8 dicas para elaborar uma estratégia empresarial de sucesso!

Entenda neste artigo o que é estratégia empresarial, qual a importância dela e confira 8 dicas para elaborar uma estratégia de sucesso!
estratégia empresarial: empresária usando tablet

Você sabe o que é estratégia empresarial? Trata-se de um assunto muito relevante para a gestão estratégica de todos os negócios. Afinal, é ela que define o que uma companhia deve executar para atingir suas metas.

Além disso, é esta estratégia que estabelece o tipo de empresa que a gestão deseja apresentar ao seu público-alvo. Ou seja, como ela quer ser vista, quais seus valores internos e como deseja impactar a sociedade.

Por isso, é muito importante que os gestores tenham cautela na hora de formular a estratégia. Ela deve estar alinhada com os valores, a missão e a cultura da organização.

Neste artigo, você vai ficar por dentro deste tema. Explicaremos o que é a estratégia empresarial e sua relevância. Depois, passaremos por 8 dicas para você elaborá-la com sucesso. Vamos lá?

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O que é uma estratégia de uma empresa?

A estratégia empresarial é um conjunto de ações executadas por uma companhia a fim de atingir os seus objetivos. Ou seja, é esta estratégia que define as principais políticas e planos para a obtenção das metas empresariais. 

É ela também que estabelece o tipo de organização que a empresa deseja ser, passando por aspectos como a cultura organizacional, e a contribuição que ela deseja proporcionar à sociedade como um todo.

Para definir esta estratégia, a companhia deve levar em conta o cenário interno e externo, e estabelecer metas específicas, demarcando em quanto tempo deseja alcançá-las.

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8 dicas para elaborar uma estratégia empresarial

Ter uma boa estratégia empresarial é fundamental para que sua organização cresça e se mantenha relevante dentro do mercado. Entretanto, por vezes, os gestores têm dificuldades para estruturá-la. Pensando nisso, separamos 8 dicas para ajudá-los neste processo. Confira-as na lista abaixo:

  1. Analise o cenário interno;
  2. Conheça a concorrência;
  3. Tenha clareza dos valores e da missão da organização;
  4. Defina os objetivos;
  5. Formule a estratégia;
  6. Crie canais de diálogo;
  7. Monitore o progresso;
  8. Alinhe a estratégia com a cultura organizacional.

Entenda em detalhes:

1. Analise o cenário interno

O primeiro passo é fazer uma análise interna do seu negócio. É importante que você entenda em qual fase ele está.

Trata-se de uma empresa que ainda está se consolidando, e, portanto, precisa crescer? Ou sua companhia já está estabelecida no mercado, e precisa adotar ações para continuar relevante?

Esta análise traz a sua estratégia para a situação real e particular da empresa. Por consequência, fica mais tangível saber para onde a gestão quer que a companhia vá, e em qual intervalo de tempo. Por vezes, neste processo, alguns dos desafios que serão enfrentados já começam a ficar mais claros. 

2. Conheça a concorrência

Em seguida, é hora de analisar o cenário externo. Quais são os principais concorrentes do seu negócio? Em que momento eles se encontram? Quais são seus pontos fortes e fracos?

Coletar estes dados é essencial para que a gestão entenda qual é a posição de sua companhia dentro do mercado. Além disso, neste momento, podem ser feitas pesquisas de comportamento do consumidor. Assim, pode-se pensar em estratégias específicas para atingi-lo.

3. Tenha clareza dos valores e da missão da organização

A gestão deve ter muita clareza dos valores e da missão de sua empresa.A missão é o propósito da organização, sua razão de existir, e os impactos que ela deseja  produzir na comunidade.

Já os valores indicam os princípios que a companhia preza. Eles guiam, por exemplo, o comportamento de seus funcionários e dos próprios líderes.

A estratégia empresarial é um processo organizacional, que é inseparável da estrutura, do comportamento e da cultura da organização na qual é realizada.

4. Defina os objetivos

Com tudo isso em mente, chega a hora da gestão estabelecer seus objetivos. Um bom método para formulá-los é o SMART — acrônimo formado pelas palavras em inglês specific, measurable, attainable, relevant e time-based.

Ou seja, as metas devem ser:

  • Específicas: tente definir seu objetivo de modo muito específico. Isso facilita o planejamento de ações para alcançá-lo, o que contribui para o sucesso;
  • Mensuráveis: devem existir critérios para medir o seu progresso em relação ao objetivo. Ou seja, ele deve ser mensurável;
  • Alcançáveis: considerando os cenários interno e externo, a meta deve ser alcançável. De nada adianta formular um objetivo que não se adequa ao contexto da sua companhia no momento. Isso só produziria frustração;
  • Relevantes: a meta deve ser relevante para a empresa, isto é, ter uma razão, uma motivo por trás. Isso, inclusive, contribui para engajar as equipes;
  • Temporais: a gestão deve demarcar em quanto tempo deseja alcançar aquele objetivo.

5. Formule a estratégia

Em seguida, é hora da liderança definir qual será a estratégia. Isto é, considerando o cenário interno, o mercado, seus valores e objetivos, quais são as ações que a empresa deverá tomar?

Todos os passos anteriores podem dar muita clareza aos gestores de qual será a estratégia. Esta formulação deve ser discutida em grupo, de modo que existam diferentes perspectivas sobre o plano de ação empresarial.

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6. Crie canais de diálogo

Neste processo de elaboração da estratégia, é importante que a gestão crie canais de diálogo com seus funcionários. Os insights deles podem ser muito valiosos, afinal, eles têm uma perspectiva mais operacional. 

Por outro lado, ter essa abertura também contribui no momento em que o planejamento estratégico é posto em prática. Os colaboradores podem dar um feedback a respeito do que está dando certo e aquilo que pode melhorar. 

7. Monitore o progresso

Isso nos leva ao seguinte passo: o monitoramento do progresso. Quando as metas foram estabelecidas, tomamos o cuidado para que elas fossem mensuráveis. 

Assim, é importante que a gestão da empresa fique de olho se a estratégia está surtindo efeito. Isso é essencial para fazer ajustes, caso eles sejam necessários. 

8. Alinhe a estratégia com a cultura organizacional

Como vimos, a estratégia empresarial é um processo inseparável da cultura da organização na qual ela é realizada. Desse modo, se elas estiverem desalinhadas, ficará mais difícil da empresa alcançar suas metas, o que impacta diretamente a saúde do seu negócio a longo prazo.

Com a estratégia estabelecida, faça as mudanças necessárias na cultura de sua organização, a fim de obter este alinhamento. 

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O livro “O segredo da mudança de cultura”, publicado pela Benvirá, é um aliado importante na hora de fazer alterações na cultura da empresa.

Os autores explicam como mudar a cultura organizacional para que ela fique alinhada com a estratégia. Isso passa pela criação de uma nova narrativa empresarial, substituindo aquelas que se encontram ultrapassadas.

De um modo direto e claro, a obra explica as ações que constroem narrativas autênticas, de quem deve ser o protagonismo dessas histórias e como elas devem apontar um caminho claro para o futuro vislumbrado pela gestão.

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