Saiba o que é e-mail marketing e como esta estratégia pode alavancar seu negócio!

Saiba o que é e-mail marketing, quais os tipos e benefícios da estratégia para seu negócio. Leia o artigo completo!
e-mail marketing: mulher jovem usando computador

As experiências para criar valor para um produto ou serviço são bem variadas atualmente, afinal, o mercado se desenvolve cada dia mais. Uma das que mais podem surpreender com bons resultados é o E-mail Marketing.

Apesar do nome já indicar do que se trata, o E-mail Marketing possui particularidades que vale a pena conhecer. Continue nesse texto e descubra o que é, seus tipos e benefícios. Confira!

O que é o e-mail marketing?

A definição é sim, bem condizente ao seu próprio nome. O Email-marketing é o uso de e-mail para fazer marketing digital, tendo uma comunicação direta entre empresa e consumidor.

O E-mail Marketing pode ser utilizado tanto para criar quanto manter um relacionamento com o cliente, ajudando nas vendas e na retenção. A ideia é que a comunicação seja feita seguindo o interesse do público, diferente do spam.

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Quais são os tipos de e-mail marketing?

O envio de e-mail é bem variado, podendo contar com diferentes formatos e conteúdos. A seguir iremos mostrar alguns principais, conheça-os:

1. Newsletters
2. E-mails promocionais
3. E-mails editoriais
4. Emails transacionais
5. Fluxos de nutrição
6. Pesquisas

1. Newsletters

Newsletter, em tradução literal, é um boletim de notícias. Ela é enviada de forma periódica – seja diariamente, semanalmente ou em outra frequência – trazendo informações e novidades sobre seu negócio ou área.

Como traz matérias sobre sua atuação, ela deve ser enviada para quem tem interesse na área. Se você tem um blog próprio, uma boa ideia é apresentar chamadas na newsletter que leva ao seu conteúdo.

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2. E-mails promocionais

O e-mail promocional é aquele que busca promover uma oferta, com o objetivo de realizar uma venda. Com uma abordagem mais comercial, ele deve ser direcionado diretamente a quem tem interesse em seu produto ou serviço.

3. E-mails editoriais

Um e-mail editorial é o que leva o ponto de vista da empresa sobre um assunto específico, geralmente assinado pelo dono ou CEO. Esse conteúdo não é feito para divulgar ou vender algo, e sim levar conhecimento sobre a própria imagem do negócio.

4. Emails transacionais

São as comunicações referentes ao cadastro ou transações do usuário com a empresa, levando informações sobre a ação em questão. Neste tipo, temos como exemplo e-mail:

  • de cadastro;
  • de entrega de produtos;
  • de recebimento de pedido; e
  • de alteração de senha.

5. Fluxos de nutrição

São e-mails para nutrir leads, enviados de forma automática de acordo com algum interesse do cliente. A ideia é que esse tipo de correspondência faça com que o consumidor saiba mais sobre determinado assunto ou mude de etapa no funil de vendas.

6. Pesquisas

Obviamente, esse é o e-mail disparado com o objetivo de realizar uma pesquisa, ou seja, de descobrir uma opinião quantitativa ou qualitativa com seu público. Ele pode ser feito para saber mais informações de sua persona, para entender o mercado ou para checar a satisfação após uma compra.

Quais são os benefícios do E-mail Marketing?

Com um objetivo de vender, melhorar relacionamentos e divulgar, o E-mail Marketing traz diversos benefícios ligados a isso. Confira alguns deles agora:

1. Trazer retorno financeiro
2. Ter um alcance maior
3. Ter um alcance previsível
4. Disseminar seu conteúdo
5. Estreitar relações com clientes
6. Contar com diversidade de formatos
7. Ser feito em canal próprio

1. Trazer retorno financeiro

O retorno financeiro com o E-mail Marketing é um dos mais altos, afinal o investimento na estratégia é baixo e a taxa de conversão é alta. Mesmo que não seja sua estratégia principal, vale a pena apostar nela, que pode contar, inclusive, com ferramentas gratuitas para sua implementação.

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2. Ter um alcance maior

Diferente de um blog, no qual você depende do acesso do público, aqui você manda a informação diretamente ao consumidor. Como já existem mais de 4 bilhões de contas de e-mail, a capacidade do seu alcance é realmente alta.

3. Ter um alcance previsível

Além de chegar em muita gente, você sabe exatamente quantas pessoas – e quem – está tentando alcançar. Se não houver algum problema, seus e-mails chegarão para todos os destinatários escolhidos.

4. Disseminar seu conteúdo

Para promover seu conteúdo, o E-mail Marketing pode funcionar de dois modos. Além de ser possível mandar mensagens completas para seu público, você ainda pode levar ele até suas postagens em seu blog. 

5. Estreitar relações com clientes

Como se trata de uma comunicação direta e, mesmo que replicada, feita para um indivíduo específico, o E-mail Marketing tem uma característica mais pessoal. Aqui você pode manter sua marca próxima do cliente, mandando conteúdo e promoções que o engaje e fazendo com que ele saiba quem você é.

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6. Contar com diversidade de formatos

No e-mail você tem liberdade para enviar aquilo que quer, sem se preocupar com o formato. Sua empresa pode mandar texto, vídeos, gifs, links, gráficos etc.

Obviamente, é preciso criar um e-mail de acordo com a pessoa que o recebe, de forma que ganhe a sua atenção. Mesmo que possa escrever longos textos e contar com muitos recursos, trabalhe com uma comunicação que cative seu consumidor

7. Ser feito em canal próprio

Enquanto nas redes sociais você depende de uma ferramenta que determina se o seu Marketing de Conteúdo será ou não  entregue para os usuários, o E-mail Marketing é um canal seu. Aqui, os contatos são um ativo de sua empresa, te dando a possibilidade de se comunicar com eles quando quiser.

Conheça 3 livros para aprender ainda mais sobre Marketing

O Marketing é uma área bem extensa, com diversas ramificações que podem te ajudar, dependendo de qual seja seu objetivo. Se você tem um negócio, certamente precisará trabalhar com ele.

Tanto se você estiver começando um negócio quanto se já tiver anos de mercado, aprender nunca é demais. Como uma das melhores formas para descobrir algo novo – ou aprofundar em um assunto – é com a leitura, confira 3 indicações nossas sobre Marketing:

1. Fundamentos de Marketing Volume 1 – Conceitos Básicos

Fundamentos de Marketing é uma obra essencial para quem está começando, que irá apresentar os conceitos centrais da área. O livro conta com estudos de casos, exemplos e situações que facilitam o entendimento.

2. Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Estratégia

Navegando por uma área específica, Marketing de Serviços trata dos diferentes setores e seus desafios. Através de 648 páginas, aqui você terá uma abordagem gerencial completa sobre o tema.

3. Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações

Por fim, temos Gestão de Marketing e Comunicação, um livro que traz uma nova visão do assunto. A obra aborda os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação, mostrando que, além do mercado externo, todos os níveis hierárquicos da empresa são fundamentais para seu sucesso.

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