Você já parou para pensar na importância da contabilidade para um negócio? Essa área é a principal responsável por estudar o patrimônio e as variações de uma empresa, a partir de cálculos matemáticos. Seu principal objetivo é resolver problemas práticos, evitando problemas financeiros.
Ou seja: a contabilidade atua para que uma empresa não precise se preocupar com questões financeiras e saiba prever movimentações importantes, preparando-se para diferentes cenários. Só por isso a gente já consegue definir o papel central desse profissional, não é?
Mas o profissional de contabilidade também pode atuar de maneira autônoma. É ele, por exemplo, que realiza processos como a declaração do imposto de renda — ou seja: fundamental para garantir a segurança fiscal de pessoas físicas, também.
Não à toa, o profissional da contabilidade tem um dia próprio. Neste conteúdo, a gente te mostra qual é a importância do dia do contabilista e te dá indicações interessantes de leitura para quem é da área. Confira!
Qual é o dia do contabilista?
O contador pode comemorar o seu dia em duas datas:
- No dia 25 de abril, uma homenagem a João Lyra Tavares (1871-1930), senador que regularizou a profissão no Brasil; e
- No dia 22 de setembro, data que marca a assinatura do Decreto-Lei n.º 7.988, que dispõe sobre o ensino superior em Ciências Contábeis e cria o primeiro curso no país.
De modo geral, porém, é o dia 25 de abril que recebe maior destaque. Isso porque o dia 22 de setembro comemora o dia do contador, enquanto o dia 25 de abril diz respeito ao profissional de contabilidade como um todo.
Quem é considerado contabilista?
Eram comumente chamados de “contabilistas” todos os profissionais de contabilidade, independentemente do seu nível: bacharel, técnico ou auxiliar.
Por conta de confusões gerais ligadas ao uso do termo, o Conselho Federal de Contabilidade determinou, em 2010, que fosse justamente o termo “profissional de contabilidade” usado para designar aqueles que atuam na área.
Dentre as atribuições do contabilista, estão:
- A organização financeira e execução dos serviços de contabilidade em geral;
- A escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, e também de todos os necessários para a organização contábil;
- Perícias e regulações judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e contas em geral, e assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas.
4 livros para presentear ou adquirir no Dia do Contabilista!
Se você conhece alguém na área da contabilidade ou é, você mesmo, um profissional desse setor, por que não aproveitar o Dia do Contabilista para aprofundar seus conhecimentos? A gente te indica 4 livros sobre o assunto. Confira!
1. Contabilidade básica, de Osni Moura Ribeiro
2. Contabilidade Geral Simplificada, de José Gilson das Chagas
3. Contabilidade avançada, de Osni Moura Ribeiro
4. Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência, de Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro
1. Contabilidade básica, de Osni Moura Ribeiro
É novo na área da contabilidade? Então este é o livro certo para começar. Escrito em linguagem didática e acessível, o livro Contabilidade básica é voltado para todos aqueles que estão começando os estudos na Contabilidade.
A obra é organizada de modo a dar uma importante base teórica sobre as diferentes etapas da contabilização. Ao mesmo tempo, apresenta várias das atividades práticas que fazem parte da profissão. Desse modo, a assimilação da matéria se torna mais simples.
O livro também evita o uso excessivo de termos técnicos, focando naqueles que são realmente essenciais. Assim, também abrange quem está passando por uma transição de carreira e ainda não domina os termos.
Atualizado de acordo com as Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 e adequado às Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas, aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
2. Contabilidade Geral Simplificada, de José Gilson das Chagas
Usando uma linguagem didática, o livro Contabilidade Geral Simplificada apresenta os conteúdos indispensáveis sobre o tema, tanto para quem deseja aprofundar os estudos, quanto para quem já precisa aplicá-la no dia a dia.
A 4ª edição do livro trata dos elementos e aspectos patrimoniais, do mecanismo do débito e do crédito; explica e exercita a técnica da escrituração e suas formas de retificação, regimes de caixa e de competência, constituição de reservas de capital e de lucro, desconto de duplicatas, dentre outros temas de extrema relevância.
À luz da legislação e dos Comitês de Pronunciamentos Contábeis (CPCs), aborda, passo a passo, todas as demonstrações contábeis, com base nas alterações introduzidas pelas Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009
Além disso, apresenta também exercícios pertinentes aos temas, nos modelos acadêmico, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de concursos e do Exame de Suficiência. Ou seja: é uma obra fundamental para quem deseja se preparar para concursos públicos e provas na área.
3. Contabilidade avançada, de Osni Moura Ribeiro
O livro Contabilidade avançada tem como público ideal os estudantes do curso superior de Ciências Contábeis, e é dedicado aos temas mais complexos da área. Além de atividades práticas e testes de Exame de Suficiência e de concursos públicos, ele apresenta os seguintes assuntos:
- Normas de Contabilidade;
- Métodos do Custo e do Valor Justo;
- Método da Equivalência Patrimonial;
- Juros Remuneratórios do Capital Próprio;
- Demonstração dos Fluxos de Caixa;
- Demonstração do Valor Adicionado;
- Matriz e Filiais;
- Consolidação das Demonstrações Contábeis; entre outros.
O livro também está atualizado com as mudanças mais recentes processadas pelo CFC. Assim, é um material de estudo indispensável para quem deseja se aprofundar no tema e se destacar em provas e exames.
Leia também: 12 melhores livros para concursos públicos. Confira!
4. Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência, de Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro
Totalmente atualizado, o livro Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência ajuda estudantes da área contábil a se preparem para concursos públicos e para o exame da área.
Nele, os assuntos são apresentados em uma sequência que otimiza o tempo de estudo, e é usada uma linguagem clara e objetiva, que facilita a aprendizagem.
A estrutura do livro se organiza de modo a levar os estudantes a compreenderem melhor temas considerados “básicos”, para então apresentar os principais temas dos editais de contabilidade. Desse modo, garante-se uma base sólida para a compreensão de assuntos mais complexos.
Por fim, o estudante conta ainda com testes de concursos e de exames de suficiência, para exercitar os conhecimentos. Os exercícios contam com respostas comentadas e dicas preciosas para o planejamento dos estudos.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o Dia do Contabilista! Se você é da área de contabilidade não deixe de conferir também os melhores livros de contabilidade!