8 dicas essenciais para garantir uma gestão de alta performance!

Quer saber como melhorar os resultados do seu negócio? Entenda o que é gestão de alta performance veja 8 dicas para você aplicar!
Gestão de alta performance: líder usando tablet e sorrindo

A gestão de alta performance tem como objetivo tornar mais eficiente todas as atividades de uma empresa. Com isso, é possível entregar produtos de alta qualidade, e ter uma melhoria nos resultados.

Para tanto, é necessário que os gestores adotem uma série de medidas. Por exemplo, eles devem investir na capacitação de suas equipes, tomar decisões de modo assertivo e também ter uma sólida gestão estratégica.

Quer saber como melhorar os resultados do seu negócio? Neste artigo, você vai ficar por dentro da gestão de alta performance. Explicaremos o que é este conceito, as características de um bom gestor e 8 dicas para você aplicar na sua empresa. Também recomendamos a leitura de um clássico da área, que influenciou diversos líderes da atualidade. Vamos lá?

O que é uma liderança de alta performance?

A gestão de alta performance é um modelo de administração que tem por objetivo a melhoria de todos os processos de uma organização. Assim, a empresa tem maior eficiência e resultados de alto impacto.

Por meio deste modelo, os diferentes negócios passam a focar na excelência, de modo a melhorar a reputação da sua marca. Eles entregam produtos de alta qualidade, superando as expectativas de seus clientes.

A chave para uma gestão de alta performance é uma melhor administração das equipes envolvidas nas tarefas da empresa. Isso passa pelo investimento em capacitação, e também pelo desenvolvimento de novas habilidades. Os funcionários da companhia devem estar engajados e alinhados com os valores da marca.

Além disso, é importante também o investimento em tecnologia, gerando inovação e um aprimoramento dos processos organizacionais.

Veja também: 16 livros sobre liderança que você precisa ter!

Banner Volta às Aulas Saraiva Educação: clique para acessar

Quais as características do gestor de alta performance?

Quer saber quais atributos que o gestor de alta performance deve apresentar? Na lista abaixo, separamos 5 deles. Confira-os:

  1. Bom relacionamento;
  2. Capacitar as equipes;
  3. Planejamento estratégico;
  4. Assertividade;
  5. Investimento em tecnologia.

Entenda em detalhes:

1. Bom relacionamento

Como vimos, um dos principais elementos da gestão de alta performance é o melhor aproveitamento dos recursos humanos da organização. Em suma, a gestão de pessoas

Desse modo, um bom gestor deve ter um excelente relacionamento com a sua equipe. Ele deve inspirar os funcionários, ter uma comunicação eficaz e alinhá-los com os valores da marca. 

2. Capacitar as equipes

O líder deve se preocupar com o desenvolvimento de cada uma das pessoas, investindo em treinamento e capacitação. Isso é essencial para o aprimoramento da equipe. Isto é, para que elas adquiram novas habilidades.

Além disso, a gestão deve detectar problemas em conjunto com os times e fornecer orientações sobre as melhores maneiras de resolvê-los. É importante que as pessoas estejam engajadas e motivadas para trabalhar.

3. Planejamento estratégico

O gestor de alta performance também deve estar atento aos objetivos da empresa, estabelecendo estratégias focadas para alcançá-los. Isso envolve um planejamento estratégico.

O líder pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são as ações que a empresa está tomando para atingir as metas?
  • Elas são eficazes?
  • Caso não, como é possível melhorar?

4. Assertividade

Um dos aspectos mais importantes de qualquer gestão é a tomada de decisão. Isso deve acontecer de modo assertivo e alinhado com os valores e objetivos da marca.

Dessa forma, a assertividade é uma característica indispensável para uma gestão de alta performance. No próximo tópico, apresentaremos dicas de como aperfeiçoar este atributo.

5. Investimento em tecnologia

Por fim, a tecnologia deve ser uma aliada da liderança, oferecendo ferramentas para aprimorar a performance. 

Logo, o gestor deve estar atento às inovações tecnológicas que podem ser usadas no seu negócio, a fim de facilitar os processos. 

Leia também: Veja quais são os tipos de liderança e saiba como desenvolver bons líderes!

Como ter uma gestão de alta performance? Confira 8 dicas

Como colocar a gestão de alta performance em prática na sua organização? Esta é uma dúvida muito comum entre os líderes de diferentes empresas.

Na lista abaixo, conheça 8 dicas para melhorar os processos do seu negócio:

  1. Faça uma boa seleção de profissionais;
  2. Invista no desenvolvimento das equipes;
  3. Tenha um sólido planejamento estratégico;
  4. Saiba como tomar decisões;
  5. Atente-se ao desempenho;
  6. Organize reuniões com as equipes;
  7. Comunique-se de modo eficaz;
  8. Leia obras sobre o tema.

Saiba mais: 

1. Faça uma boa seleção de profissionais

O primeiro passo é ter um bom processo de seleção de novos profissionais. É necessário ter em mente quais são as habilidades desejadas para os diferentes cargos da empresa. 

Em termos técnicos, o que é esperado do novo funcionário? Quais são as tarefas dele? Qual graduação ele deve ter?

Existem também as soft skills, que são as competências comportamentais. Por exemplo, boa capacidade de resolução de conflitos; habilidades sociais; comunicação assertiva; saber trabalhar em equipe. 

Em geral, estas são características importantes para as companhias, e a equipe de recrutamento precisa estar atenta a elas. 

2. Invista no desenvolvimento das equipes

O livro “Gestão de Alta Performance, de Andrew S. Grove”, ex-CEO da Intel, é um verdadeiro clássico dessa área. Nele, o autor compartilha o seguinte ensinamento:

O trabalho de uma empresa, de um governo e da maioria das formas de atividade humana é uma atividade coletiva, não individual. Essa ideia está resumida no que considero a frase mais importante deste livro: O resultado (ou output) de um gestor é o resultado (ou output) das unidades organizacionais sob sua supervisão ou influência. Pensando assim, a questão passa a ser: O que os gestores podem fazer para aumentar o output de sua equipe?” (GROVE, 2020; destaques nossos). 

Ou seja, se o resultado do gestor é o resultado das equipes sob sua influência, é necessário investir no desenvolvimento das equipes.

Isso passa por programas de treinamento, para que os funcionários adquiram novas habilidades. E até pelo apoio dos profissionais em cursos. Assim, eles conseguem se atualizar, acompanhando as demandas do mercado.

Tudo isso contribui para a melhoria da performance da empresa. 

3. Tenha um sólido planejamento estratégico

É importante que a empresa tenha seus objetivos bem delineados. Isso porque, a partir deles, a gestão consegue desenvolver um planejamento estratégico.

É este o plano que vai guiar todas as ações da liderança. Um bom planejamento estratégico consegue atingir as metas da organização de modo eficiente e organizado. 

Leia também: Quais os melhores livros de contabilidade? Conheça 18 títulos

4. Saiba como tomar decisões

Tomar decisões de modo assertivo é uma característica de um gestor de alta performance. Entretanto, por vezes, isso gera dúvida nos líderes. Qual é o melhor método para decidir?

Em sua obra, Andrew S. Grove afirma que a tomada de decisão tem mais chances de gerar um output de alta qualidade em tempo hábil se especificarmos essa expectativa com clareza desde o início.

Para isso, o gestor deve responder com antecedência às 6 perguntas abaixo:

  • Qual decisão precisa ser tomada?
  • Quando ela precisa ser tomada?
  • Quem vai decidir?
  • Quem precisará ser consultado antes da decisão?
  • Quem aprovará ou vetará a decisão?
  • Quem precisará saber da decisão?

Isso ajuda o gestor a se preparar para o processo de tomada de decisão. Em seguida, a escolha deve ser feita levando em conta os valores da marca, seus objetivos e o planejamento estratégico.

@editorabenvira Quer aprender uma comunicação simples e fácil? ✨ Descubra os segredos do líder da Amazon para se expressar com confiança e influência! 📚🚀 Garanta o livro na Amazon. #comunicação #jeffbezos #amazon #comunicar #desenvolvimentoprofissional #desenvolvimentopessoal ♬ som original – Benvira

5. Atente-se ao desempenho

A gestão deve estar sempre atenta aos indicadores de desempenho. Estes índices demonstram se, de fato, a empresa está atingindo seus objetivos.

Em resumo, a partir deles, é possível entender se a liderança está no caminho certo, ou se deve fazer ajustes em seu planejamento, de modo a alcançar suas metas.

6. Organize reuniões com as equipes

Em geral, uma empresa envolve diferentes equipes, trabalhando para os resultados da organização como um todo. Fazer reuniões periódicas é muito importante, para que a gestão entenda como os times estão funcionando, quais são os problemas e como solucioná-los.

Ademais, a liderança também garante que todos estejam alinhados com os propósitos da empresa, e trabalhando em direção aos objetivos delineados.  

7. Comunique-se de modo eficaz

Todo o processo de gestão envolve comunicação. O gestor deve se comunicar de maneira clara e transparente, de modo a não gerar ruídos.

Para isso, é interessante que a gestão invista em diferentes canais de comunicação interna. Isso pode acontecer presencialmente, por vídeos ou até por escrito. 

A liderança também deve acolher as demandas dos funcionários, estabelecendo canais de diálogo e troca. 

Veja também: 6 dicas para desenvolver a comunicação corporativa!

8. Leia obras sobre o tema

Por fim, uma maneira que os gestores podem melhorar sua performance é estudando o assunto. Isso passa obrigatoriamente pela leitura de obras sobre o tema.

Publicado pela Benvirá, o livro “Gestão de Alta Performance”, de Andrew S. Grove, é uma leitura indispensável sobre este assunto. Trata-se de uma obra de cabeceira de importantes líderes da atualidade, recomendado, por exemplo, por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.  

O livro ensina tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. 

Com um estilo único e direto, Grove cria analogias simples para explicar conceitos complexos, comparando, por exemplo, a gestão de uma empresa com o gerenciamento de uma fábrica de café da manhã, ou o desempenho de um funcionário com aquele de um atleta.

Confira a obra:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre gestão de alta performance. Continue no nosso blog e confira este post com 6 dicas para uma jornada do empreendedor de sucesso!

Você também pode gostar

Artigos em destaque