Conheça 10 séries de advogados para você maratonar!

Seja para se divertir ou aprender um pouco mais, as séries de advogados são um belo entretenimento. Confira a seguir 10 indicações!
séries de advogados: três jovens assistindo à televisão

Ser envolvido por histórias bem construídas e que prendem nossa atenção é sempre bom, ainda mais quando nos dá a oportunidade de aprender algo com elas. Sendo assim, tanto séries de advogados como os filmes de direito são uma ótima pedida para estudantes e profissionais da área, mostrando a prática destes trabalhadores e a aplicação da lei.

Neste artigo, trouxemos 10 séries que mergulham na rotina dos advogados, com certeza você já conhece algumas delas, afinal, esse tema é um sucesso no audiovisual. Todavia, tem sempre uma nova obra para maratonar, confira!

Como as séries de advogados ajudam o estudante e profissional de Direito?

A arte tem uma enorme capacidade de retratar a realidade e, quando estamos no audiovisual (filmes, séries, novelas, etc) isso se aproxima mais das pessoas. Esses seriados acompanham a sociedade, mostrando histórias reais e fictícias que sejam relevantes para o momento que vivemos.

Assim, as séries de advogados apresentam os temas mais importantes da área do Direito, aproveitando a linguagem cinematográfica para refletir sobre eles. Ao assisti-las, você acompanha diversos assuntos do mundo jurídico, como:

  • a atuação dos advogados;
  • as diversas falhas da Justiça;
  • a relação do crime com a punibilidade; e
  • as dificuldades do mercado.

Seja para se divertir ou aprender um pouco mais, as séries de advogados são um belo entretenimento. Confira a seguir a lista de indicações que montamos para você!

Leia também:  Conheça os 18 melhores livros de Direito em 2022!

banner e-book Guia de Estudos OAB: clique para baixar!

Conheça 10 séries de advogados para maratonar!

Com o boom das plataformas de streaming, a quantidade de produções não para de subir. Seja qual for o tema que você procura, com toda certeza encontrará uma boa história!

Indo de histórias baseadas em fatos reais até as totalmente inventadas, do drama à comédia, as séries de advogados agradam qualquer público. Veja as 10 que separamos para você maratonar:

1. Suits (2011 – 2019)
2. How to Get Away with Murder (2014 – 2020)
3. Uma Advogada Extraordinária (2022)
4. Sentença (2022)
5. Better Call Saul (2015 – 2022)
6. The Good Wife (2009 – 2016)
7. As Leis de Lidia Poët (2023)
8. Ally McBeal (1997 – 2002)
9. For Life (2020 – 2021)
10. American Crime

1. Suits (2011 – 2019)

Sinopse: Mike Ross, mesmo sendo um estudante brilhante e com memória fotográfica, não termina sua graduação ao ser descoberto realizando provas para outros alunos. Tudo muda quando ele é contratado por Harvey Specter, sócio de um dos maiores escritórios de Nova York que vê o potencial do jovem e resolve esconder a mentira.

Por que assistir: A série mostra a rotina de um grande escritório, com casos grandes e bem resolvidos. Um dos maiores destaques é retratar como diferentes advogados trabalham, o limite de seus egos e da ética.

Onde assistir: Netflix.

2. How to Get Away with Murder (2014 – 2020)

Sinopse: A série mostra a história de um grupo de ambiciosos estudantes e a brilhante professora que os seleciona como estagiários, que tem suas vidas viradas de cabeça para baixo após um assassinato. Cheia de drama e mistérios, a história prende o telespectador em suas 6 temporadas.

Por que assistir: Além do mistério que te deixa preso na trama, a série se destaca no debate de minorias e na atuação de seu elenco. Viola Davis é o grande nome, tendo ganhado o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática pelo papel de Annalise Keating.

Onde assistir: Netflix.

3. Uma Advogada Extraordinária (2022)

Sinopse: É a história de Woo Young Woo, uma advogada com síndrome de Asperger que se formou como a melhor de sua turma. A série mostra sua dificuldade para lidar com relações interpessoais.

Por que assistir: É uma série atual que retrata um tema importante, o autismo. Com questões jurídicas complexas, acompanhamos o crescimento pessoal e profissional da advogada.

Onde assistir: Netflix.

4. Sentença (2022)

Sinopse: Heloísa é uma advogada que acredita que todos têm direito à defesa, independente do crime cometido. A trama se desenvolve quando ela se vê no meio de um caso que envolve o líder da maior facção criminosa do país.

Por que assistir: É uma produção nacional, que trabalha temas como sistema prisional e organizações criminosas. É uma boa pedida para quem quer algo mais próximo da nossa realidade.

Onde assistir: Prime Video

Leia também: Introdução ao estudo dos Direitos Humanos

5. Better Call Saul (2015 – 2022)

Sinopse: Jimmy McGill é um advogado iniciante que trabalha de forma não convencional, moralmente e legalmente questionável. A série mostra como esse profissional medíocre se transforma em Saul Goodman, um especialista em deixar criminosos “dentro da lei”.

Por que assistir: É um spin-off de Breaking Bad, uma das séries de maior sucesso. Além disso, mostra uma realidade menos deslumbrante da profissão.

Onde assistir: Netflix.

Saiba mais: Fique por dentro do que mudou com o Pacote Anticrime

6. The Good Wife (2009 – 2016)

Sinopse: Alicia Florrick se afasta da advocacia para se dedicar à família, até que seu marido é pego em um escândalo político e sexual. A partir daí, ela encontra diversas dificuldades para se reconstruir profissionalmente.

Por que assistir: Trata de temas atuais como aborto, armamento e casamento homoafetivo. Além disso, conta com ótimas atuações, já tendo rendido a Julianna Margulies o Emmy de Melhor Atriz de Série Dramática duas vezes.

Onde assistir: Paramount+.

7. As Leis de Lidia Poët (2023)

Sinopse: Lidia Poët trava uma difícil batalha para se tornar advogada na Itália, ainda no século XIX. Enquanto investiga assassinatos, a protagonista precisa lidar com o machismo da época.

Por que assistir: Vindo de uma história real, aqui temos a trajetória da primeira advogada da Itália. Recheada de suspense e mistério, a obra traz um importante debate da sociedade patriarcal.

Onde assistir: Netflix.

Leia também: Autoridade: Entenda por que as mulheres não são levadas a sério como os homens

8. Ally McBeal (1997 – 2002)

Sinopse: É a história de uma advogada que vai trabalhar no escritório de um amor do passado, que é casado com outra colega. Procurando por um casamento, a protagonista está numa constante busca por sucesso pessoal e profissional.

Por que assistir: É mais leve, com comédia e romance. Mostra de forma cômica e excêntrica os profissionais que trabalham num escritório em Boston.

Onde assistir: Claro Video.

9. For Life (2020 – 2021)

Sinopse: Um detento, condenado a prisão perpétua, vira advogado dentro da penitenciária para provar sua inocência. Dentro da cadeia, ele aproveita seus conhecimentos para ajudar outros presos.

Por que assistir: É baseada na história real de Isaac Wright Jr., o primeiro detento a se formar na cadeia e ser libertado da prisão perpétua. A série mostra as injustiças do sistema, além da crueldade do cárcere.

Onde assistir: Netflix e Globo Play.

10. American Crime

Sinopse: Com uma história em cada temporada, American Crime passeia pela justiça americana. A minissérie aborda casos complexos, geralmente envolvendo minorias sociais.

Por que assistir: A obra retrata as dificuldades que a justiça impõe para aqueles que estão à margem da sociedade, mostrando toda a sua crueldade. Racismo, machismo e xenofobia são alguns temas abordados.

Esperamos que você tenha gostado de nossas indicações de séries de advogados. Se você deseja ficar por dentro de outros lançamentos de conteúdos jurídicos, conheça os 20 melhores livros de Direito em 2023!

Você também pode gostar

Artigos em destaque