autores experientes

Em sua busca por bons livros de Direito, um aspecto que você não pode negligenciar é a pesquisa sobre os autores. Afinal, este é um fator essencial para que o material seja confiável. 

A Coleção Esquematizado é escrita por autores que são referências em suas disciplinas e que têm experiência na preparação de alunos e concurseiros.

Portanto, os autores sabem quais são os aspectos mais complicados das matérias, aqueles em que os estudantes costumam ter mais dificuldades. Também o que é cobrado com mais frequência em concursos e na prova OAB

Assim, eles constroem um material mais direcionado e especializado, sem nunca deixar de prezar pela clareza das informações.

5. Questões de exames oficiais

Todos os assuntos abordados nos livros da Coleção Esquematizado são acompanhados por questões de exames oficiais, como do Exame da OAB e de concursos públicos.

Dessa forma, conforme você aprende a teoria, você já tem uma ideia de como aquele conteúdo é cobrado nas provas. Isso é essencial para você estudar de forma assertiva, dando maior importância aos aspectos teóricos que são mais frequentes nos exames. 

Ademais, a teoria não fica isolada da prática. Com os exercícios, você consegue saber como esses assuntos aparecem no dia a dia profissional, preparando-se de um modo completo.

6. Material complementar digital

Muitas vezes, estudar apenas pelo livro pode se tornar cansativo, certo? Pensando em tornar seu aprendizado mais agradável e interativo, diversos títulos da Coleção Esquematizado contam com material complementar digital.

Você terá acesso a:

  • Videoaulas;
  • Vídeos com resoluções de questões;
  • Áudios;
  • Banco de exercícios, e outros materiais extras. 

A experiência com o livro não se esgota com a leitura, de modo que você consegue ampliá-la e aprofundá-la neste ambiente virtual.

É possível ver o autor explicando os conceitos abordados na obra com uma outra linguagem. Afinal, ao falar sobre um assunto, geralmente o estruturamos de uma maneira diferente da escrita, não é? Isso pode ser útil para ajudar a compreender algum aspecto mais complexo da matéria.

Por fim, com a resolução das questões, você consegue verificar se o seu raciocínio está correto, ganhando segurança e confiança nos mais diversos temas jurídicos. 

O que é Saraiva Jur?

A Saraiva Jur é um selo editorial da Saraiva Educação. Há mais de 105 anos, ela é líder de mercado na produção de conteúdo jurídico.

O selo conta com obras de qualidade e excelência, escritas por autores renomados, referências na área jurídica. São grandes nomes em todos os setores do Direito, contribuindo para compor um catálogo completo e de qualidade.

Atualmente, a Saraiva Jur conta com mais de 3 mil títulos publicados. Os livros são destinados a diversos públicos dentro do Direito, como estudantes de graduação e profissionais em busca de um aprimoramento contínuo na área.

Leia também: Conheça os 4 selos Saraiva Educação

Quais livros fazem parte da Coleção Esquematizado?

Agora que você já está por dentro de todas as características e vantagens dos livros da Coleção Esquematizado, você pode adquirir os títulos da sua área jurídica de interesse.

Na lista abaixo, confira a relação completa das obras da Coleção Esquematizado:

  1. Comércio Internacional e Legislação Aduaneira — Coleção Esquematizado, de Roberto Caparroz;
  2. Direito Administrativo — Coleção Esquematizado, de Celso Spitzcovsky;
  3. Direito Ambiental — Coleção Esquematizado, de Marcelo Abelha Rodrigues
  4. Direito Civil 1: Parte Geral, Obrigações e Contratos —  Coleção Esquematizado, de Carlos Roberto Gonçalves;
  5. Direito Civil 2: Contratos em Espécie e Direito das Coisas — Coleção Esquematizado, de Carlos Roberto Gonçalves;
  6. Direito Civil 3: Responsabilidade Civil, Direito de Família e Direito das Sucessões — Coleção Esquematizado, de Carlos Roberto Gonçalves;
  7. Direito Constitucional — Coleção Esquematizado, de Pedro Lenza;
  8. Direito do Consumidor — Coleção Esquematizado, de Fabrício Bolzan de Almeida;
  9. Direito do Trabalho — Coleção Esquematizado, de Carla Teresa Martins Romar;
  10. Direito Empresarial — Coleção Esquematizado, de Edilson Enedino das Chagas;
  11. Direito Financeiro e Econômico — Coleção Esquematizado, de Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho;
  12. Direito Penal — Parte Especial — Coleção Esquematizado, de Victor Eduardo Rios Gonçalves;
  13. Direito Penal  — Parte Geral — Coleção Esquematizado, de André Estefam e Victor Eduardo Rios Gonçalves;
  14. Direito Processual Civil — Coleção Esquematizado, de Marcus Vinícius Rios Gonçalves;
  15. Direito Processual do Trabalho — Coleção Esquematizado, de Carla Teresa Martins Romar;
  16. Direito Processual Penal — Coleção Esquematizado, de Alexandre Cebrian Araújo Reis e Victor Eduardo Rios Gonçalves;
  17. Direito Tributário — Coleção Esquematizado, de Roberto Caparroz;
  18. Legislação Penal Especial — Coleção Esquematizado, de Victor Eduardo Rios Gonçalves e José Paulo Baltazar Júnior;
  19. Macroeconomia — Coleção Esquematizado, de Luiza Sampaio;
  20. Microeconomia — Coleção Esquematizado, de Luiza Sampaio;
  21. OAB 1ª Fase — Volume Único — Coleção Esquematizado, organizado por Pedro Lenza;
  22. OAB 2ª Fase — Prática Civil — Coleção Esquematizado, de Carla Carvalho e Luiz Dellore;
  23. Português: Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva — Coleção Esquematizado, de Agnaldo Martino.

Esperamos que você tenha gostado deste post sobre a Coleção Esquematizado! >>> Clique aqui e adquira os livros da Coleção Esquematizado! 

Você também pode gostar

Artigos em destaque