O que é cultura organizacional e qual sua relevância para os negócios?

Neste artigo, você vai entender a fundo o que é cultura organizacional. Explicaremos este conceito, seus elementos e importância!
cultura organizacional: mãos segurando peças de quebra-cabeça

Se você faz parte da liderança de uma empresa, provavelmente já ouviu falar sobre cultura organizacional, certo? É ela a responsável por definir a identidade de uma companhia, e também orientar o comportamento de seus colaboradores. 

A cultura organizacional define os valores de uma empresa. Ou seja, aquilo que é prioridade para ela, e, assim, orienta todas as ações dos funcionários e o processo de tomada de decisão.

Por exemplo, se para uma organização a transparência é um valor fundamental, a cultura interna deve manifestá-lo. Isso é feito por meio de comportamentos específicos que estejam em consonância com o determinado valor e é de grande relevância para a gestão estratégica de um negócio.

Neste artigo, você vai entender a fundo o que é cultura organizacional. Explicaremos este conceito, seus elementos e importância. Ao final do artigo, indicamos uma leitura essencial para os gestores que desejam fazer alterações na cultura de sua empresa. Vamos lá?

O que é a cultura organizacional?

De modo geral, a cultura organizacional é o conjunto de normas, regras, representações e valores de uma empresa. É por meio dela que uma organização fixa a marca do seu perfil e também orienta o comportamento daqueles que a formam.

Segundo o professor de gestão Stephen Robbins, esta cultura desempenha diversas funções dentro de uma organização. Primeiramente, ela cria distinções entre uma empresa e outra. Ou seja, é ela que manifesta os costumes, o modo de ser específico de uma companhia.

Junto a isso, ela proporciona um senso de identidade aos funcionários. Isso facilita o comprometimento com algo maior que os interesses individuais de cada um. 

Os colaboradores se sentem mais engajados e motivados, pois se identificam com os valores da organização. Por exemplo, uma empresa pode ter como valor a ética ambiental, e isso pode inspirar ações de sustentabilidade por parte dos funcionários.

A cultura também ajuda a manter a organização coesa, segundo Robbins. Ela estimula a estabilidade do sistema social, fornecendo os padrões adequados para as ações dos funcionários.

Por fim, esta cultura orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos colaboradores. É ela que define a maneira de ser e de agir dentro da organização. 

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Qual a função da cultura organizacional?

A cultura organizacional está conectada, de forma inseparável, a tudo que uma empresa representa e aquilo a que se propõe.

Em outras palavras, é ela que define como a companhia será vista por seu público e colaboradores. Desse modo, é um desafio da gestão garantir que as práticas empresariais estejam em consonância com os seus valores, com aquilo que desejam para sua organização.

Além de definir a identidade da empresa, a cultura organizacional também estabelece o clima interno: é ela que vai orientar as atitudes dos colaboradores, e a tomada de decisão por parte das lideranças.

Sem uma cultura organizacional, todos estes processos tornam-se aleatórios, não existindo um valor em comum que os oriente. Não há um senso de identidade por parte dos funcionários, e a coesão interna é comprometida.

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Quais são os componentes da cultura organizacional?

Para entender mais a fundo sobre a cultura organizacional, você deve saber quais são os diferentes elementos que a compõem. 

Na lista abaixo, separamos os 5 principais componentes da cultura organizacional. Confira-os:

  1. Valores;
  2. Normas;
  3. Ritos;
  4. Estrutura;
  5. Ambiente físico.

Entenda cada um deles em detalhes:

1. Valores

Em “Administração de Recursos Humanos – Do operacional ao estratégico”, o autor Jean Pierre Marras explica:

Valores são crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem. Em uma organização, o sistema de valores baliza e demonstra claramente quais as prioridades e os caminhos que a empresa normalmente deseja seguir na busca dos seus objetivos” (MARRAS, 2016; destaques nossos).

Como exemplos de valores possíveis de uma empresa estão: busca de inovação tecnológica, sustentabilidade, honestidade, “o cliente acima de tudo”, seriedade, preocupação com a qualidade, entre outros.

2. Normas

As normas são as regras que orientam o clima interno de uma organização. Elas definem os comportamentos esperados dos colaboradores. Ou seja, é importante para a gestão de pessoas.

Quando a liderança for materializar o conjunto de normas da empresa, ela deve sempre ter em mente os valores da organização. Isto é, as regras internas de conduta devem estar em consonância com os valores.

3. Ritos

Segundo Jean Pierre Marras, os ritos são praticados, no dia a dia, com a finalidade de perpetuar os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa.

Por exemplo, encontros com os líderes, nos quais os funcionários possam dar feedbacks, dialogar, trocar ideias e sugestões.

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4. Estrutura

A estrutura determina a organização interna de uma companhia. Isto é, ela deve definir:

  • Quem se reporta a quem;
  • Grau de centralização e descentralização;
  • Mecanismos de integração;
  • Processamento de informação;
  • Redes de comunicação formais e informais.

Ou seja, a estrutura organiza todo o fluxo interno da empresa, trabalhando para a sua coesão.

5. Ambiente físico

Por fim, o ambiente físico vai desde a fachada da empresa até a distribuição interna da mobília. Tudo isso é importante para a identidade da companhia, e também para a integração dos funcionários.

O modo como o espaço é organizado diz muito sobre a cultura organizacional. Se, por exemplo, o trabalho em equipe entre diferentes setores é importante para os negócios, veja se a arquitetura do espaço facilita o trânsito de pessoas e se há áreas para que elas se encontrem e troquem ideias.

Conheça a obra “O segredo da mudança de cultura”

Com frequência, a gestão de uma empresa encontra desafios na manutenção de uma sólida cultura organizacional. É comum que os líderes queiram fazer alterações nela, para que elas articulem de maneira mais eficaz os seus valores.

A obra “O segredo da mudança de cultura”, escrita por Jay B. Barney, Manoel Amorim e Carlos Júlio, é essencial para ajudar os gestores neste processo de mudança da mentalidade de uma empresa

Os autores explicam que, apesar de difícil, a mudança de cultura é possível. Para isso, os líderes precisam ser capazes de substituir histórias ultrapassadas, por novas histórias que representem uma nova cultura.

Assim, ao longo da obra, eles descrevem os atributos essenciais para transformar uma organização.

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Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre cultura organizacional. Continue no nosso blog, e veja este post com 6 dicas para uma jornada do empreendedor de sucesso!

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