Qual é sua comida favorita? Sugestões de leitura para todos os apetites!

Proteína combina com Marcel Proust? Ou esfirra combina Franz Kafka?Descubra dez sugestões de leitura que vão abrir o seu apetite!
Comida favorita: alimentos e livros

Texto escrito por Mateus Fernandes, Jornalista e Mestre em Integração da América Latina (USP – Prolam). Atua como Analista Comercial de Livros Digitais na Saraiva Educação.

Todo mundo já ouviu aquele famoso ditado, que diz que cara feia é sinal de fome. Mas fica a dúvida: cara feia também pode ser sinal de ausência de leitura? ? 

Mais difícil do que escolher entre almoçar uma lasanha de carne moída ou um grelhado com arroz e fritas é decidir qual livro começar, entre a pilha de não lidos da estante. Para que sua refeição seja tranquila e prazerosa, selecionamos dez deliciosas obras do catálogo de Benvirá de acordo com a sua preferência gastronômica.

Focada na produção de títulos não-ficção, a Editora Benvirá, um selo da Saraiva Educação, edita livros do universo de negócios, economia, investimentos, desenvolvimento pessoal e autoajuda.

Contando com autores consagrados no Brasil e no exterior, como o psiquiatra Augusto Cury, o empresário Warren Buffett, o ex-embaixador Celso Amorim, entre outros, o selo se destaca pela atualidade dos temas e diversidade de vozes.

Então aproveite, se acomode na poltrona, fique à vontade para conhecer o menu, experimente um aperitivo e deguste todas as opções preparadas com todo o cuidado pelo nosso chef…, digo, nosso time editorial. Vamos a elas:

Cuidado! As imagens a seguir podem provocar fome.

Entradas e…. aperitivos

Opções leves para abrir o apetite:

Batata frita ou Batata Smile (“O Jeito Harvard de Ser Feliz” / Shawn Achor)

Comida favorita: batata frita smiles

O melhor jeito de aquecer o estômago para o prato principal é mergulhar em uma entrada divertida, que vai abrir o seu sorriso e ajudar a escolher a refeição ideal.

E nada combina melhor com um aperitivo do que o best seller “O Jeito Harvard de Ser Feliz”. Nele, Shawn Achor defende que o sucesso, a resiliência e a organização são resultados de quem usa a psicologia positiva.

Com base em pesquisas de neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo, o especialista mostra que você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso!

Dadinho de tapioca (“Gestão de Alta Performance” / Andrew S. Grove)

Comida favorita: dadinho de tapioca

Uma tradição que vai bem a qualquer hora não pode passar batida, ainda mais na hora de escolher o que vai abrir o apetite. Então, para não errar no aquecimento, que tal apostar na “Gestão de Alta Performance”, escrito pelo famoso CEO da Intel, Andrew S. Grove?

Já considerado um clássico de cabeceira para os mais importantes líderes do mercado, o livro é resultado de anos de pesquisa e detalha tudo o que um gestor precisa saber para criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. Um guia prático e atemporal, perfeito para dar água na boca! 

Pratos leves e saudáveis

Sugestões para manter o foco e os resultados da dieta:

Frango com Purê de Batata Doce (“A Dieta Gracie” / Rorion Gracie)

Comida favorita: frango com purê de batata doce

Ok, aqui ficou fácil decidir, não é verdade? Mais do que manter a alta performance, é necessário alinhar mente e corpo em um só propósito.

E nada mais justo que um bom livro como “A Dieta Gracie”! Nele, Rorion Gracie, sobrinho do famoso Carlos Gracie, mestre das artes marciais e criador do regime alimentar de toda a família, compartilha os segredos da maior dinastia de atletas do mundo. Uma leitura que vai mudar o seu conceito de boa forma e perda de peso.

Salada Caesar (“Propósito de Vida” / Carol Shinoda)

Comida favorita: salada caesar

Uma refeição leve e livre de calorias pede uma opção de leitura focada nos objetivos, metas e propósitos que fazem sentido para você.

Para acompanhar a tradicional salada caesar, tenha ao lado os ensinamentos fundamentais de Carol Shinoda, que aborda em “Propósito de Vida” um passo a passo detalhado sobre autoconhecimento, empatia, experimentação, visão de futuro e sustentação desses hábitos. 

Com textos de psicólogos, profissionais de desenvolvimento humano, líderes e educadores, a obra já é um clássico instantâneo.

No Podcast Bom Saber, conversamos com Carol Shinoda sobre o assunto! Que tal conferir alguns trechos neste post, ou escutar o episódio completo logo abaixo?

Lanches

Sugestões práticas para matar a fome:

Hamburguer (“O Jeito Disney de Encantar Clientes” / Disney Institute)

Comida favorita: hambúrguer

Segurança, cortesia, espetáculo e eficiência. A fórmula mágica usada para criar o maior empreendimento temático do mundo também é a receita de sucesso para o sanduíche perfeito.

Ainda mais se vier acompanhado de queijo, tomate, molho especial e de uma edição do “O Jeito Disney de Encantar Clientes”. Embarque nos bastidores do Walt Disney World e conheça as práticas e filosofias de atendimento que são exemplo de excelência em todo o mundo!

Refeições para compartilhar

Dicas excelentes para dividir a refeição com amigos e família:

Pizza (“Inclusifique” / Stefanie K. Johnson)

Comida favorita: pizza

Se a ideia é dividir a refeição com os amigos ou colegas de trabalho, então a opção perfeita é caprichar na escolha dos sabores e aproveitar uma boa pizza com todo mundo!

E nada melhor do que compartilhar com todos a importância de criar um ambiente diversificado e inclusivo. Para isso, a sugestão é apostar em “Inclusifique”. Nele, Stefanie Johnson explica que, diferente do conceito de diversificar ou incluir, “inclusificar” é um esforço contínuo para ajudar equipes diferentes a se sentir engajadas, empoderadas, aceitas e valorizadas!  

Churrasco argentino (“Laços de Confiança” / Celso Amorim)

Comida favorita: churrasco argentino

Nada une mais os latino-americanos do que um assado (para os falantes da língua espanhola) ou um churrasco (para os brasileiros).

Se o famoso corte argentino está no seu radar para o almoço, nada melhor do que sair acompanhado também dos relatos do embaixador Celso Amorim em “Laços de Confiança”. A obra reúne histórias e bastidores sobre a criação da Unasul, as disputas de preços do gasoduto com a Bolívia e as tensões entre as FARC e o governo da Colômbia.

Sabia que o autor fez uma entrevista exclusiva com a Saraiva Educação? Você pode conferir alguns trechos da conversa clicando aqui, ou apertar o play logo abaixo para escutá-la na íntegra!

Pratos tradicionais

Clássicos de diversas culturas:

Macarronada (“TED” / Carmine Gallo)

Comida favorita: macarronada

Falar com as mãos é um hábito muito conhecido pelas origens italianas em todo o mundo. E nada acompanha melhor a tradicional macarronada da nonna do que um autor de origem ítalo-americana, como Carmine Gallo.

Em “TED: Falar, Convencer, Emocionar”, ele destrincha os segredos por trás das grandes apresentações da TED — um projeto conhecido internacionalmente pelas palestras com grandes nomes do entretenimento, design e tecnologia, com mais de 20 milhões de acessos na internet.

Um livro que pode mudar sua vida profissional! Capice?

Feijoada (“D. Maria I” / Mary Del Priore)

Comida favorita: feijoada

Um clássico da culinária nacional só pode ser servido com uma boa história.

Em “D. Maria I”, Mary Del Priore reconstrói os passos da famosa “rainha louca de Portugal”, desde a coroação em Portugal até a morte em terras brasileiras. E nada melhor do que acompanhar essa trajetória de ascensão e queda servido de um bom feijão preto, linguiça calabresa, arroz branco e a tradicional salada de couve refogada.

Sobremesa

Adoçando o final da refeição:

Torta de limão (“Ágil do Jeito Certo” / Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez)

Comida favorita: torta de limão

Não existe jeito melhor de finalizar uma refeição completa, com entrada e prato principal, do que escolher uma deliciosa e leve sobremesa. Para encerrar com chave de ouro nossas dicas, que tal fechar com um “Ágil do Jeito Certo”?

Contando com a experiência de três renomados consultores da Bain & Company, a obra explica como os métodos ágeis têm o poder de transformar o trabalho, garantindo inovação e avanços com mais rapidez e menor custo.

E então, gostou das dicas de leitura baseadas na comida favorita? Você pode encontrar e adquirir todos esses e outros livros clicando aqui!

Você também pode gostar

Artigos em destaque