Você provavelmente já ouviu falar sobre os impactos positivos de uma boa gestão estratégica em um negócio. Atualmente, com as inovações tecnológicas e as metodologias ágeis, outra abordagem vem ganhando cada vez mais destaque: os OKRs.
Se você nunca ouviu falar dessa expressão, não precisa se preocupar. A gente te explica o que são os OKRs, qual é a sua importância e como você pode aprender ainda mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
O que é OKR?
A sigla OKR significa “Objectives and Key Results”, ou, em tradução livre, “Objetivos e Resultados-Chave”. Esta é uma metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, uma vez que é a responsável pela criação de estratégias mais assertivas e que trazem resultados mensuráveis.
Os OKRs funcionam de uma maneira bastante simples. Os Objetivos equivalem ao que deve ser alcançado. Por exemplo: pode ser que a sua empresa deseje se tornar a referência para a prestação de um tipo de serviço, como o desenvolvimento de jogos.
Contudo, esse objetivo é bastante amplo. Afinal, o que significa se tornar a referência dessa área? Como a sua empresa pode chegar lá? Quais são as métricas que devem ser acompanhadas para que isso aconteça?
É aí que os Resultados-Chave aparecem. Eles refletem o caminho que foi seguido (ou deve ser seguido) para que o Objetivo possa ser alcançado. Neste exemplo, os KRs podem ser alcançar um número xis de clientes ou um valor específico de receita mensal.
De modo geral, porém, o OKR é a metodologia que possibilita o acompanhamento fragmentado e mais próximo das metas de um negócio. Com isso, é mais fácil identificar problemas e solucioná-los, bem como saber qual próximo passo precisa ser dado.
Qual a importância do OKR?
Uma boa gestão estratégica é fundamental para o sucesso de um negócio. Isso significa que, para a sua empresa ter resultados significativos, você precisa saber como chegar até eles e evitar idas e vindas desnecessárias, que te fazem perder tempo.
E, nesse cenário, os OKRs são uma opção cada vez mais usada. Confira agora os seus principais benefícios:
Os OKRs favorecem a comunicação interna
Ao definir um objetivo geral para a empresa, o OKR faz com que todos os setores do negócio trabalhem em prol de um sucesso comum. Nesse sentido, não raro diferentes times precisam atuar juntos e contar com a colaboração uns dos outros.
Isso promove um ambiente de trabalho mais dinâmico e integrado, e a comunicação corporativa também é facilitada. Afinal, os colaboradores da empresa se unem não graças a seus cargos, mas porque podem, em conjunto, alcançar um mesmo objetivo.
Os OKRs melhoram a produtividade
Uma das principais vantagens de usar a metodologia do OKR é definir objetivos e resultados-chaves que ficam visíveis para toda a empresa. Desse modo, colaboradores sabem a direção que devem seguir e podem organizar suas demandas e tarefas com base nela.
Isso significa que é mais fácil desenvolver uma boa gestão de pessoas, ou seja, definir as funções de cada um e também quais atividades devem ser desenvolvidas, e em qual ordem. Essa clareza melhora a produtividade porque dá aos colaboradores metas realistas e alcançáveis.
Os OKRs são uma estratégia de baixo custo
A implementação das OKRs em um negócio não demanda nenhuma ação de alto custo.
A mudança de mentalidade dos colaboradores pode acontecer de forma gradativa, e a nova estrutura de trabalho também requer alguma habituação, mas, de modo geral, essas questões se resolvem através da comunicação e do trabalho em equipe.
Principalmente levando em consideração o impacto positivo que as OKRs podem ter em um negócio, elas se tornam uma estratégia de baixo custo. Por isso, vale a pena considerar os esforços necessários para implementá-la.
Os OKRs facilitam o acompanhamento do negócio
Com o uso das OKRs, todos os colaboradores podem ter acesso ao andamento das ações, seus resultados e quais são os possíveis pontos de melhoria. Para isso, a empresa pode contar com reuniões gerais mensalmente, que visam compartilhar os resultados até aquele momento.
Essa visão geral do negócio faz com que seja mais fácil entender quais ações podem ser tomadas para solucionar problemas e alcançar os objetivos mais rapidamente.
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Qual a diferença entre OKR e KPI?
Embora sejam comumente usados em conjunto, os OKRs e os KPIs não são a mesma coisa. A sigla KPI significa “Key Performance Indicator”, ou, em português, “Indicador-Chave de Performance”. Ela faz referência aos valores quantitativos que medem os processos.
Nesse sentido, enquanto os OKRs indicam o caminho a ser seguido por um negócio para alcançar um objetivo específico, os KPIs são os indicadores que devem ser mensurados para chegar lá.
Alguns exemplos de KPIs bastante utilizados são o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e as taxas de conversão. Outros KPIs comuns são:
- Indicadores de produtividade, que visam avaliar a eficácia dos processos de uma empresa;
- Indicadores de qualidade, que visam evitar erros;
- Indicadores de capacidade, em geral usados para indicar a competitividade da empresa em comparação às concorrentes;
- Indicadores estratégicos, usados para mostrar a distância entre o ponto atual da empresa e o seu objetivo.
É importante ter em mente que os KPIs ajudam na tomada de decisão do negócio. Por isso, mais do que simples métricas, eles devem ser considerados parte da estratégia de negócios de uma empresa.
Como aprender mais sobre OKRs?
Se você se interessou pelas OKRs e quer implementar essa metodologia no seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar, pode aprender mais sobre o assunto no livro OKR: Foco Total nos Resultados, de Christina Wodke.
Nele, a autora ensina tudo sobre essa metodologia na prática, a partir de exemplos, cases de sucesso e um mergulho aprofundado na sua construção.
Desde os conhecimentos mais básicos até planilhas e fichas que você pode usar como base na implementação das OKRs, neste livro você aprenderá tudo o que precisa saber para alcançar resultados reais no seu negócio.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre os OKRs e que esta metodologia seja útil para você nos negócios. Continue no blog e descubra como se tornar o profissional do futuro!