10 indicações de livros para o Dia da Indústria

Saiba mais sobre o Dia da Indústria e confira uma lista com 10 livros referentes a essa temática. Boa leitura!
Dia da Indústria: trabalhadores em fábrica

Não é surpresa para ninguém que existem muitas datas comemorativas no Brasil e no mundo; algumas relativas a profissões, religião, acontecimentos históricos etc. Daquelas ligadas ao trabalho, o Dia da Indústria se destaca, afinal, o setor é fundamental para o desenvolvimento nacional.

Se você ainda não conhece a data, confira neste texto quando é o Dia da Indústria e como foi seu surgimento no Brasil. No final, iremos apresentar uma lista com alguns livros referentes a essa temática, que podem ser bem valiosos para quem está no chão de fábrica e na gestão. Boa leitura!

Qual é o Dia da Indústria?

O Dia da Indústria é comemorado, no Brasil, no dia 25 de maio. Essa data foi escolhida como homenagem para Roberto Simonsen, importante empresário e industrial que viveu em nosso país no século passado.

Sendo empresas que transformam matérias primas em produtos que serão consumidos pela população, a indústria compõe uma boa parcela da economia brasileira. Correspondendo a mais de 20% de nosso produto interno bruto (PIB), ela é uma das responsáveis pela fabricação de remédios, alimentos, vestuários e até mesmo de tecnologias de ponta.

Banner livros digitais: clique para acessar!

Como surgiu o Dia da Indústria?

Como já falamos, o Dia da Indústria é no dia 25 de maio por causa de Roberto Simonsen, que morreu nessa data em 1948. Foi ele o responsável por criar a primeira empresa de construção civil do Brasil, além de ser um pilar da consolidação do parque industrial do país.

Além de um papel fundamental na indústria, Roberto também foi:

  • engenheiro;
  • professor;
  • administrador; 
  • político;
  • historiador; e
  • membro da Academia Brasileira de Letras.

Inicialmente, em 1957, a data foi definida para 18 de fevereiro, que é o dia do nascimento de Roberto Simonsen. Entretanto, com o Decreto nº 43.769, de 1958, Juscelino Kubitschek mudou o Dia da Indústria para 25 de maio, data de seu falecimento.

Leia também: Afinal, você sabe o que é algoritmo? Confira um guia completo sobre o assunto!

Como e quando surgiu a indústria no Brasil?

A indústria no brasil, comparada aos outros países capitalistas, surgiu tarde. Como o país era uma colônia na época da Revolução Industrial, Portugal proibia comércios de manufatura, impedindo seu crescimento e garantindo que seus produtos agrícolas fossem enviados para fora.

Após a independência, a economia começou a crescer, principalmente com o café. Diante da necessidade de desenvolver as cidades, as estradas de ferro e sua infraestrutura, as indústrias chegaram ao país, de forma lenta, no final do século XIX e início do XX.

Entretanto, o Brasil só foi conhecer um verdadeiro processo de industrialização durante a Era Vargas. Após a crise de 1929, o país percebeu a necessidade de ter uma produção própria e diversificada.

Leia também: Conheça a história do Dia do Trabalho

10 indicações de livros para o Dia da Indústria

Para comemorar o Dia da Indústria, nada melhor que ler sobre algum assunto que converse com esse tema. Se você trabalha na indústria, esses livros com certeza te capacitarão ainda mais para o serviço.

Como a indústria é extremamente ampla, separamos algumas indicações sobre máquinas, eletrônica, sistemas, tecnologias e mais. Confira 10 delas:

1. Sistemas Fieldbus para Automação Industrial
2. Tecnologia ARM
3. Elementos de Máquinas
4. Sistemas Embarcados
5. SPDA – Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas
6. Domótica – Automação Residencial e Casas Inteligentes Com Arduino e ESP8266
7. Energia Eólica – Princípios e Operação
8. Elementos de Eletrônica Digital
9. Ferramentaria de Corte, Dobra e Repuxo
10. Controladores Lógicos Programáveis

1. Sistemas Fieldbus para Automação Industrial

Sistemas Fieldbus para Automação Industrial é feito para aqueles técnicos, tecnólogos e engenheiros que já estão na área ou que estão estudando esse tema. O livro traz informações técnicas que te preparam para resolver problemas de redes industriais DeviceNet, CANopen, SDS e Ethernet, com exemplos de protocolos e exercícios de fixação.

2. Tecnologia ARM

Este é um livro completo sobre o ARM 7, um poderoso microcontrolador. Destinado para desenvolvedores, estudantes e para todos que gostam de aprender sobre essa área, Tecnologia ARM aborda diversos de seus princípios, como:

  •  CPU;
  • modos;
  • estados; 
  • registradores; 
  • conjuntos de instruções;
  • ambientes de programação; e 
  • compiladores C.

3. Elementos de Máquinas

Apresentando seu conteúdo de maneira didática e estruturada, este livro mostra o dimensionamento dos diferentes elementos de construção de máquinas e equipamentos. Seguindo o Sistema Internacional (SI) e apresentando exemplos, exercícios e um projeto gráfico, as máquinas aqui retratadas são de diversas áreas da engenharia, como: 

  • aeronáutica;
  • automação;
  • eletrotécnica;
  • mecânica;
  • mecatrônica; e
  • naval.

4. Sistemas Embarcados

Escrito para estudantes de engenharia e informática, professores, engenheiros, projetistas de hardware e interessados na área, Sistemas Embarcados traz bastante didática para explicar os conceitos fundamentais deste assunto. Com essa obra, você verá:

  • hardware;
  • diversidade de tipos; 
  • componentes;
  • interfaces;
  • comunicações;
  • desenvolvimento do firmware;
  • processamento de sinais digitais;
  • dsPIC® e mais.

5. SPDA – Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Seguindo seu nome, este livro mostra como fazer uma construção correta de projeto de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), observando os conceitos teóricos, práticos e legais. Dando uma base completa, você verá partes das NBRs 5419 e 7117, além de normas, decretos e leis fundamentais.

6. Domótica – Automação Residencial e Casas Inteligentes Com Arduino e ESP8266

Com uma abordagem que une a indústria com a alta tecnologia, este livro fala sobre as casas e cidades inteligentes. Na obra são abordados diversos conceitos de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que mostram como é possível viabilizar uma residência automatizada, garantindo conforto e funcionalidade.

7. Energia Eólica – Princípios e Operação

Trazendo uma relevante fonte renovável, Energia Eólica – Princípios e Operação faz uma apresentação completa sobre esse tema. Com uma abordagem que vai do seu funcionamento aos desafios para sua adoção, passando pelo crescimento de seu uso e as perspectivas para o futuro, este livro mostra como o movimento dos ventos é importante na geração de eletricidade.

Se você se preocupa com um desenvolvimento sustentável, com uma produção que respeita o lado social e ambiental, descubra o que é e qual a importância do ESG.

8. Elementos de Eletrônica Digital 

Elementos de Eletrônica Digital facilita a compreensão das estruturas internas usadas no desenvolvimento das inúmeras aplicações dos sistemas digitais, possibilitando ao leitor a elaboração de projetos. O livro, que já é bem conhecido na área, chega a sua 42ª edição.

9. Ferramentaria de Corte, Dobra e Repuxo

De forma prática e didática, Ferramentaria de Corte, Dobra e Repuxo é feito para estudantes de cursos técnicos e outros entusiastas da metalmecânica. O conteúdo é completo, ensinando sobre técnicas, insumos, matérias-primas e, principalmente, os cálculos.

10. Controladores Lógicos Programáveis

Por fim, temos Controladores Lógicos Programáveis, mais um livro para os amantes da informática e engenharia. A obra abarca o tema em sua totalidade, abordando sua arquitetura, princípio de funcionamento, tipos de memória e muito mais.

Esperamos que você tenha gostado do nosso texto sobre o Dia da Indústria e de nossas indicações de livros. Agora, continue no blog e confira nossa seleção dos 10 melhores livros de programação!

Você também pode gostar

Artigos em destaque