Conheça mais sobre o professor Pedro Lenza, criador da Coleção Esquematizado®!

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre o professor Pedro Lenza, autor de um dos livros jurídicos mais vendidos do mercado!
Pedro Lenza: homem lendo livro

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o professor Pedro Lenza, autor de um dos livros jurídicos mais vendidos do mercado: “Direito Constitucional – Coleção Esquematizado®”.

Se você é advogado ou estudante de Direito, sabe da importância de contar com livros de qualidade ao longo de toda sua trajetória, certo?

O professor Pedro Lenza inovou o mercado de livros de Direito ao criar uma metodologia voltada a facilitar os estudos para concursos e para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Conhecida como metodologia Esquematizado, ela se caracteriza por apresentar os conteúdos jurídicos em uma linguagem acessível e contar com recursos gráficos que facilitam a memorização.

Hoje, ela se tornou uma coleção de livros, que é sucesso entre alunos, advogados,  professores e demais operadores do Direito. Entretanto, antes de alcançar este êxito, o professor Lenza teve uma trajetória marcada por muitos estudos, na graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado – e até mesmo uma breve experiência no curso de Engenharia!

Seu sonho sempre foi o de dar aulas e escrever livros, de modo a tornar o conhecimento mais acessível.  Neste post, você vai conhecer em detalhes todo o percurso do autor. No final, obras que têm a participação de Lenza na autoria, ou como coordenador. Vamos lá?

Quem é Pedro Lenza?

Pedro Lenza é advogado, parecerista, professor e escritor, especializado na matéria de Direito Constitucional. Formou-se em Direito pela PUC-SP, fez mestrado e doutorado na USP e esteve como Visiting Scholar no Boston College Law School (pós-doutorado).

Lenza é autor da obra “Direito Constitucional – Coleção Esquematizado”, publicada pela Saraiva Jur, e sucesso de vendas no mercado editorial. 

O professor se dedica a este livro há 23 anos, sempre o atualizando de acordo com as mudanças no Direito e também aperfeiçoando-o. Em suas palavras, ele é “o seu maior projeto de vida” e todos sabem que o professor Lenza faz todo esse trabalho pessoalmente, sem assessoria, cuidando de todos os detalhes da obra.

O sucesso da metodologia desenvolvida por Lenza foi tão grande que ela virou uma série de livros. A Coleção Esquematizado® conta com 26 títulos dedicados não só às disciplinas do Direito, como também a outros temas, como Economia, Comércio Internacional, além da língua portuguesa.

A missão do professor Lenza é transformar a vida das pessoas pela educação, realizando sonhos, democratizando o ensino e tornando o conhecimento mais acessível. 

Veja também: Confira dicas de estudo e 5 livros de Direito Constitucional

banner e-book Guia de Estudos OAB: clique para baixar!

Como foi a trajetória do professor Pedro Lenza?

A trajetória do professor Pedro Lenza no ensino superior não começou na faculdade de Direito. Ele conta que, na escola, ia muito bem nas matérias de exatas – como matemática, física e química –, inclusive dava aulas particulares dessas disciplinas.

Por conta dessa facilidade, e também após um teste vocacional, resolveu fazer a faculdade de Engenharia. Entretanto, após três meses nesta graduação, Lenza concluiu que não seria feliz como engenheiro, desistindo do curso. Decidiu, então, passar um tempo viajando, a fim de descobrir qual caminho seguir. 

Nestas viagens, ele passou um período trabalhando como baby-sitter em Cambridge, na Inglaterra.  Para aprender melhor o inglês, ele ia até os tribunais, com o objetivo de observar a fala dos advogados, e conhecer mais o idioma. Neste processo, acabou se encantando pela advocacia e pelo Direito.

De volta ao Brasil, entrou na faculdade de Direito na PUC/SP. Para se sustentar, começou a estagiar e também a dar aulas de inglês. Sua rotina se dividia entre a graduação pela manhã, o estágio à tarde e o trabalho como professor à noite.

Lenza conta que sempre gostou de dar aulas, desde quando estava na escola. No quarto ano da graduação, começou a ensinar, também, Direito Constitucional. O professor diz que o seu sonho sempre foi “viver de dar aulas e escrever livros”.

Após a graduação, emendou o mestrado e o doutorado na USP. Enquanto estava no mestrado, Lenza decidiu escrever um livro preparatório para o exame da OAB. Foi aí que nasceu o “Direito Constitucional Esquematizado”, obra que viria a se tornar um grande sucesso de vendas.

Hoje, o professor Lenza concretizou o seu sonho: é autor da Saraiva Jur, e coordenador da Coleção Esquematizado®. Também dá aulas e palestras, além de trabalhar como advogado e parecerista. 

Leia também: Nossa seleção especial com 22 livros para OAB

Como surgiu a metodologia Esquematizado?

Como vimos, em 1999, enquanto estava no mestrado, Pedro Lenza decidiu começar a escrever um livro para ajudar os estudantes que prestariam a prova OAB.  

Lenza se preocupou em criar uma nova metodologia de estudo, focada principalmente em oferecer uma linguagem fácil. A ideia era proporcionar uma leitura dinâmica e estimulante, como se o professor estivesse “conversando” com o aluno.

Ao mesmo tempo, o livro ofereceria todo o conteúdo necessário para a preparação para o exame. Das aulas de inglês e do pensamento racional e lógico em razão de sua paixão pelas exatas, Lenza trouxe outra característica marcante de sua metodologia: o uso de palavras-chave em destaque. 

O objetivo é indicar ao leitor quais são os conceitos mais importantes e o uso de ferramentas como quadros, tabelas, recursos gráficos, questões comentadas e uma exposição mais racional da matéria, tornando a compreensão da leitura mais fácil.

Nascia, então, a primeira edição de “Direito Constitucional Esquematizado”. Nesta ocasião, na apresentação da obra, a festejada jurista Ada Pellegrini Grinover escreveu:

Da leitura amena surge um livro ‘fácil’, sem ser reducionista, mas que revela, ao contrário, um grande poder de síntese, difícil de encontrar mesmo em obras de autores mais maduros, sobretudo no campo do direito” (LENZA, 2023; destaques nossos).

Com o tempo, a obra foi ganhando força e se expandindo. Passou a atingir não só o exame da OAB, como também os concursos públicos. Simultaneamente, foi se constituindo como um excelente material de consulta para advogados e operadores de Direito.

Coleção Esquematizado®

Com o sucesso da metodologia Esquematizado na obra Direito Constitucional, aumentou a demanda para que Lenza expandisse a técnica para outras áreas jurídicas. 

Com o apoio incondicional da Saraiva Jur, o professor Lenza convidou os professores das principais matérias exigidas nos concursos públicos – de todas as áreas, não apenas as jurídicas – para compor a Coleção Esquematizado®

Esta série de livros se tornou um admirado e reconhecido sucesso editorial. Hoje, é preferência dos estudantes de Direito e concurseiros para estudar para as provas e concursos públicos, além de fonte diária para os operadores do Direito.

São pilares da metodologia Esquematizado, desenvolvida por Pedro Lenza:

  • Teoria apresentada de forma objetiva, dividida em vários itens e subitens e parágrafos curtos;
  • Material superatualizado, com a legislação mais recente e jurisprudência relevante;
  • Linguagem clara e simples;
  • Palavras-chave em destaque;
  • Recursos gráficos para memorização – esquemas, organogramas, tabelas e gráficos;
  • Questões resolvidas;
  • Material digital complementar.

E nesse último item uma extraordinária evolução da metodologia, inaugurando o que o professor Lenza tem chamado de “livrovivo®”, ou seja, a interação do livro físico com recursos de tecnologia e inovação.

Confira também: Tudo sobre o Vade Mecum – como utilizar e quais são os melhores?

Confira a coleção Coleção Esquematizado® do professor Pedro Lenza

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória do professor Pedro Lenza? Que tal agora conferir seus principais títulos, publicados pela Saraiva Jur?

Na lista abaixo, separamos livros indispensáveis, escritos e coordenados por Pedro Lenza. Todos eles apresentam as características e ferramentas testadas e aprovadas da poderosa metodologia.

Confira-os:

Escrito pelo professor Pedro Lenza:

Coordenados pelo professor Pedro Lenza:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o autor Pedro Lenza. Continue no nosso blog, e confira este post com 5 motivos para estudar com a obra “Direito Constitucional Esquematizado”, do professor Lenza!

Você também pode gostar

Artigos em destaque