Seja qual for sua atividade, ela dificilmente dará certo se você não contar com outros indivíduos. Tanto para nossas relações pessoais quanto profissionais, ter habilidades sociais é fundamental.
Você sabe quais são as principais habilidades sociais? Sabe como desenvolvê-las? Confiro isso e mais neste texto!
O que são habilidades sociais?
As habilidades sociais são características que temos que nos possibilita conectar e interagir com as pessoas. Basicamente, elas são os mecanismos para que você possa se relacionar com os outros.
Na prática, as habilidades sociais te ajudam no contato com terceiros. Com elas, você consegue expressar opiniões de forma clara, sem causar atritos.
Conheça o livro: Os Segredos da Boa Comunicação
Por que as habilidades sociais são importantes?
Claramente, manter relações interpessoais tranquilas é fundamental em qualquer situação. No trabalho, por exemplo, só com as habilidades sociais fortificadas é que funcionários e chefes podem conviver de forma respeitosa e produtiva.
Com as habilidades sociais, você consegue ter coesão nos grupos que pertence, possibilitando que todos se esforcem em direção aos mesmos objetivos. Assim, é criado um clima harmônico e de satisfação em suas relações.
Leia também: Saiba qual é o modelo de comunicação Jeff Bezos e como ele funciona!
Quais são as principais habilidades sociais?
Como as habilidades sociais são aquelas que te ajudam a conviver bem com os outros, elas são inúmeras. Qualquer que seja a característica que melhore suas relações interpessoais, pode ser uma.
Entretanto, existem 6 principais para manter relações saudáveis. Veja quais são:
1. Civilidade
2. Assertividade
3. Comunicação
4. Empatia
5. Profissionalismo
6. Positividade
1. Civilidade
A civilidade é o que nos faz respeitar normas sociais implícitas ou explícitas, mesmo que inconscientemente. É aquele conhecimento do que se deve fazer ou não em determinada situação, do que é certo ou errado ao conviver com os outros.
Alguns exemplos de civilidade são:
- boas maneiras;
- cordialidade;
- gentileza; e
- respeito.
2. Assertividade
Essa é a capacidade de se posicionar de forma equilibrada, sendo firme e claro, mas sem ser rude. Com a assertividade, você consegue demonstrar suas opiniões de forma que não dê interpretações dúbias, sem cair em conflitos, polêmicas e mal-entendidos.
3. Comunicação
Talvez a habilidade social mais básica, a comunicação está ligada a saber se expressar. É através dela que você tem diálogos produtivos, conseguindo transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva.
Apesar de serem conceitos parecidos, ela é diferente da assertividade. A habilidade citada no tópico anterior é, inclusive, uma característica que fortalece sua comunicação.
Conheça o livro: Comunicação Cinco Estrelas
4. Empatia
Na empatia, temos a habilidade de se colocar no lugar do outro, de ver as situações pela sua perspectiva. Aqui, não se trata de pensar em como você agiria em determinada situação, mas de entender o porquê de um terceiro se comportar de tal forma.
5. Profissionalismo
As habilidades de trabalho são aquelas que facilitam suas relações profissionais, que te permitem ter uma boa desenvoltura e melhores resultados em sua carreira. Portanto, são elas que te permitem:
- tomar decisões;
- coordenar pessoas;
- falar em público; e
- mediar conflitos.
6. Positividade
Por fim, temos na positividade a crença de que as coisas podem dar certo, de que é possível ter sucesso, mesmo nas maiores adversidades. Essa é uma habilidade social extremamente válida para o trabalho, afinal, ao mostrar que tem autoconfiança, você consegue influenciar os outros, engajando outros colaboradores e contribuindo para que toda a equipe apresente bons resultados.
Como desenvolver as habilidades sociais?
Felizmente, as habilidades sociais — assim como outras qualidades que temos — podem ser inatas ou aprendidas. Mesmo que você não seja bom em algum ponto, é sempre possível melhorá-lo.
Ao perceber que alguma habilidade social é um ponto fraco, é preciso tomar uma atitude. Veja agora 8 dicas para aperfeiçoar essas qualidades:
1. Fortaleça seu autoconhecimento
2. Conte histórias
3. Converse com pessoas desconhecidas
4. Se coloque no lugar dos outros
5. Assista palestras e cursos
6. Saia de sua zona de conforto
7. Tenha personalidade
8. Aprenda a ouvir
1. Fortaleça seu autoconhecimento
Antes mesmo de melhorar suas habilidades sociais, é preciso se conhecer. Não tem como aperfeiçoar algo se não souber quem você é, quais são suas qualidades e o que quer.
Investigue a si mesmo para saber seus pontos fortes e aqueles que são precisos desenvolver, que ainda não domina. Conhecer o individual é o primeiro passo para saber lidar com o coletivo.
2. Conte histórias
Não há nada melhor para desenvolver uma habilidade do que exercitá-la, e esse é o caso da comunicação corporativa. Tenha o costume de contar histórias, pois com elas você aprimora sua fala, e além disso o storytelling é uma ótima estratégia para ganhar a atenção do ouvinte.
3. Converse com pessoas desconhecidas
Conversar é mais um treino prático para a comunicação, que fica ainda mais valioso quando se tem um público variado. Ao dialogar com pessoas desconhecidas, você tem a oportunidade de se preparar para lidar com públicos diferentes, com formações, opiniões e expectativas diversas.
Leia também: 10 livros para melhorar a comunicação. Confira!
4. Se coloque no lugar dos outros
Esse é um lembrete da importância da empatia, que é justamente se colocar no lugar do outro. Tire um momento para analisar uma situação de forma completa, buscando entender as ações de terceiros a partir de suas perspectivas, e não ficar preso somente a sua visão de mundo.
5. Assista palestras e cursos
Além de exercícios e dicas que você pode fazer sozinho, é interessante ir atrás de especialistas, de um conhecimento mais técnico. Com palestras, cursos, workshop, etc é possível aprender novas formas de aperfeiçoar habilidades sociais, com exemplos pessoais de profissionais que podem te engajar.
6. Saia de sua zona de conforto
Se é para melhorar uma habilidade ou aprender uma nova, você precisa sair de sua zona de conforto. O hábito de sempre tentar algo diferente, se colocando à prova, contribui para que você desenvolva gradativamente tudo aquilo que precisa para se relacionar melhor com os outros.
7. Tenha personalidade
Por mais que você tenha que melhorar em diversos aspectos, lembre-se de manter sua personalidade. Desenvolver suas habilidades sociais não significa maquiar quem você é, muito pelo contrário, pois se trata exatamente de aprimorar suas características já existentes.
8. Aprenda a ouvir
Por fim, não se esqueça que a relação social é baseada em mais de uma pessoa, então, além de saber falar, é preciso saber ouvir. Escute sempre as pessoas com atenção e interesse, pois assim você as cativa e se possibilita aprender com o que elas têm a dizer.
Esperamos que tenha gostado de nossas dicas para aperfeiçoar suas habilidades sociais e as coloque em prática. Para aprender ainda mais, conheça a obra de Jonas Duarte e saiba por que ter consciência é ter poder!